Veja como estava o Corinthians uma semana antes da estreia nas últimas sete temporadas

1.3 mil visualizações 10 comentários

Uma semana antes da estreia do Paulista, em 2019, André Luis foi talvez a grande atração do Corinthians em amistoso contra o Santos

Uma semana antes da estreia do Paulista, em 2019, André Luis foi talvez a grande atração do Corinthians em amistoso contra o Santos

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Corinthians entra na última semana de preparação para a estreia na temporada 2022 e vive clima de ansiedade e ajustes para o ano. O Meu Timão, então, resolveu relembrar como estava a equipe a essa altura da pré-temporada nos últimos sete anos, expondo a dificuldade de se prever sucesso com tão pouca amostragem.

De todos os períodos, o único que não tem uma avaliação detalhada é justamente 2021. Prejudicado pela pandemia da Covid-19, o calendário não reservou uma pré-temporada antes do início do último Paulista.

A semana pré-estreia das últimas temporadas do Corinthians

2015

Depois de derrotar o Bayer Leverkusen na Florida Cup, o Corinthians voltou ao Brasil e estrearia no Paulista em um dia 1º de fevereiro, contra o Marília. Exatamente uma semana antes, a equipe fazia história ao se reencontrar com o Corinthian-Casuals, clube inglês que deu origem ao nome do Timão.

Além da página inesquecível, o Timão se moldava para uma Pré-Libertadores contra o perigoso Once Caldas e Tite parecia ter encontrado o time. Renato Augusto se firmou como titular, Emerson Sheik faria a ponta esquerda. Restava a ponta direita, àquela altura praticamente certa para o uruguaio Nicolás Lodeiro.

O canhoto, porém, fez seu último jogo pelo clube justamente contra os ingleses. Na véspera do duelo de estreia no Estadual ele pediu para ser negociado com o Boca Juniors, da Argentina, e fez com que o treinador apostasse na entrada de Jadson, talvez um dos movimentos mais acertados da história recente do Corinthians.

2016

Depois de ser campeão brasileiro, o Corinhians já experimentava a saída de diversos atletas importantes daquela equipe. Uma semana antes do início do Paulista, então, voltou ao Brasil após a pré-temporada nos Estados Unidos escorado nas peças que restaram da histórica campanha na competição.

Entre eles estava o atacante Malcom, que despontava para virar referência em meio aos jogadores negociados pelo Timão. Dois dias antes da estreia no Paulista, no entanto, ele acabou vendido ao Bordeaux, da França.

2017

O Corinthians estreou na temporada 2017 no dia 4 de fevereiro e se preparava para o terceiro amistoso de preparação para o Paulista àquela altura. O time tentava se encaixar e tinha nomes despontando como favoritos para assumirem uma vaga titular: o lateral-esquerdo Moisés e o volante Fellipe Bastos.

A explicação é que Guilherme Arana e Maycon, titulares daquele ano, estavam com a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria. Gabriel, que havia chegado do Palmeiras, tomava conta da cabeça-de-área e parecia ser a solução para um problema criado com a saída de Ralf.

Por fim, o centroavante lutava para mostrar que não se justificava a desconfiança em cima dele. Contratado após um ano entre Emirados Árabes e China, ele ainda não estava estabelecido no setor. Kazim, reforço que chegou junto, era a outra opção naquele momento.

2018

Uma semana antes de estrear no Campeonato Paulista contra a Ponte Preta, no dia 17 de janeiro, o Corinthians estava nos Estados Unidos. Lá estreou pela Florida Cup exatamente sete dias antes de abrir a temporada oficialmente, empatando por 1 a 1 com o PSV, da Holanda, e se classificando nos pênaltis.

Esse foram os jogadores utilizados naquele jogo: Cássio (Caíque), Fagner (Léo Príncipe), Pedro Henrique (Léo Santos), Balbuena (Warian) e Juninho Capixaba (Guilherme Romão); Gabriel (Camacho); Ángel Romero (Fellipe Bastos), Jadson (Marquinhos Gabriel), Rodriguinho (Giovanni Augusto) e Clayson (Maycon); Kazim (Junior Dutra).

Àquela altura, a maior dúvida era na lateral esquerda, vaga depois da saída de Arana. Guilherme Romão, por sinal, despontou como o favorito após bom desempenho nos Estados Unidos, mas seu desempenho no profissional durou apenas uma partida, justamente a estreia do Paulista.

2019

Uma semana antes de estrear no Campeonato Paulista contra o São Caetano, na Neo Química Arena, o Corinthians realizou um amistoso no mesmo estádio diante do Santos, apresentando a sua equipe para a torcida. Sem a Florida Cup, aquele era o primeiro contato de alguns com a Fiel.

E não há dúvidas que dois nomes deixaram a torcida animada depois do embate: o ponta direita André Luis e o centroavante Gustagol, protagonistas da jogada do gol corinthiano no empate por 1 a 1.

Enquanto Gustagol se manteve e foi até o artilheiro daquela temporada, porém, André acabou indo para trás na fila de preferência de Fábio Carille e não chegou nos dois dígitos de jogos pelo clube.

2020

A estreia corinthiana em 2020 no Paulista foi no dia 23 de janeiro, em uma goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo-SP, com três gols do argentino Mauro Boselli. Quem chamava a atenção da Fiel uma semana antes, no entanto, era o meia Luan, principal contratação da equipe para aquela temporada.

Comandado por Tiago Nunes, outra novidade, o camisa 7 vivia um dia de glória na semana anterior à estreia porque marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o New York City, com direito até a gol de falta. Infelizmente, a expectativa sobre todos ali acabou não se justificando no restante do ano.

Veja mais em: História do Corinthians e Retrospecto do Corinthians.

Veja Mais:

  • Boca Juniors vai pagar menos por casos de racismo do que Corinthians por infração a artigo que trata de propaganda no banco de reservas

    Conmebol multa Boca por racismo; valor é menor que pena ao Corinthians por propaganda no banco

    ver detalhes
  • Vítor Pereira foi anunciado há exatos três meses pelo Corinthians; seu primeiro jogo, porém, aconteceu dias depois

    Vítor Pereira completa três meses de Corinthians com 52.63% de aproveitamento; relembre trajetória

    ver detalhes
  • Caio Mello não faz mais parte do quadro de funcionários do Corinthians

    Fisioterapeuta deixa o Corinthians após mais de 13 anos

    ver detalhes
  • Abimael, à direita, assinou com o Corinthians por dois anos

    Corinthians acerta contratação de lateral-esquerdo ex-Palmeiras para o Sub-20

    ver detalhes
  • Fagner correu ao redor do gramado nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava

    Fagner inicia transição e elenco do Corinthians faz treino em casa após empate no Majestoso

    ver detalhes
  • Torcedor do Corinthians precisa parar de procurar problema onde não tem

    [Mayara Munhoz] Torcedor do Corinthians precisa parar de procurar problema onde não tem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x