Corinthians tem bom retrospecto em cenário semelhante da Libertadores no passado
25 mil visualizações 311 comentários

Por Tomás Rosolino

Corinthians abriu sua caminhada na Libertadores da América com derrota
Rodrigo Coca / Agência Corinthians
O Corinthians perdeu pela primeira vez na abertura da fase de grupos da Copa Libertadores neste século, mas o histórico não indica uma catástrofe para o clube nessa condição. A derrota se deu na noite da terça-feira, contra a equipe do Always Ready, da Bolívia, pelo placar de 2 a 0, no Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Foi apenas a terceira vez que o Timão abriu essa etapa da competição com um revés - as duas primeiras foram em 1999 e 2000. As edições anteriores, porém, indicam um caminho que não preocupa tanto o torcedor: em todas elas a equipe se classificou para as oitavas de final do torneio.
Em 1999, o time abriu a disputa sendo derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, no estádio do Morumbi. Depois, goleou o Cerro Portenõ por 8 a 2 e devolveu a derrota contra o arquirrival fazendo 2 a 1 também na casa são-paulina.
A ida ao Paraguai resultou produtiva mesmo com uma derrota por 3 a 0 para o Cerro Porteño já que, três dias depois, a equipe virou o resultado para cima do Olimpia e venceu por 2 a 1 no Defensores del Chaco. O triunfo assegurou a classificação antecipada para a fase seguinte do torneio.
O time jogou a última rodada contra o mesmo Olimpia apenas pressionado para assegurar o primeiro lugar e evitar um confronto com o Vasco. Missão cumprida com louvor e goleada por 4 a 0 por Marcelinho Carioca e companhia.
Já em 2000, o time foi à altitude da Cidade do México e perdeu por 2 a 0 para o América na primeira rodada. Aquele, no entanto, foi o único revés na chave para a equipe, que goleou a LDU por 6 a 0 na segunda rodada, segurou um empate com o Olimpia fora e tornou a derrotar a LDU pra encaminhar a vaga.
Um triunfo por 2 a 1 com o América deixou a vaga encaminhada, mas o time ainda precisava de ao menos um empate com o Olimpia na última rodada. Mesmo com alguns sustos, vitória por 5 a 4 e vaga assegurada.
Vale lembrar, é claro, que as derrotas naquelas ocasiões se deram diante de adversário muito mais qualificados do que o Always Ready e o Corinthians tinha um dos melhores times da sua história, bicampeão brasileiro e campeão mundial.
Notícias relacionadas
![]() | Vítor Pereira vê Corinthians incapaz de reagir mentalmente ao segundo gol do Always Ready |
![]() | Corinthians conhece primeira derrota para uma equipe boliviana em sua história |