Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians divulga linha do tempo e esclarece caso de menores barrados na Neo Química Arena

12 mil visualizações 138 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O caso foi relatado nas redes sociais do Sena MC na noite da última quarta-feira

O caso foi relatado nas redes sociais do Sena MC na noite da última quarta-feira

Reprodução/Instagram

Na noite deste sábado, o Corinthians divulgou uma nota oficial esclarecendo o episódio envolvendo dois garotos negros em um dos setores nobres da Neo Química Arena na última quarta-feira. O caso veio à tona por meio de vídeos divulgados nas redes sociais de Gustavo Sena, conhecido como Sena MC. Segundo o clube, porém, os ingressos utilizados pelos jovens não eram válidos e já haviam sido utilizados pelos seus titulares.

O clube divulgou uma linha do tempo para explicar em detalhes o ocorrido. A primeira tentativa dos jovens de entrar na Neo Química Arena se deu 21h15, logo após o início do jogo entre Corinthians e Deportivo Cali, pela Libertadores. No primeiro momento, a entrada foi recusada pelos dois serem menores de idade e estarem desacompanhados. Na sequência, a dupla tenta uma nova entrada tentando se aproximar de um adulto, que nega estar com os jovens.

Na terceira vez, o clube encaminha os dois meninos para o guichê do Fiel Torcedor e faz a conferência dos ingressos. É constatado que as entradas já foram utilizadas pelos titulares, às 20h46. Por procedimento, os bilhetes são rasgados.

"Ali, foi confirmado que os ingressos que portavam já tinham sido utilizados às 20h46min22 pelos titulares, cujos nomes constavam dos ingressos; portanto, os códigos dos bilhetes em poder dos meninos não eram mais válidos. Por questão de segurança, cópias de ingressos já utilizados devem ser rasgados ou inutilizados a fim de evitar nova tentativa de acesso ou venda por cambistas. Verifica-se que o procedimento foi aplicado corretamente", diz a nota do clube.

A dupla, vale lembrar, estava com ingressos do Setor Oeste Business, o mais caro do estádio. Para quarta-feira, o valor dessas entradas era de R$ 750.

Na nota, o Corinthians ainda esclarece que "por se tratar de incidente envolvendo menores (cuja proteção e resguardo devem ser garantidos), além de denúncia grave de segregação racial, o clube tomou o cuidado inicial de não dar mais publicidade do que a necessária ao incidente".

Por fim, o clube reforça que tem a luta antirracista "como um dos pilares de sua vocação democrática" e pede para que qualquer torcedor que presenciar um ato racista dentro da Neo Química Arena procure os colaboradores e policiais "em vez de simplesmente publicá-las nas redes sociais".

Confira a nota do Corinthians na íntegra

"O Sport Club Corinthians Paulista esclarece, a respeito de denúncia nas redes sociais sobre incidente na entrada de dois torcedores menores de idade no jogo Corinthians x Deportivo Cali, pela CONMEBOL Libertadores, na última quarta-feira (13):

1. A entrada dos dois garotos é recusada no setor Oeste às 21h15 por ambos estarem sem documentos e desacompanhados de pais ou responsáveis, segundo imagens de circuito interno. Salientamos que é proibido o ingresso de menores de 10 anos desacompanhados nas dependências da Neo Química Arena, conforme estabelecido pelo Artigo 75 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

2. Alguns instantes depois, os garotos retornam, próximos de um torcedor adulto. Ao chegar à entrada, os menores se dirigem a uma das colaboradoras do Corinthians e afirmam estar acompanhados daquele adulto. A colaboradora questiona o torcedor adulto se ele era o responsável pela entrada dos menores, ao que o adulto responde negativamente.

Além disso, o ingresso do torcedor adulto era de outro camarote, diferente do setor informado nos ingressos dos menores.

3. Numa terceira tentativa, os dois retornam e são encaminhados ao guichê de atendimento do Fiel Torcedor. Ali, foi confirmado que os ingressos que portavam já tinham sido utilizados às 20h46min22 pelos titulares, cujos nomes constavam dos ingressos; portanto, os códigos dos bilhetes em poder dos meninos não eram mais válidos.

4. Por questão de segurança, cópias de ingressos já utilizados devem ser rasgados ou inutilizados a fim de evitar nova tentativa de acesso ou venda por cambistas. Verifica-se que o procedimento foi aplicado corretamente. Acrescenta-se que as imagens comprovam que em nenhuma das tentativas de acesso dos meninos a catraca foi girada para “queimar” o ingresso.

5. Por se tratar de incidente envolvendo menores (cuja proteção e resguardo devem ser garantidos), além de denúncia grave de segregação racial, o clube tomou o cuidado inicial de não dar mais publicidade do que a necessária ao incidente. O clube imediatamente envolveu a Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE) para que a Polícia Civil proceda à investigação necessária das responsabilidades.

6. O Sport Club Corinthians Paulista trata a luta antirracista como um dos pilares de sua vocação democrática e repudia todo e qualquer ato de racismo. O tema é sério e não pode jamais ser tratado de forma leviana. Desta forma, também repudiamos as associações maldosas e apressadas nas redes sociais e em alguns veículos de imprensa que, ao darem publicidade apressada a todo e qualquer tipo de denúncia que se faz nas redes, não permitem a necessária checagem dos fatos, mancham reputações institucionais e pessoais e expõem menores de idade.

7. Pedimos a todos os nossos torcedores que, ao notarem qualquer ato racista dentro da Neo Química Arena, comuniquem o fato às instâncias policiais e aos colaboradores em vez de simplesmente publicá-las nas redes sociais, a fim de que as providências cabíveis sejam tomadas de forma exemplar pela autoridade legal constituída, em nome da melhor Justiça e da integridade reputacional de uma instituição de 111 anos.

LINHA DO TEMPO, ESTABELECIDA PELAS CÂMERAS DO CIRCUITO INTERNO

20h46: Dois ingressos de camarote são passados na catraca por seus titulares, um homem e uma mulher.

21h00: Os dois menores são vistos na Esplanada Oeste.

21h15: Os dois menores tentam entrar pelo Portão B, desacompanhados e sem documentos.

21h16: Os dois menores são encaminhados ao guichê do Fiel Torcedor, onde se verifica que os ingressos já haviam sido utilizados pelos titulares.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista"

Veja mais em: Neo Química Arena e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: