Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians luta contra 'sina' da Copinha para ter boa temporada em 2022

2.9 mil visualizações 24 comentários Reportar erro

Corinthians, do zagueiro Alemão, caiu precocemente na Copa São Paulo

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O Corinthians foi eliminado precocemente da Copa São Paulo de Futebol Júnior na última sexta-feira e, a partir de agora, tenta quebrar uma sina que acompanha o clube pelo menos desde a edição de 1995. Quase todos os anos bons do clube no profissional começaram com títulos da principal competição de base e terminaram em conquistas nacionais/internacionais.

Há exceções, é claro, e vamos começar por elas. A primeira e única diz respeito a um título do torneio que nada rendeu ao profissional na temporada: o de 2004, quando o Timão quase caiu no Paulista e ficou na quinta colocação do Brasileiro, após campanha de recuperação comandada por Tite.

Por outro lado, o clube conseguiu conquistar o Brasileiro em 1998 e 2011, anos em que não venceu a Copinha, além da Copa do Brasil de 2002, o outro título nacional levado sem que o time tivesse conquistado o torneio de juniores.

Posto isso, veja agora os vários anos de correlação entre o título da Copinha e boas temporadas do time profissional. São, ao todo, oito conquistas nacionais ou internacionais nos anos dos títulos de sete Copinhas.

A Copinha e as glórias do profissional

1995

Campeão do torneio de juniores ao bater a Ponte Preta por 3 a 2, no Canindé, o Timão conseguiu vencer a sua primeira Copa do Brasil - de quebra, levou também o Campeonato Paulista.

1999

Depois de bater o Vasco por 1 a 0 na decisão, o Timão embalou talvez seu melhor ano na história. Ganhou o Paulista goleando todos os rivais, foi bicampeão brasileiro e venceu o Mundial de Clubes. Ainda que tenha ocorrido em 2000, Mundial começou e terminou antes da participação do Corinthians na Copinha do mesmo ano.

2005

O Corinthians abriu o ano dos Galácticos com o título da Copinha, derrotando o Nacional por 3 a 1 na decisão. Com boa parte daquela equipe - e dos vencedores de 2004 também - o Timão compôs um elenco ao lado das estrelas contratadas pela MSI para ser campeão brasileiro do mesmo ano.

2009

Mesmo sem uma grande geração, o Timão venceu a Copinha ao bater o Athletico por 2 a 1 na decisão. Meses depois, levou o título do Campeonato Paulista e coroou a temporada com a Copa do Brasil, a única conquista nacional de Ronaldo Fenômeno como jogador profissional.

2012

Pouco precisa se falar sobre o ano mágico de 2012 no futebol profissional, com título da Libertadores da América e do Mundial de Clubes, mas ele começa com uma conquista memorável também da Copinha. Com 30 gols marcados e apenas dois gols sofridos, o Timão do zagueiro Marquinhos venceu o torneio com 100% de aproveitamento e uma emocionante vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense na decisão.

2015

O time de 2015 era formado por Tite em janeiro daquele ano enquanto a garotada corinthiana, liderada pelo capitão Guilherme Arana, vencia a Copa São Paulo por 1 a 0 contra o Botafogo-SP, gol do volante Maycon. Mais um Brasileiro para a conta naquele ano.

2017

A Quarta Força corinthiana, tão famosa pelas conquistas do Paulista e do Brasileiro de 2017, viu a garotada abrir o ano com grande campanha na Copinha. Eliminando times como o Flamengo de Vinícius Júnior, a equipe de Pedrinho e companhia precedeu mais um grande ano do clube.

Veja mais em: Copinha e Títulos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: