Nenhuma competição e muitos jogadores: Sub-18 do Corinthians tem ano de reativação para esquecer
1.7 mil visualizações 44 comentários Reportar erro
Por Victor Godoy
As temporadas de todas as categorias de base do Corinthians estão próximas de chegarem ao fim. O polêmico Sub-18, reativado nesta temporada, é o único time que encerrará o ano sem ter disputado nem uma competição sequer - nem mesmo de cunho amistoso.
O time já iniciou o ano sem um calendário oficial, uma vez que competições organizadas pela CBF e pela Federação Paulista de Futebol não contemplam o Sub-18 - para os mais velhos, separam em Sub-15, 17 e 20. Além disso, o Corinthians não conseguiu encaixar o time em nenhum torneio amador e é pouco provável que o faça na reta final de 2024.
A diretoria alvinegra até havia acertado participação na Coal City International Cup, torneio de pré-temporada disputado na Nigéria, mas acabou cancelando a participação devido à organização da competição não enviar as passagens à delegação alvinegra.
A outra possível competição era a Copa Atlântico Sub-19, que o Corinthians, mesmo montando um time Sub-18, optou por incluir jogadores que estavam no Sub-17 ou no 20, nenhum no time intermediário.
Nem mesmo a comissão técnica foi aproveitada (Zé Augusto é o técnico e Renato Rodrigues o auxiliar), uma vez que Eduardo Vergueiro, do Sub-15, será o comandante dos jovens por uma determinação da diretoria segundo apurou o Meu Timão.
Chama atenção também que mesmo sem disputar nenhuma competição, o Sub-18 conta com um vasto elenco. Entre atletas registrados e em período de testes, o grupo atual conta com cerca de 40 jogadores, segundo apurou a reportagem - sem contar os que representam o Sub-20. Vale lembrar que a base do Corinthians contratou 56 jovens em 2024.
O Meu Timão já trouxe em outros momentos que o Sub-18 tem servido como um "time B" do Sub-20, treinando no CT da Portuguesa e indo ao CT da base apenas para disputar amistosos. Ao longo do ano, a equipe enfrentou alguns times de menor expressão e até equipes de várzea. Dois desses jogos contaram com transmissão e ficaram marcados pelo campo sem condições, além de ter vários atletas sem registro representando o Corinthians.
Irmão reativado mais aproveitado na base do Corinthians
Além do Sub-18, a diretoria do Corinthians reativou o Sub-16 no início de 2024. Esta foi mais utilizada ao longo do ano. Contando com atletas nascidos entre 2007 e 2008 (principalmente do segundo grupo), a equipe disputou as competições amistosas Copa Buh Sub-17 e a Brasil Soccer Cup.
Alguns atletas do grupo foram aproveitados no Sub-17 - todos que já estavam no clube anteriormente e haviam estourado idade de Sub-17. São os casos de Lucca Vaz, Gui Bom e João Gabriel, relacionados para a Copa Atlântico.
O Sub-16, vale lembrar, passou por três trocas no comando técnico. Eduardo Vergueiro era o técnico no início do ano, depois passou para Ricardo Severo, demitido após passagem frustrada pelo Sub-17. O atual treinador da equipe é o ex-atacante Finazzi.
A base do Corinthians atualmente é comandada pelo diretor geral Claudinei Alves junto do adjunto Valmir Costa. O executivo Alex Brasil também é outro nome forte deste que chegou ao clube. A alta cúpula das equipes inferiores ainda é completada por Chicão, coordenador de transição, Batata, coordenador técnico, e Claudinei Muza, gerente geral.