Venha fazer parte da KTO
x

De ídolo a mico: Fausto é o 13º jogador argentino da história do Corinthians; relembre

5.3 mil visualizações 30 comentários Reportar erro

Mascherano e Tevez foram duas das maiores contratações da história do Corinthians, mas só um deu certo

Mascherano e Tevez foram duas das maiores contratações da história do Corinthians, mas só um deu certo

Juan Mabromata/AFP via Getty Images

O meio-campista Fausto Vera foi anunciado pelo Corinthians na terça-feira e já fica à disposição do técnico Vítor Pereira para a sequência da temporada. Contratado do Argentinos Juniors, o jogador é o 13º atleta da Argentina a vestir a camisa alvinegra. Com histórias de sucesso e outras nem tanto, o Meu Timão lembra cada um dos compatriotas do jovem de 22 anos a atuar no Parque São Jorge.

A história do Timão com argentinos começou em 1929 com o meio-campista Gabriel Pérez. Conhecido como Peres, ele atuou nos títulos paulistas daquele e do ano seguinte, tendo como momento mais marcante um gol na épica vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, em 1930, em São Januário. O triunfo deu ao Corinthians a Taça APEA e motivou o trecho "campeão dos campeões" no hino.

O compatriota de Vera mais bem sucedido foi também o mais caro e o que mais jogou pelo clube: Carlos Tevez. Contratado em 2005, o atacante ficou no Timão por um ano e meio, o bastante para construir uma relação única com a torcida. Foi o melhor jogador da equipe e a grande figura na conquista do Brasileiro de 2005, até hoje sendo visto como ídolo por parte dos torcedores.

Dono de carreira vitoriosa em grandes clubes do futebol internacional, Mascherano também chegou ao Timão naquele ano, mas nem de longe acompanhou o sucesso de Carlitos. Prejudicado por uma fratura por stress na perna, atuou apenas 26 vezes e não deixou saudades.

Outro bem cotado entre os argentinos foi Germán Herrera, contratado em 2008 para ajudar o clube a voltar à elite nacional. Dono de ótimas performances tanto na Copa do Brasil quanto na Série B, até hoje é lembrado com carinho entre os corinthianos. Boselli, dono de passagem mais recente, divide opiniões, mas deixou o clube com 17 gols em 61 jogos, terceira melhor marca nesse cenário.

O goleiro Buttice tem uma história particular, já que conseguiu estar presente em um dos momentos mais famosos da história do Corinthians na década de 70. Infelizmente, a lembrança não é boa: ele era o goleiro na final do Paulista de 1974 e não conseguiu parar a boa finalização do palmeirense Ronaldo, que manteve o Timão na fila de títulos. Deixou o clube com apenas 14 jogos.

Alguns nomes tiveram passagens pouco lembradas pela torcida, como o meia Hector Veira, nos anos 70, o zagueiro Ávalos, em 2000, e o atacante Burrito Martínez, dono de 19 jogos no histórico time de 2012. Sebá Domínguez, terceiro contratado do país vizinho em 2005, é certamente o menos marcante dos três.

O maior mico, certamente, foi o meia Matías Defederico. Contratado em 2009 como "Novo Messi" após se destacar no Huracán, não se firmou no elenco e fez apenas três gols e quatro assistências em 40 jogos. Responsável por sua contratação, o presidente Andrés Sanchez classifica o armador como seu pior erro na gestão do Corinthians.

Fecha a lista um atleta que atuou na mesma época de Defederico: o lateral-esquerdo Sergio Escudero. Trazido também do Argentinos Juniors, levou incríveis nove amarelos em 13 jogos e ficou marcado por ser o atleta que saiu para a entrada de Ronaldo no Dérbi decidido pelo Fenômeno, no Paulista de 2009.

Os argentinos do Corinthians

  • 1929/30 - Gabriel Peres
  • 1974 - Buttice
  • 1976 - Hector Veira
  • 2001 - Ávalos
  • 2005/06 - Carlos Tevez
  • 2005/06 - Mascherano
  • 2005/06 - Sebá Domínguez
  • 2008 - Herrera
  • 2009 - Escudero
  • 2009/10 - Defederico
  • 2012 - Martinez
  • 2019 - Boselli
  • 2022 - Fausto Vera

Veja mais em: Fausto Vera, Contratações do Corinthians e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Corinthians deixa seus 11 novos reforços de fora no jogo do Sub-20; relembre contratações

    Corinthians deixa seus 11 novos reforços de fora no jogo do Sub-20; relembre contratações

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: