Lista fecha e Corinthians só pode usar um zagueiro da base para repor lesão de Ramalho; saiba tudo
14 mil visualizações 100 comentários Reportar erro
Por Victor Godoy
Na última terça-feira, o zagueiro André Ramalho foi diagnosticado com uma lesão de grau 2B no músculo posterior da coxa direita e deve perder todo o mês de novembro do Corinthians. Sem possibilidade de novos reforços para repor o defensor devido ao final da janela de transferências, Ramón Díaz tem dificuldades até de olhar para as categorias de base. Até dezembro, ele conta com apenas uma opção extra por ali: Renato, de 20 anos.
Mesmo com pelo menos seis nomes atuando na zaga no Sub-20, o jovem é o único jogador da posição inscrito no Campeonato Brasileiro antes do encerramento do prazo, no dia 20 de setembro.
A CBF, vale lembrar, permitia incluir até 50 jogadores na lista do Campeonato Brasileiro. O Timão registrou 56 nomes durante a competição, com nove deles deixando o clube no meio do caminho. A lista atual soma 47 opções para a família Díaz, sendo elas:
- Goleiros: Hugo Souza, Matheus Donelli, Kauê, Cadu, Felipe Longo e Matheus Corrêa
- Laterais: Fagner, Hugo, Matheus Bidu, Matheuzinho, Léo Mana, Diego Palacios e Denner
- Zagueiros: Gustavo Henrique, Caetano, André Ramalho, Cacá, Renato e Félix Torres
- Meio-campistas: Maycon, Alex Santana, Charles, Raniele, Matheus Araújo, Ryan, Breno Bidon, André Luiz, Dieguinho, Caraguá, Luiz Eduardo, Rodrigo Garro, Igor Coronado, José Martínez e André Carrillo
- Atacantes: Pedro Henrique, Yuri Alberto, Pedro Raul, Romero, Giovane, Talles Magno, Kayke, Luiz Fernando, Gui Negão, Kauã Henrique, Héctor Hernández e Memphis Depay
Ou seja, a não ser que Cacá se recupere ou a diretoria reveja a posição sobre a utilização de Caetano, a comissão técnica só terá Gustavo Henrique, Félix Torres e Renato para os próximos duelos - Torres, aliás, não deve enfrentar o Cruzeiro, no dia 20, pois joga no dia 19 com o Equador.
O Corinthians incluiu diversos jogadores da base, mas a maioria deles é de opções ofensivas. Dentro do Regulamento Geral de Competições da CBF e do Regulamento Específico do Brasileirão não há nenhum inciso que permita trocas de nomes fora dos prazos em casos de lesão. Não é possível, por exemplo, trocar agora Maycon, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, por algum defensor.
Capitão do Sub-20, Renato é o principal defensor da categoria em 2024 e o nome mais observado pelo profissional, que já o relacionou algumas vezes. A ideia inicial é que seja integrado ao time de cima logo após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Caso Ramón Díaz julgue necessário, pode adiantar o processo devido à lesão de André Ramalho.
Neste momento, Renato e o restante do Sub-20 se preparam para a Copinha no CT da base. Buscando definir os 30 nomes que serão inscritos, o técnico Orlando Ribeiro tem trabalhado com seis nomes no setor: Renato (nascido em 2004), Fernando Vera (2005), William (2006), Rafael Venâncio (2006), Rodrigo Richard (2007) e Pedro Paulo (2008).
Além desses, Vinicius César (2006), Lorenzo (2007), Ruan Victor (2007) e Lucas Fernandes (2007) estão na disputa da Copa Atlântico Sub-19 e poderiam ser opção caso tivessem sido registrados.