Venha fazer parte da KTO
x

Gerente da base do Corinthians revela metas para as categorias e destaca joias do clube

1.4 mil visualizações 23 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

André Figueiredo assumiu o cargo de gerente da base do Corinthians no início de dezembro de 2021

André Figueiredo assumiu o cargo de gerente da base do Corinthians no início de dezembro de 2021

Agência Corinthians

O departamento da base do Corinthians passou por uma reformulação no último mês de dezembro. A saída de Carlos Brazil deu a oportunidade para que André Figueiredo assumisse o cargo de gerente da base alvinegra.

Há cinco meses no cargo, o profissional não esconde quais são as metas do Timão para as categorias juniores. Em entrevista ao ge.globo, Figueiredo destacou que há uma geração promissora chegando para o Corinthians.

"Demos uma massificada na captação do Sub-15 para baixo, para realmente formarmos atletas com DNA do Corinthians, um atleta que vivencia o clube por cinco ou seis anos. Um atleta que chega aos 20 anos, quando vai jogar com a torcida, às vezes sente. Faz diferença. Estreamos na Copa São Paulo com quase 15 mil pessoas. É uma vantagem que o jogador do Corinthians tem, essa interação com a torcida desde cedo, ele se adapta cedo. Um atleta que chega aos 14, chega aos 20 com seis anos de Corinthians. Então queremos essa captação. Sobre os objetivos, queremos ser campeões, claro. Mas um segundo objetivo já é chegar pelo menos nas semifinais de todos os campeonatos brasileiros que disputarmos. Um terceiro, é botar jogador de qualidade no nosso profissional", revelou Figueiredo.

"Se você tem o objetivo de formar jogadores, se tiver de contratar jogador no Sub-20, está formando mal. Claro que tem uma ou outra carência de alguém que machuca no decorrer do ano ou alguma posição que vai atrás e não acha. Agora, se tiver de montar um time Sub-20 para ganhar um Paulista ou para ganhar uma Copa São Paulo, você está dando um tiro no pé, sinal que não formou ninguém lá embaixo. Hoje temos uma geração 2003/2004/2005 que é uma das melhores do Brasil. Ano passado ganhamos o Paulista Sub-17 com a geração 04/05. A 04 subiu esse ano para o Sub-20", destacou.

Desde que chegou ao Timão, Figueiredo também trouxe novos profissionais. Foram três novas contratações para ocupar cargos que estavam vagos, além do remanejamento da comissão técnica do Sub-23 para o Sub-20.

"Eu trouxe o Pedro Moreira, que entrou no lugar do Glauber (gerente de operações), que pediu para sair, o Gustavo Loddi para um cargo administrativo, já que o Erick pediu para sair, além do Guilherme Dalla Déa (técnico) para o Sub-17 e absorvemos o Danilo e a comissão do Sub-23 para o Sub-20", conta.

André Figueiredo tem experiências como jogador profissional e já trabalhou em clubes como Atlético-MG, Chapecoense e Ceará. Uma das grandes joias do Timão é o jovem atacante Pedro, de 16 anos, que já é destaque no Corinthians e na Seleção de base.

"Além do desafio de achar uma grande pedra preciosa, tem o desafio de lapidá-la e transitar no momento certo. Pedro é, sem dúvida, um atleta de destaque da base. Um menino que queimou etapas. Era Sub-15, jogou no Sub-17, hoje é titular da Seleção (Brasileira) Sub-17. É uma pedra preciosa como outras que temos, alguns maturam mais rápido", afirma André Figueiredo.

"Temos bastante atletas de qualidade aqui, e esperamos que a gente acerte com o Pedro. Ele já é titular do Sub-20, já treinou no profissional. Fisicamente é muito forte, tecnicamente é excelente, a gente só não consegue avaliar a transição quando chega no profissional, se vai suportar um jogo no aspecto psicológico. Ele tem dado mostras de que vai conseguir", finalizou o gerente alvinegro.

Outro jogador da base do Timão que tem ganhado muito destaque nas categorias de base é o zagueiro Robert Renan. O defensor, além de constantemente completar treinos do profissional, fez sua estreia no time principal diante da Portuguesa, do Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil.

Figueiredo fez questão de destacar o quanto o ritmo de jogo é fundamental para o desenvolvimento desses jogadores. Não somente isso, o profissional afirmou que mantém uma relação diária com Alessandro Nunes, gerente de futebol do time principal, para que a transição seja feita da melhor maneira possível.

"Robert desde o início do ano é o atleta que mais tem estado lá em cima. Tem ficado no banco, tem entrado, tido oportunidades. Mas é um atleta que ano que vem ainda é Sub-20. Vemos o Robert como um atleta em transição, mas não podemos definir ele lá em cima, amanhã acontece alguma coisa, o Corinthians contrata outro zagueiro, ele fica ocioso, e não tem razão de não descer para jogar, para que ganhe ritmo de jogo", disse.

"O grande problema do atleta que sobe e não joga mais é que quando precisa deles, estão sem ritmo. Aí vem um mais novo que eles, em ritmo, e joga melhor. Esse ritmo faz diferença. Robert está muito mais lá em cima do que aqui na base. Quando o profissional entender que vai usar pouco, devem pedir para ele manter a forma conosco. Esse é o processo ideal, o atleta ir transitando até que amadureça o suficiente para estar lá em cima e não descer mais", encerrou Figueiredo.

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-17 e Corinthians Sub-20.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: