Corinthians bate o Fortaleza com autoridade e larga na frente nas quartas de final da Sul-Americana
29 mil visualizações 792 comentários Reportar erro

Por Matheus Fiuza

Corinthians realizou o primeiro jogo das quartas de final da Sul-Americana e saiu com vitória, por 2 a 0
Divulgação / Sudamericana
0
X
2
Sul-Americana 2024
17 de setembro de 2024, 21:30
Fortaleza 0 x 2 Corinthians
Castelão, Fortaleza, CE.
Na noite desta terça-feira, o Corinthians iniciou a trajetória nas quartas de final da Sul-Americana. Na Arena Castelão, o Timão dominou o jogo e bateu o Fortaleza, por 2 a 0, para largar na frente no duelo de ida.
Em um primeiro tempo equilibrado, o clube alvinegro saiu na frente do marcador com golaço de Igor Coronado, acertando o ângulo esquerdo de João Ricardo. O time da casa chegou a criar oportunidades de perigo, mas não tirou o zero do placar.
Na volta do intervalo, o elenco comandado por Ramón Díaz veio com ritmo ainda maior, empilhando chances nos primeiros 20 minutos, sem conseguir ampliar a vantagem. As possibilidades se concretizaram nos acréscimos, com Yuri Alberto aproveitando rebote para fechar a conta diante do Fortaleza.
As equipes vão decidir a vaga apenas na próxima terça-feira. O duelo de volta está marcado para as 21h30, na Neo Química Arena, valendo lugar nas semifinais do torneio continental.
Anota aí, Fiel! O Corinthians retorna aos gramados no próximo sábado, dia 21. Às 16h, na Neo Química Arena, o Timão recebe o Atlético-GO, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Escalação
Ramón Díaz repetiu apenas dois jogadores em relação à derrota para o Botafogo, com a manutenção de Hugo Souza e Talles Magno. Sendo assim, o Corinthians foi a campo com: Hugo Souza; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Ryan, Breno Bidon, Charles e Igor Coronado; Talles Magno e Yuri Alberto.

Meu Timão
O treinador argentino contará com as seguintes opções entre os suplentes: Matheus Donelli, Matheuzinho, Caetano, André Ramalho, Rodrigo Garro, Romero, Gustavo Henrique, Pedro Henrique, Giovane, Pedro Raul, André Carrillo e José Martínez.
O Fortaleza, comandado por Juan Pablo Vojvoda, iniciou o duelo com: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Breno Lopes e Lucero.
O jogo
Primeiro tempo
Apesar da euforia local, o Corinthians começou dominando a posse de bola e trabalhando as jogadas no campo ofensivo. A aposta de Ramón Díaz era o esperado 4-4-2 formando um losango no meio-campo, com Talles Magno ocupando a faixa esquerda de ataque e tendo liberdade para circular.
A presença ofensiva resultou na primeira jogada aos seis minutos. Igor Coronado deu uma caneta em Lucas Sasha e tabelou com Talles Magno. Depois de a defesa rebater, o meia tentou chute colocado, sendo travado no momento do arremate.
Mesmo com o bom início do Timão, o Fortaleza conseguiu assustar três minutos depois. Breno Lopes partiu pela esquerda, levou para o fundo e cruzou para Lucero. O argentino apareceu sozinho na área e bateu de primeira, mas carimbou Cacá, que colocou para escanteio.
O Corinthians encontrava espaços para puxar diferentes situações de contra-ataque, mas falhava no último passe. O time da casa conseguiu outra finalização aos 19 minutos, com Pochettino batendo firme com o peito do pé, mas Hugo Souza segurou em dois tempos. O meia argentino também arriscou de longa distância, mandando à direita do gol.
Os meio-campistas alvinegros tinham liberdade para avançar e passou a procurar chutes de longa distância. Breno Bidon driblou Lucas Sasha com toque de letra, avançou por dentro e finalizou com a perna direita, mas a chance saiu fraca e facilitou para João Ricardo.
Após um período de maior monotonia no jogo, o Fortaleza criou outra jogada pelo lado esquerdo. Charles e Félix Torres não conseguiram cortar, deixando a bola para Breno Lopes, que ajeitou e tentou chute rápido, porém jogando para fora.
O período sem assustar, de repente, virou festa em segundos para a Fiel. Aos 40 minutos, Talles Magno acionou Igor Coronado na entrada da área, que mandou uma bomba, de primeira, no ângulo esquerdo, sem chances para João Ricardo. 1 a 0 Corinthians!
O Fortaleza esboçou sustos na bola parada, mas a vantagem permaneceu em 1 a 0 para o Corinthians ao fim da primeira etapa.
Segundo tempo
Mesmo com a vitória parcial, o Corinthians iniciou da mesma forma que no primeiro tempo, controlando a posse de bola e ocupando o setor de ataque. As investidas pelos lados eram a grande força do clube alvinegro.
Aos cinco minutos, o Timão desperdiçou grande chance. Igor Coronado acionou Talles Magno em velocidade, que conduziu e encontrou o meia aparecendo na segunda trave. Coronado driblou Tinga e pegou torto na finalização, mas a bola sobrou no pé de Talles, que deu um carrinho e, sem goleiro, jogou para fora.
O clube alvinegro era melhor no jogo. O Corinthians puxou situações de velocidade com Breno Bidon, Yuri Alberto e Igor Coronado, porém não houve sucesso no último passe, assim como na primeira etapa. A próxima finalização veio apenas aos 16 minutos, com Yuri arriscando de fora da área, em finalização fraca para a defesa de João Ricardo.
O Timão seguia empilhando chances perdidas. Fagner conduziu pela direita e avançou sozinho, invadindo a grande área. O cruzamento foi em direção a Talles Magno na segunda trave, mas o atacante não conseguiu definir a jogada e furou.
No minuto seguinte, aos 21, Bidon acionou Coronado na linha de fundo pela direita, conseguindo o passe para a pequena área. Talles Magno desviou de letra, mas João Ricardo fez a defesa. Na sequência, Igor Coronado arriscou da entrada da área, em finalização que passou próxima à trave direita.
Após a blitz alvinegra, Ramón Díaz promoveu três trocas no Corinthians. Ryan, Charles e Igor Coronado deixaram o campo para as entradas de José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro.
O Fortaleza voltou a finalizar aos 32 minutos. Kervín Andrade conduziu pela esquerda e chutou fechado para Tinga, que testou para o gol, mas Hugo Souza estava bem colocado e encaixou. Pouco depois, Ramón Díaz deu gás novo à lateral, com a entrada de Matheuzinho na vaga de Fagner e Romero no lugar de Talles Magno.
Yuri Alberto seguiu tentando tirar a seca de gols. O camisa 9 recebeu na parte direita da área, partiu para cima de Felipe Jonatan e soltou uma pancada de esquerda, mas no meio do gol, com João Ricardo fazendo a defesa.
Ele não desistiu e quebrou o jejum nos acréscimos. Yuri tocou em profundidade para Matheuzinho, que tentou o cruzamento. João Ricardo interceptou para o meio da área, nos pés do Yuri Alberto, que soltou o pé esquerdo para balançar as redes. 2 a 0 Corinthians!