Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians relembra conquista do Mundial de Clubes de 2000 há 22 anos; veja publicação

890 visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Rincón foi quem ergueu a taça do Mundial de Clubes de 2000, há 22 anos

Rincón foi quem ergueu a taça do Mundial de Clubes de 2000, há 22 anos

Divulgação/Corinthians

O Corinthians comemora nesta sexta-feira um dos vários grandes títulos de toda sua história. Há exatos 22 anos, no dia 14 de janeiro de 2000, o Timão levantava a taça do Mundial de Clubes diante do Vasco, no Maracanã.

Comandado por Oswaldo de Oliveira, o Corinthians foi a campo com Dida, Daniel, João Carlos, Fábio Luciano, Kléber, Rincón, Vampeta, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão - Adílson, Dinei e Edu entraram no decorrer da partida. Como não poderia ser diferente, o Timão lembrou o título nas redes sociais - veja abaixo.

Aquele, vale lembrar, foi o último jogo do histórico meio-campo do Corinthians junto. Vampeta, Rincón, Marcelinho e Ricardinho dominaram a reta final da década de 90 no futebol brasileiro mas, depois da conquista, Rincón não acertou sua renovação de contrato e deixou o clube. Ao todo, o quarteto dividiu o campo com a camisa do Corinthians em 51 oportunidades. Foram 27 vitórias, dez empates, 15 derrotas e quatro títulos conquistados.

O título foi definido nos pênaltis após as equipes ficarem na igualdade do placar mesmo depois da prorrogação. Os corinthianos Rincón, Fernando Baiano e Luizão converteram suas batidas, enquanto Romário e Alex Oliveira acertaram para o Vasco. Na terceira cobrança dos cariocas, Dida brilhou ao defender cobrança de Gilberto.

Na sequência, Edu marcou e deixou 4 a 2 no placar, mas Viola também converteu garantindo um 4 a 3. Em seguida, Marcelinho desperdiçou a cobrança que garantiria o título, mas o Timão pôde comemorar ao ver Edmundo não acertar o alvo.

Antes de derrotar os cariocas na final do Mundial de Clubes, o Timão venceu o Al Nassr, da Arábia Saudita na semifinal. Anteriormente, na fase de grupos, a equipe já havia derrotado o Raja Casablanca, do Marrocos, por 2 a 0, e arrancado um empate por 2 a 2 contra o Real Madrid, da Espanha.

Vale lembrar que naquele ano, a Fifa organizou o Mundial de Clubes pela primeira vez na história. Com oito equipes de cinco continentes diferentes, as disputas aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro. Além de Corinthians e Raja Casablanca, Vasco, Real Madrid, Manchester United, Al Nassr, South Melbourne e Necaxa também marcaram presença na competição.

Em tempo: o Corinthians conquistou o bicampeonato do Mundial de Clubes há dez anos, 12 anos após o primeiro título. Sob o comando de Tite, a equipe alvinegra derrotou o Chelsea, da Inglaterra, e tornou o mundo preto e branco naquele 16 de dezembro de 2012.

Confira a publicação do Corinthians

Corinthians relembrou a conquista do Mundial de 2000 nas redes sociais

Reprodução/Twitter

Veja mais em: Mundial de Clubes, Títulos do Corinthians e Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Tomaz

    Ranking: 1996º

    Tomaz 1050 comentários

    @tomaz.masrtins em

    Os "antis" questionam muito esse primeiro mundial por conta de não termos a Libertadores. Esquecem que a direção do Palmeiras preteriu essa disputa porque achou que ganharia no final de 1999 e tinha garantida a vaga para o mundial de 2001. A ISL faliu e não teve 2001. A vaga para a disputa de 2000 ficou para o Corinthians porque foi campeão nacional de 1999 e na fórmula de disputa teria um paulista e um carioca (Vasco). Foi um título muito mais difícil do que o mundial de 2012 (esse calou a boca dos antis). O time estava esgotado após um campeonato nacional difícil (em verdade, 2 anos de pauleira, 1998 e 1999), não tirou férias e foi direto para a disputa. A disputa tinha 4 times de primeira grandeza, o próprio Corinthians, o Real Madrid, o Manchester e o Vasco. O Manchester levou uma Ipaba do Vasco. E o Corinthians passou pelo Real por saldo de gols e depois do francês perder um pênalti defendido pelo grande Dida. O Vasco era um timaço com Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Romário e Edmundo e outras feras. Mas o time do Corinthians era um Timão (melhor que o de 2012). Esse meio de campo com Vampeta, Rincón, Marcelinho e Ricardinho era mágico, ainda tinha Dida, Cléber, Adilson, Edílson e Luizão. Os Palmeirenses que gozavam o pênalti do Marcelinho que o Marcos pegou, começaram a ser gozados porque não têm o título mundial.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de RAUL

    Ranking: 14º

    Raul 35932 comentários

    16º. @decanine em

    Passado glorioso mas quero esse conquista para 2023

  • Foto do perfil de Laécio

    Ranking: 9º

    Laécio 47596 comentários

    15º. @antonio.laecio.de.so em

    Dia histórico!

  • Foto do perfil de Reginaldo

    Ranking: 888º

    Reginaldo 2032 comentários

    14º. @reginaldo.guedes.de3 em

    Infelizmente vamos passar mais um ano sem ganhar títulos, até que a diretoria contrate um treinador.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 20º

    Carlos 27037 comentários

    13º. @carlos.alberto.da.si em

    Top

  • Foto do perfil de Wilson

    Ranking: 8º

    Wilson 48790 comentários

    12º. @wilson.r.balera em

    Tínhamos um timaço, todos os jogadores eram bons pra começar do goleiro Dida, e que goleiro, aqueles tempos tínhamos goleiro e os atacantes eram todos matadores e goleadores, que saudade desse time... E esse foi um título mundial merecidíssimo que o Corinthians conquistou.