Venha fazer parte da KTO
x

Saiba quais leis motivaram Corinthians a formar comissão de reforma no estatuto

1.7 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton e Victor Godoy

Vista aérea de parte da sede social do Corinthians, com a Fazendinha, estacionamento, ginásio e quadras

Danilo Augusto/Meu Timão

O Corinthians já prepara a reforma no estatuto, que pode realizar alterações de normas internas do clube, incluindo o processo de eleição. Para isso, o Conselho Deliberativo do clube alvinegro não só aprovou uma comissão para discutir as mudanças no Timão, como também embasou a reforma por meio da legislação.

O estatuto do clube do Parque São Jorge, datado de 2008, sofreu pequenas alterações pela última vez em 2022, ainda sob a presidência de Duilio Monteiro Alves. Já Augusto Melo, atual mandatário, quer realizar novas reformas para implementar legalmente algumas das propostas que fez durante as últimas eleições.

O Meu Timão traz e contextualiza as principais leis citadas no documento que aprovou a Comissão de Reforma do Estatuto do Corinthians - confira!

Lei Nº 9.615, de 24 de março de 1998 (Lei Pelé)

A Lei Nº 9615, conhecida popularmente como Lei Pelé, foi criada em 1998 e determinou principalmente que os jogadores fossem dono dos próprios passes após o término do contrato com os clubes.

No âmbito administrativo, que os clubes são pessoas jurídicas de direito privado, com funcionamento próprio, com funções definidas através de um estatuto.

Lei Nº 12.868, de 15 de outubro de 2013

A Lei Pelé sofreu algumas modificações quanto a normas tributárias a partir da Lei Nº 12.868, criada em 2013, prevê que agremiações que são associações desportivas, como o Corinthians, ou seja, não enquadrados como clube-empresa, podem receber recursos da administração pública federal caso atenda uma série de fatores, além de incluir algumas obrigações no estatuto, entre elas:

  • Transparência na movimentação de recursos;
  • Alternância nos cargos de direção;
  • Aprovação de contas pelo Conselho Deliberativo após anuência do Conselho Fiscal;

Lei Nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997

Por ser uma associação desportiva sem fins lucrativos, o Corinthians está isento de declarar imposto de renda, conforme prevê a Lei Nº 9.532, criada em 1997, além de estar imune de outras contribuições fiscais.

Lei Nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018

O Timão também está inserido no mercado de apostas esportivas, inclusive sendo patrocinado pela VaideBet, empresa do ramo, que foi regulamentado a partir da Lei Nº 13.756, de 2018. Logo, um mecanismo de controle interno de práticas lotéricas é uma das obrigações previstas no estatuto dos clubes.

Lei Nº 13.019, de 31 de julho de 2014

Em 2014, as associações esportivas passaram por um marco regulatório através da Lei Nº 13.019, obrigando o Corinthians e outras agremiações que não se enquadram como clube-empresa a se readequarem legalmente.

Lei Nº 13.707, de 14 de agosto de 2018

O esporte, assim como outras áreas da sociedade, como educação, saúde e saneamento, está enquadrado no projeto de Lei Orçamentária a partir da Lei Nº 13.707, de 2017, que faz o balanço financeiro com a estipulação de receitas e despesas para o ano seguinte.

Lei Nº 14.597, de 14 de junho de 2023 (Lei Geral do Esporte)

A Lei Geral do Esporte, instituída em 2023, unificou todas as outras leis desse âmbito (Lei Pelé, Estatuto do Torcedor, Incentivo ao Esporte e Bolsa Atleta), sendo que Profut e SAF seguem à parte.

Fora as unificações, a lei traz algumas mudanças, como maiores punições a atos discriminatórios e o direito dos mandantes comercializarem os direitos de transmissão dos jogos.

Decreto Nº 7.724, de 16 de maio de 2012

O decreto Nº 7.724, de 2012, regulamentou a Lei de Acesso à Informação, que prevê a solicitação de dados pelo público e a divulgação da estrutura hierárquica nos órgãos, entre eles clubes de futebol, como o Corinthians.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians, Parque São Jorge e Eleições no Corinthians.

Veja Mais:

  • Deyverson está com 33 anos e não joga pelo Cuiabá há mais de um mês

    Deyverson é oferecido ao Corinthians, ganha aval de António, mas diretoria enxerga três entraves

    ver detalhes
  • Neste momento o Campeonato Brasileiro está paralisado até dia 27

    CBF monta plano para retomada do Brasileiro e remarcar jogos adiados; saiba tudo

    ver detalhes
  • Paulinho está em reta final de contrato com o Corinthians

    Conversas entre Corinthians e Paulinho travam a 40 dias do fim do contrato; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Duelo com o Argentinos Juniors foi o último de Raul Gustavo com a camisa do Corinthians; zagueiro deve sair do clube nos próximos dias

    Corinthians e estafe de Raul Gustavo conversam por rescisão de contrato antecipada

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Taubaté na estreia do Paulistão Feminino

    Corinthians enfrenta o Taubaté na estreia do Paulistão Feminino; saiba tudo

    ver detalhes
  • Meu Timão transmitirá estreia do Corinthians diante do Taubaté nesta terça-feira, às 19h30

    Meu Timão transmite estreia do Corinthians no Paulistão Feminino ao vivo e de graça; veja

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: