Corinthians quita dívida com o Torino por compra de defensor em 2019; caso já estava com a Fifa
27 mil visualizações 182 comentários Reportar erro

Por Rodrigo Vessoni

Danilo Avelar tem contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2022, mas deixou de estar nos planos do clube desde o caso de injúria racial em junho de 2021
Rodrigo Coca / Agência Corinthians
A diretoria do Corinthians findou mais uma dívida internacional do clube que poderia ter desdobramentos complicados na Fifa. Trata-se do valor devido ao Torino, da Itália, referente à segunda parcela da compra de Danilo Avelar.
Como informado pelo Meu Timão em novembro do ano passado, o Corinthians foi acionado na Fifa pelos italianos por uma dívida de 750 mil euros (cerca de R$ 4 milhões na atual cotação). O pagamento já foi feito ao Torino e o caso está encerrado.
O Corinthians trouxe Avelar por empréstimo em julho de 2018. Ao término desse vínculo provisório, mais precisamente em julho de 2019, o Timão adquiriu 100% dos direitos econômicos do jogador que, por sua vez, assinou um novo contrato por três anos (até 31 de dezembro de 2022).
No acordo com os italianos, o Corinthians se comprometeu a pagar 1,5 milhão de euros (R$ 7,7 milhões na cotação atual). A primeira parcela, de 750 mil euros, foi quitada com atraso, mais precisamente em março de 2021. A segunda parcela é a que estava sendo cobrada na Fifa.
Assim como fez em outros casos desse tipo, o departamento jurídico do Timão entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça. A manobra jurídica ajudou à diretoria a ganhar tempo para conseguir o dinheiro e quitar a pendência.
Ainda sob contrato, mas emprestado
Danilo Avelar tem contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2022, mas deixou de estar nos planos do clube desde o caso de injúria racial em junho de 2021. Desde então, o jogador treinou no CT e aguardou uma definição do seu futuro.
Em abril deste ano, o jogador foi emprestado para o América Mineiro. Seu vínculo com o time mineiro é válido até o final da temporada, mesmo período em que termina seu contrato com o Corinthians.