Corinthians aparece em estudo que elege melhores bases do mundo; confira posição
2.2 mil visualizações 21 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Nesta quarta-feira, o CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) divulgou estudo que indica as melhores categorias de base de todo o mundo. O Corinthians ficou entre as 30 melhores mundialmente e é o terceiro time brasileiro melhor colocado.
De acordo com o estudo, o Corinthians ocupa a 28ª colocação no ranking geral, que é liderado pelo Benfica de Portugal. O time do Brasil com melhor colocação é o São Paulo, com a 17ª posição, seguido do Flamengo em 24º. Outro clube brasileiro que aparece entre o top-30 é o Fluminense, ficando justamente com o 30º lugar - veja lista dos 30 melhores abaixo.
O estudo são baseados em levantamentos diretos, como por exemplo a quantidade de jogadores formados em cada clube que estão atuando em 49 divisões de elite no mundo. Além disso, elaborando uma métrica para avaliar o nível esportivo das ligas em que cada um se encontra.
O CIES levou em consideração aqueles jogadores que atuaram no mínimo três anos por cada clube entre 15 e 21 anos de idade. O nível esportivo de cada atleta foi calculado através dos minutos oficiais de jogos disputados ao longo do último ano, ponderando pelo coeficiente esportivo das partidas de acordo com a metodologia do estudo.
O Corinthians encaixa 51 jogadores nesses quesitos e teve índice final de 57.1. O primeiro colocado, que é o Benfica, colocou 94 atletas e terminou com 103,7. O melhor brasileiro que foi o São Paulo, alcançou o índice de 66,3 e 57 jogadores entre as 49 ligas mais concorridas de todo o mundo.
Vale lembrar que, neste ano, o Corinthians foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição mais valorizada no Brasil nas categorias de base. O Timão é o time mais vitorioso deste torneio, levantando a taça 11 vezes, mais que o dobro dos segundos colocados, que são Internacional e Fluminense, com cinco cada.
Veja top-30 melhores base do mundo de acordo com estudo do CIES
- Benfica (Portugual)
- Boca Juniors (Argentina)
- Barcelona (Espanha)
- River Plate (Argentina)
- Ajax (Países Baixos)
- Defensor (Uruguai)
- Estrela Vermelha (Sérvia)
- Dínamo Zagreb (Croácia)
- Nacional (Uruguai)
- Sporting (Portugal)
- Dínamo de Kiev (Ucrânia)
- Nacional (Uruguai)
- Real Madrid (Espanha)
- Vélez Sarsfield (Argentina)
- Atlético Nacional (Colômbia)
- Partizan (Sérvia)
- Peñarol (Uruguai)
- São Paulo (Brasil)
- Danubio (Uruguai) e Paris Sain-Germain (França)
- Anderletch (Bélgica)
- San Lorenzo (Argentina)
- Newell's Old Boys (Argentina)
- Lanús (Argentina)
- Flamengo (Brasil)
- Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
- Hadjuk Split (Croácia)
- Libertad (Paraguai)
- Corinthians (Brasil)
- Rosário Central (Argentina)
- Fluminense (Brasil)