Venha fazer parte da KTO
x

Guilherme Biro foi carrasco do Palmeiras antes mesmo de ser notado por Vítor Pereira no Corinthians

18 mil visualizações 54 comentários Reportar erro

Biro está no Corinthians desde os 11 anos

Biro está no Corinthians desde os 11 anos

Meu Timão

O meia Guilherme Biro, destaque do Corinthians na última Copinha, foi a grande novidade proposta pelo técnico Vítor Pereira na lista de relacionados para a partida contra o Palmeiras, nesta quinta-feira. A história do jovem no clube do Parque São Jorge, porém, data bem antes da convocação para o Dérbi.

Biro chegou ao Sub-11 do Corinthians em 2015, ano em que Renato Augusto, seu atual companheiro de equipe, se consagrou como melhor jogador do país. Pela semelhança física, o então Guilherme não tardou até receber comparações com o volante Biro-Biro, ídolo do Corinthians na década de 80, que o gerou o apelido que perdura até hoje.

O grande destaque inicial nas categorias de base do Corinthians viria dois anos depois. Sob o comando do ex-zagueiro Célio Silva, Biro sagrou-se campeão Paulista Sub-13 no ano de 2017, vencendo o rival Palmeiras na final. Capitão e camisa 10 da equipe àquela altura, ele anotou dois gols na partida de ida da final, que terminaria em 4 a 3 para o clube da Barra Funda.

Biro, à direita, minutos antes da final do Paulista Sub-13 de 2017

Biro, à direita, minutos antes da final do Paulista Sub-13 de 2017

Reprodução/FutsalMenores

A trajetória do meia na base do Corinthians ainda passaria por outros momentos interessantes. Canhoto e dono de boa batida na bola, Biro começou a ser testado na lateral esquerda, posição onde também obteve destaque, a ponto de ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-15 na nova função.

Guilherme Biro não brilhou menos vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Em 2019, foi titular da equipe comandada por Paulo Victor Gomes na campanha que levaria à conquista do Sul-Americano Sub-15. A equipe nacional, àquela altura, também contava com nomes como os de Ângelo e Matheus Nascimento, hoje destaques nos profissionais de Santos e Botafogo, respectivamente.

O destaque de Biro na lateral esquerda foi tamanho que, mesmo retornando à meia no Corinthians, algo proposto pelo próprio jogador, ele seguiu acumulando convocações como lateral às Seleções de sua respectiva categoria. A última delas aconteceu ainda em 2021, acompanhado do lateral-direito Léo Mana, com quem atuou em toda sua trajetória pelo Parque São Jorge.

Guilherme Biro em ação pela Seleção Sub-15

Guilherme Biro em ação pela Seleção Sub-15

Lucas Figueiredo/CBF

Em 2020, ano em que prometia ser o grande nome do Sub-17 do Corinthians, Biro teve problemas para estabelecer uma sequência de jogos. Além da paralisação do calendário pela pandemia, uma lesão o tirou de combate durante toda a temporada de sua categoria, terminando aquele ano com apenas uma aparição pelo Sub-17 do Corinthians.

O retorno às atividades no ano seguinte, porém, pegou a todos de surpresa. Mesmo afastado dos gramados por praticamente um ano, Biro foi chamado às pressas por Vagner Mancini para completar a lista de relacionados do Corinthians para o jogo contra a Ponte Preta, pela equipe profissional. A necessidade se deu por um surto de Covid-19 no elenco corinthiano, que tirou Fábio Santos, Lucas Piton e Raul Gustavo de combate.

Guilherme Biro foi visto por Vagner Mancini como a única opção viável para suprir a lateral esquerda àquela altura. Reginaldo, então titular do setor no Sub-20, não estava apto a integrar a Lista B de inscritos no Paulistão. Biro esteve no banco contra Ponte Preta e São Caetano, mas não chegou a pisar no campo.

Biro treinou com os profissionais no início de 2020

Biro treinou com os profissionais no início de 2021

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Com os profissionais retornando à ação, Biro não conseguiu se manter no time principal e desceu novamente para as categorias de base. Em 2021, revezou entre os reservas do Sub-20 e os titulares do Sub-17. Durante toda a temporada, anotou nove gols em 37 jogos disputados por ambas as categorias.

O ano ainda terminaria com uma espécie de "replay", no auge de Biro pela base do Corinthians. Em dezembro, sendo capitão e referência técnica da equipe, Biro voltou a vencer o Palmeiras em uma final de Campeonato Paulista, dessa vez no Sub-17, em pleno Allianz Parque.

Foi dele a assistência para o gol decisivo, nos acréscimos, além de ter convertido sua cobrança nas penalidades máximas. O título quebrou um jejum de quatro anos sem grandes conquistas na base do Corinthians, sendo que a última havia sido o Paulista Sub-13 de 2017, justamente com Guilherme Biro.

A boa temporada, é claro, rendeu frutos interessantes ao consolidado meia no final do ano. Sob a confiança de Diogo Siston, então técnico do Sub-20, e grande expectativa da torcida, Biro foi um dos 29 inscritos do Corinthians para a disputa da Copa São Paulo, na qual se saiu como um dos grandes destaques da equipe.

Agora, Biro parte para 2022 como uma peça aspirante a receber suas primeiras chances como profissional do Corinthians. Ele é um dos relacionados pelo técnico Vítor Pereira para a partida contra o Palmeiras, nesta quinta-feira, pelo Campeonato Paulista. O histórico de disputas estaduais contra o rival joga a favor do jovem meia do Corinthians.

Biro, sob os olhares da comissão de Vítor Pereira, durante treinamento

Biro, sob os olhares da comissão de Vítor Pereira, durante treinamento

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Veja abaixo as principais informações do Dérbi

Veja mais em: Guilherme Biro, Base do Corinthians, Vítor Pereira, Corinthians x Palmeiras e Dérbi.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: