Corinthians se recupera de falha, vira sobre o Vitória e vence a quarta seguida no Brasileirão
31 mil visualizações 453 comentários Reportar erro
Por Matheus Fiuza
1 X 2
Brasileirão 2024
09 de novembro de 2024, 16:30
Vitória 1 x 2 Corinthians
Barradão, Salvador, BA.
Ver todos 498 marcaram presença
Neste sábado, o Corinthians conquistou mais três pontos no Brasileirão. No Barradão, o Corinthians levou um gol bisonho, mas virou a partida diante do Vitória e venceu, por 2 a 1, na 33ª rodada.
O elenco comandado por Ramón Díaz sofreu um susto logo no início, em falha bizarra de Hugo Souza na saída de bola, culminando em gol de Alerrandro. O Corinthians não se abalou e pressionou o time baiano, chegando ao empate com Yuri Alberto, ainda no primeiro tempo.
O clube alvinegro voltou desligado na segunda etapa, cedendo chances perigosas aos donos da casa. Porém, a estrela de Memphis Depay apareceu mais uma vez para decidir a partida e garantir outro triunfo ao Corinthians.
Com o resultado, o Corinthians salta para a décima posição do torneio nacional. A quarta vitória consecutiva deixa o Timão com 41 pontos, sete à frente do Athletico-PR, primeira equipe na zona de rebaixamento.
Anota aí, Fiel! Devido à pausa para a Data Fifa, o Corinthians retorna aos gramados apenas no dia 20, feriado nacional do Dia da Consciência Negra. Às 11h, na Neo Química Arena, o Timão recebe o Cruzeiro, pela 34ª rodada do Brasileirão.
Escalação
Com as ausências de Matheuzinho e Hugo, suspensos, e André Ramalho, lesionado, Ramón Díaz escalou a seguinte equipe: Hugo Souza; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, André Carrillo e José Martínez; Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.
No banco de reservas, a comissão técnica ainda teve à disposição: Matheus Donelli, Charles, Romero, Pedro Henrique, Pedro Raul, Breno Bidon, Léo Mana, Renato, Luiz Fernando, Talles Magno, Igor Coronado e Alex Santana.
O Vitória, comandado por Thiago Carpini, entrou em campo com: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Wagner Leonardo, Willean Lepo, Luan, Filipe Machado, Matheuzinho, Carlos Eduardo, Gustavo Mosquito e Alerrandro.
O jogo
Primeiro tempo
O início de jogo foi truncado. O Corinthians manteve a formação esperada, com o 4-3-1-2, tendo Martínez no losango pela direita. O Vitória optou por dar a bola ao Timão nos primeiros minutos, buscando contragolpes em velocidade.
Em meio ao começo morno, um erro bisonho mexeu no placar do Barradão. Félix Torres recuou para Hugo Souza, que tentou interver para Gustavo Henrique. Ele, porém, chutou o chão e deixou a bola solta para Alerrandro no meio da área, apenas empurrando para o gol. 1 a 0 Vitória.
Nos cinco minutos seguintes, o Timão mostrou fragilidade psicológica pelo resultado adverso. Martínez e Fagner cometeram faltas duras no campo defensivo, esquentando o clima em Salvador.
Apesar do susto inicial, o Corinthians se apoiou no trio ofensivo para buscar o empate. Aos 23, Memphis achou Garro no meio, que girou e rapidamente acionou Yuri Alberto. Ao invadir a área, o centroavante soltou uma bomba com a perna esquerda para igualar tudo no Barradão. 1 a 1!
O elenco corinthiano passava a ficar mais à vontade no jogo. Cinco minutos depois do tento, o Timão roubou a bola, com Garro achando Memphis pela direita. O holandês se esticou, dominou e finalizou, mas não pegou em cheio. O time baiano também buscou chegada em velocidade, em chute bloqueado por Bidu.
O trio do ataque seguia ameaçando a defesa do Vitória. Rodrigo Garro recebeu com liberdade no meio e enfiou em profundidade para Yuri Alberto. O centroavante se desmarcou do zagueiro e tentou mais uma vez de canhota, mas dessa vez a chance foi mascada, facilitando para Lucas Arcanjo.
Após pressão dos baianos com jogadas de bola parada, Yuri teve outra oportunidade de finalização. Memphis driblou o marcador pela esquerda e levantou na segunda trave. Com um desvio no meio do caminho, o centroavante se antecipou e chegou chutando, mas Lucas Arcanjo fez nova intervenção.
Já nos acréscimos, Memphis Depay também teve a sua oportunidade. Após tabela com Garro, o holandês dominou na grande área, ajeitou para a perna direita e buscou o ângulo esquerdo de Lucas Arcanjo, mas a finalização tirou tinta da trave.
Empate em 1 a 1 no primeiro tempo.
Segundo tempo
Ramón Díaz fez a primeira modificação no retorno do intervalo. José Martínez deixou o campo para a entrada de Breno Bidon. O Corinthians iniciou a segunda etapa com protagonismo novamente, dominando a posse de bola e se estabelecendo no campo de ataque. No entanto, o time alvinegro errava muitos passes no terço final de ataque.
O Vitória, por sua vez, continuou com a mesma estratégia e por pouco não retomou a dianteira. Bidon perdeu a bola no meio e cedeu contra-ataque, que terminou com Gustavo Mosquito na marca penal. Hugo Souza se esticou e fez a defesa, sendo salvo por corte providencial de Gustavo Henrique.
A equipe da casa começou a gostar do jogo. Mosquito passava a ser uma das ameaças em velocidade, cavando jogadas de bola parada perigosas. Em uma delas, após bate a rebate, Alerrandro aproveitou desvio de Gustavo Henrique, driblou o goleiro, mas jogou longe do gol, em jogada anulada por impedimento.
Aos 16 minutos, Ramón Díaz mudou a equipe pela segunda vez. Igor Coronado foi acionado no lugar de André Carrillo. Não demorou para o Timão ameaçar em chute com Garro, recebendo de Fagner após jogada da direita, mas finalizou torto.
O Vitória se apoiava nas jogadas com Mosquito. Em velocidade pela direita, o ex-Timão deixou Bidu para trás e cruzou para a pequena área. Gustavo Henrique e Félix Torres desviaram, e Alerrandro não conseguiu se esticar para fazer o gol aberto.
As estocadas, porém, foram letais do lado corinthiano. Aos 24, Breno Bidon encontrou Garro no meio com liberdade. O argentino enfiou passe para Memphis, que deu chute mascado na saída de Lucas Arcanjo e virou o jogo para o Timão. 2 a 1 Corinthians!
Ramón Díaz promoveu duas novas modificações pouco depois do gol. Alex Santana e Talles Magno entraram nas vagas de Raniele e Memphis Depay.
Em meio à virada, o Corinthians continuou com possibilidades para ampliar, em chance com Rodrigo Garro de fora da área, mas Lucas Arcanjo fez a defesa no meio da meta. O técnico argentino optou pela última mudança com a entrada de Romero na vaga de Yuri Alberto.
O Vitória tentou uma pressão nos dez minutos finais do jogo. Com cruzamento e bolas pelos lados, a defesa do Timão foi posta à prova, mas se defendeu bem. O Corinthians por pouco não ampliou, em chute de Igor Coronado no ângulo direito defendido por Lucas.