Chances do Corinthians por Libertadores disparam após fim da rodada e com G8 no Brasileirão
16 mil visualizações 81 comentários Reportar erro
Por Pedro Mairton
As chances do Corinthians por uma vaga na Libertadores dispararam após o fim da 36ª rodada do Brasileirão. O Timão venceu o Criciúma de virada no último sábado, fora de casa, e subiu para a oitava colocação, com 50 pontos, mesma pontuação do Bahia, próximo adversário da equipe alvinegra e que leva vantagem na tabela por ter mais vitórias.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances do Corinthians pela Libertadores são de 81,4%. Antes da rodada, a probabilidade era de 36,8%.
O aumento dos pontos percentuais é graças, além da vitória, ao título do Botafogo da Libertadores, que por ser o líder da Série A abriu mais uma vaga para a disputa do principal torneio do continente via Brasileirão. Soma-se a isso, o tropeço do Cruzeiro contra o Red Bull Bragantino no último domingo também contribuiu para o objetivo do Timão no campeonato.
Logo, o Corinthians depende apenas de si para conquistar a vaga na Libertadores. A classificação pode ocorrer já nesta 37ª rodada em caso de vitória contra o Bahia e derrota do Cruzeiro para o Palmeiras. Vale destacar que a combinação desses resultados também garante o Timão na próxima edição da Copa do Brasil.
Ainda segundo a UFMG, a equipe que alcançar 54 pontos praticamente se garante na Libertadores. O Corinthians pode atingir a pontuação em caso de vitória e empate contra Bahia e Grêmio nas duas últimas rodadas.