Paulistão adota método da Premier League para dar maior fluidez aos jogos; confira
6.0 mil visualizações 15 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
O Paulistão adotou para 2025 o método multibolas, utilizado na Premier League, que consiste na colocação prévia de bolas nas laterais e tiros de meta para dar maior fluidez aos jogos.
As bolas serão reposicionadas sobre 15 cones ao redor do campo. Os gandulas não poderão repor a pelota diretamente para os jogadores. A definição foi aprovada pelos clubes no Conselho Técnico do campeonato na última terça-feira, data do sorteio dos grupos. A novidade foi celebrada por Mauro Silva, vice-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol).
“Tivemos uma reunião com os executivos, treinadores e capitães. Aliás, essa construção, acho que o sucesso do Paulistão, essa construção participativa dos clubes, a preocupação do Conselho Técnico era aumentar a qualidade do espetáculo, aumentar o tempo de bola rolando. Foi legal que participaram alguns goleiros, capitães de alguns clubes. E aumentar essa qualidade tem tudo a ver com os goleiros. Apresentamos o multiball, que é utilizado na Inglaterra, na Alemanha e na Itália. É aquele suporte que fica ao lado do campo para aumentar a velocidade do jogo”, disse o vice-presidente após o sorteio dos grupos do Estadual.
No Brasileirão, por exemplo, as bolas devem ser reposicionadas ao jogo no gramado e não diretamente aos jogadores. Já em outras competições, como as da Conmebol, não há restrições, o que explica o segundo gol sofrido pelo Corinthians contra o Racing, da Argentina, no duelo de volta da semifinal, que nasceu de uma reposição do gandula diretamente ao atleta adversário.
O formato do Paulistão para 2025 foi mantido. Quatro grupos com quatro times, que enfrentaram os oponentes das demais chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam ao mata-mata, enquanto os dois piores na classificação geral são rebaixados. As quartas de final e a semifinal serão disputadas em jogo único, e final terá duelos de ida e volta. A igualdade dos placares na fase eliminatória levará a decisão para os pênaltis.