Corinthians despacha Fortaleza com show no segundo tempo e avança às semifinais da Sul-Americana
27 mil visualizações 535 comentários Reportar erro

Por Matheus Fiuza
Romero abriu o placar na vitória do Corinthians sobre o Fortaleza
Ronaldo Barreto / Meu Timão
3
X
0
Sul-Americana 2024
24 de setembro de 2024, 21:30
Corinthians 3 x 0 Fortaleza
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Na noite desta terça-feira, o Corinthians garantiu vaga para as semifinais da Sul-Americana. Na Neo Química Arena, o Timão superou o Fortaleza, por 3 a 0, e seguiu vivo em busca do título inédito.
A vantagem deu tranquilidade aos comandados de Ramón Díaz, que pouco criaram, mas também não sofreram sustos do Fortaleza na etapa inicial. No segundo tempo, o Corinthians encontrou dois gols nos primeiros minutos, com Romero e Igor Coronado, para aumentar a vantagem na eliminatória. Pedro Henrique, com assistência de Memphis Depay, fechou a conta e selou a classificação.
Com o resultado, o clube alvinegro aguarda a definição do adversário para a próxima fase, que será definido na quinta-feira, entre o vencedor de Athletico-PR e Racing, da Argentina. Os jogos serão nas semanas de 23 e 30 de outubro.
Anota aí, Fiel! O Corinthians retorna aos gramados no próximo domingo, dia 29. Às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília, o Timão visita o São Paulo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Escalação
Com o desfalque recente de Talles Magno, diagnosticado com lesão na coxa direita, Ramón Díaz escalou o Corinthians da seguinte forma: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Hugo; José Martínez, Breno Bidon, André Carrillo e Igor Coronado; Romero e Yuri Alberto.

Meu Timão
O treinador argentino contou com 12 atletas no banco de reservas: Matheus Donelli, Gustavo Henrique, Cacá, Matheus Bidu, Fagner, Charles, Ryan, Garro, Pedro Henrique, Pedro Raul, Giovane e Memphis Depay.
O Fortaleza, por sua vez, iniciou a partida em Itaquera com: João Ricardo; Tinga, Brítez, Cardona e Felipe Jonatan; Pedro Augusto e Zé Welison; Marinho, Pochettino e Martínez; Renato Kayzer.
O jogo
Primeiro tempo
Com o 4-4-2 losango dos jogos anteriores, o Corinthians iniciou o duelo dominando a posse de bola. Diante do apoio da Fiel, a primeira investida veio aos três minutos, em jogo de velocidade, com enfiada de primeira de Coronado para Yuri Alberto, que carimbou o defensor na entrada da área.
Aos 11 minutos, um presente adversário quase abriu a contagem em Itaquera. Cardona foi desarmado na intermediária por Yuri Alberto, deixando a bola solta para Coronado. O meia invadiu a área e bateu firme, mas chutou em cima de João Ricardo e desperdiçou grande chance.
Apesar do presente, o Fortaleza não demorou para mostrar o primeiro cartão de visitas. Zé Welison ganhou o duelo de André Ramalho pela esquerda e finalizou cruzado. Hugo Souza, em dois tempos, fez a defesa na chance de perigo.
O Timão diminuiu o ritmo nos minutos seguintes, dando lugar aos visitantes no domínio da posse. No entanto, o jogo seguiu muito truncado, com o clube alvinegro marcando firme na faixa central, sem conceder grandes chances.
Aos 26, o Corinthians voltou a agredir com velocidade. Yuri Alberto acionou Matheuzinho na ultrapassagem pela direita, invadindo a área e chutando cruzado, com desvio de Cardona. No rebote, Bidon bateu para o gol, e João Ricardo esticou a mão esquerda para salvar.
A temperatura da partida começou a esquentar a partir dos 30 minutos. Romero se envolveu em um entrevero com Brítez próximo à lateral, gerando um pequeno empurra-empurra, além de faltas mais firmes na sequência dos lances.
Sem grandes oportunidades nos minutos finais, o Corinthians cozinhou o restante do primeiro tempo e manteve o jogo em 0 a 0.
Segundo tempo
Depois de mexidas no intervalo, o Fortaleza começou mais agressivo em busca de reverter o resultado. Logo aos dois minutos, Breno Lopes aproveitou erro da defesa corinthiana e chutou cruzado, mas fraco, para a defesa de Hugo Souza. O atacante também experimentou de fora da área, forçando outra intervenção do goleiro.
O Timão voltou sonolento do intervalo. Após Hugo Souza salvar em bobeira de Félix Torres, a equipe visitante desperdiçou grande chance. Renato Kayzer apareceu livre em cruzamento da esquerda e chapou firme, mas pegou embaixo da bola e jogou por cima do gol.
Os sustos, porém, em pouco tempo se converteram em alegria para a Fiel. Aos dez minutos, Martínez puxou contra-ataque e tocou para Yuri Alberto, que fez linda inversão para Romero. O paraguaio saiu mano a mano com Felipe Jonatan, fintou o marcador e chutou de canhota, no cantinho, sem chance para João Ricardo. 1 a 0 Corinthians!
Não demorou para a festa ficar ainda maior. Dois minutos depois, Breno Bidon lançou em profundidade para Yuri Alberto, que partiu em velocidade pela esquerda e tocou para trás para Romero. O paraguaio chutou mascado de esquerda, com defesa de João Ricardo, mas Igor Coronado apareceu para empurrar e aumentar a contagem. 2 a 0 Corinthians!
Logo após o tento, o Fortaleza chegou balançar as redes com Breno Lopes, mas o atacante estava impedido. Ramón Díaz aproveitou para fazer as primeiras mexidas, com as entradas de Rodrigo Garro e Memphis Depay para as saídas de Romero e Breno Bidon.
O Fortaleza, precisando de quatro gols, passou a se soltar ainda mais, mas não foi capaz de gerar perigo à meta de Hugo Souza. Para dar um novo gás, Ramón Díaz mandou a campo Ryan e Pedro Henrique, substituindo José Martínez e Yuri Alberto. Charles também foi acionado no lugar de Carrillo.
Os visitantes voltaram a incomodar apenas aos 32 minutos. Breno Lopes arriscou falta de longa distância, mas Hugo Souza se esticou e fez a defesa.
Cinco minutos depois, Memphis Depay participou do seu primeiro gol pelo Corinthians. Garro lançou por cima para o holandês, que dominou, driblou Tinga e cruzou para Pedro Henrique. O atacante estava sozinho na pequena área e apenas empurrou para o gol. 3 a 0 Corinthians!
O Corinthians apenas segurou a vantagem de cinco gols de diferença e esperou o apito final para confirmar a vaga às semifinais. 3 a 0 Timão!