Corinthians faz acordo com Balbuena e encerra transfer ban
27 mil visualizações 148 comentários Reportar erro
Por Matheus Fiuza e Vitor Chicarolli
O Corinthians fez um acordo, na noite desta sexta-feira, em relação a dívida com o ex-zagueiro Fabián Balbuena e encerrou o transfer ban imposto pela Fifa. O Timão não poderia registrar jogadores a partir da próxima janela, em 2 de janeiro de 2025.
"O Sport Club Corinthians Paulista informa que, através de seus departamentos jurídico e financeiro, concluiu todas as obrigações com o zagueiro Fabián Balbuena, que teve sua segunda passagem no clube no ano de 2023", disse o clube em comunicado à imprensa.
A condenação da entidade máxima do futebol ocorreu no fim de outubro. O jogador paraguaio foi à Justiça por conta de uma dívida na casa dos R$ 4 milhões em direitos de imagem, como apurou o Meu Timão. A pedida inicial de Balbuena era de 1,2 milhão de dólares (quase R$ 7 milhões), segundo o jornalista German Garcia Grova.
A dívida ocorreu em sua segunda passagem, entre 2022 e 2023, ainda sob a gestão de Duilio Monteiro Alves. Segundo apuração do Meu Timão, a diretoria fez um acordo com os responsáveis pela carreira do atleta e parte dele foi quitada nesta sexta. Com isso, o procedimento de liberação deve ser homologado nas próximas horas pela entidade.
"Com isso, o Comitê Disciplinar da Fifa encerrou o transfer ban imposto ao clube que agora pode registrar normalmente novos jogadores", complementou.
Nestes casos, o acordo é formalizado quando a parte que acionou a Fifa, no caso o jogador e seu estafe, solicita a liberação do banimento, ou através da Corte Arbitral do Esportes (CAS). O clube alvinegro chegou a ter a punição válida para as próximas três janelas de transferências, mas não teve efeito prático pela impossibilidade de registros no período das competições em andamento.
Balbuena esteve por dois períodos distintos no Parque São Jorge. O primeiro deles foi mais vitorioso, entre 2016 e 2018, com a conquista de dois títulos do Paulista (2017 e 2018) e do heptacampeonato brasileiro (2017). Depois, retornou em 2022 e deixou o clube em 2023, hoje defendendo as cores do Dínamo Moscou, da Rússia. Ao todo, foram 164 jogos pelo Corinthians e 15 gols marcados.