Hexacampeonato Brasileiro do Corinthians faz aniversário neste domingo; relembre a conquista
530 visualizações 18 comentários Reportar erro
Por Rafael Marcon

Corinthians se consagrou hexacampeão brasileiro em 2015
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Há oito anos, o Corinthians de Tite conquistava o Hexacampeonato Brasileiro e encantava o Brasil com futebol bem jogado e organização tática dentro de campo. No dia 19 de novembro de 2015, o Timão entrou em campo para enfrentar o Vasco, em pleno São Januário, e após um empate em 1 a 1, mais um título foi adicionado à história do clube.
Na partida, o time do Rio de Janeiro abriu o placar com 27 minutos do segundo tempo com Julio Cesar e ia adiando a conquista. Mas aos 37, no modo Corinthians de ser, Edílson cruzou na área, Lucca escorou de cabeça e a bola caiu perfeita justamente para o artilheiro do Timão. Vagner Love cabeceou e estufou as redes.
Sendo considerada por muitos uma das campanhas mais absolutas do Brasileirão, a trajetória corinthiana foi invejável. A equipe alvinegra, ao fim da competição, ficou com o melhor ataque, a melhor defesa, o maior saldo de gols e a melhor campanha da história dos pontos corridos até então. Foram 24 vitórias, 9 empates e apenas 5 derrotas.
Mas a trajetória até o título não foi nada fácil. Apesar dos 12 pontos de diferença em relação ao segundo colocado ao fim do campeonato, o Timão passou por maus bocados antes de erguer a taça. Isso porque o clube vinha de uma reformulação, iniciada por Mano Menezes ainda em 2014, quando diversos ídolos deixaram o elenco alvinegro.
Tite foi escolhido para comandar o Timão em 2015 e, com um bom time em mãos, presenciava uma pressão muito grande por títulos no Parque São Jorge. Logo de cara, no Paulistão, o time alvinegro foi eliminado para o principal rival, o Palmeiras, na semifinal. A Libertadores também foi um golpe duro, o favorito Corinthians perdeu para o desconhecido Guarani, do Paraguai.
A Copa do Brasil não era o foco àquela altura e também foi deixada de lado pela equipe do Corinthians. O técnico alvinegro chegou a balançar no cargo. Restando somente o Brasileirão, era a única chance do Timão se afirmar novamente entre os protagonistas do Brasil.
Cássio; Felipe, Gil, Arana e Fagner; Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson; Vagner Love e Malcom. Essa era a melhor equipe daquele torneio. A disputa do título foi até o fim com o Atlético-MG, mas em dois confrontos diretos o Timão despachou o rival. O primeiro por 1 a 0 na Neo Química Arena e o segundo por incríveis 3 a 0 na casa do rival.
O título veio contra o Vasco, mas o show dos comandados de Tite não parou por aí. Jogando com o time praticamente inteiro reserva, o Timão ainda aplicou uma sonora goleada por 6 a 1 contra o São Paulo na rodada seguinte. O maior placar da história do Majestoso.