STJD denuncia quatro nomes do Corinthians por agressões e incidentes contra o Flamengo na Arena
39 mil visualizações 392 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apresentou, nesta semana, denúncia contra os envolvidos na confusão ocorrida ao final da partida entre Corinthians e Flamengo, que terminou em 2 a 1 na Neo Química Arena. A partida, realizada em 1º de setembro, foi válida pela 25ª rodada do Brasileirão.
O jogo resultou em quatro expulsões: Alcaraz, do Flamengo, Yuri Alberto, Cacá e o auxiliar técnico Emiliano Díaz, todos do Corinthians. O julgamento está marcado para sexta-feira, dia 18, às 10h.
Yuri Alberto e Alcaraz foram denunciados por agressão e podem enfrentar uma suspensão mais longa. Ambos foram enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que estabelece penalidades de quatro a 12 jogos de suspensão.
O atacante do Corinthians foi denunciado por "chutar ou desferir pontapés fora da disputa de bola, de forma contundente ou assumindo o risco de causar danos ou lesões". Já o meio-campista do Flamengo foi acusado de "golpear intencionalmente outro jogador com socos, cotoveladas, cabeçadas ou golpes semelhantes, de maneira contundente ou assumindo o risco de causar danos ou lesões".
O zagueiro Cacá acabou denunciado no artigo 250 por “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”. Emiliano Díaz, por sua vez, foi enquadrado no artigo 258 por assumir “conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.
O Corinthians também teve seu executivo de futebol, Fabinho Soldado, denunciado por desrespeito à arbitragem, com uma possível punição que varia de 15 a 180 dias de suspensão. Na súmula, o árbitro Ramon Abatti Abel relatou que, durante o intervalo, o dirigente gritou na porta do vestiário: "para de picar o jogo".
Além das delegações
Os gandulas Thiago Rezetti e Alessandro da Silva também foram denunciados com base no artigo 258 do CBJD. Rezetti foi acusado de "atrasar o reinício da partida, demorando a devolver a bola para o time adversário", conforme relatado na súmula. Já Alessandro foi denunciado por "atrasar o reinício do jogo ao esvaziar a bola que estava em sua posse", segundo a descrição do árbitro.
Devido ao comportamento dos gandulas mencionados na súmula, o Corinthians foi acusado por não "garantir uma atuação completamente neutra dos gandulas em relação às equipes participantes". Nesse caso, o clube pode ser multado em até R$ 100 mil.
Afeta na Copa do Brasil?
Não, as punições que podem ser sofridas pelos atletas e delegação não afetarão no confronto entre Corinthians e Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil, neste domingo, já que a confusão aconteceu no Campeonato Brasileiro.