Corinthians segue sendo o último campeão sul-americano do Mundial após derrota do Botafogo
19 mil visualizações 246 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Na tarde desta quarta-feira, Botafogo e Pachuca, do México, se enfrentaram pelo Dérbi das Américas da Copa Intercontinental. Os mexicanos não tomaram conhecimento do adversário brasileiro e venceram a partida por 3 a 0. Com o resultado, o Corinthians segue sendo o último time sul-americano campeão do torneio anual que reúne os campeões dos continentes.
Neste ano, a competição passou a ser chamada de Copa Intercontinental, já que um novo Mundial de Clubes será realizado de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo. Na Copa Intercontinental, a Fifa resolveu colocar o clube europeu diretamente na final, enquanto a equipe sul-americana entra nas quartas de final.
Desta forma, o Botafogo se torna o clube sul-americano com a pior campanha no torneio. Agora, o Pachuca encara o Al-Ahly, do Egito, no próximo sábado, para que o adversário do Real Madrid na final seja definido.
Em 2012, vale lembrar, o Corinthians bateu o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0. Para aquele jogo, o técnico Tite escalou o Timão com Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Emerson, Jorge Henrique e Paolo Guerrero. O único gol do jogo foi marcado pelo último deles, já no segundo tempo.
Desde o título alvinegro, outros clubes brasileiros tiveram a oportunidade de conquistar a taça do torneio. Entre eles aparecem Atlético Mineiro, Fluminense, Flamengo (duas vezes) e Palmeiras (duas vezes), mas nenhuma das equipes citadas tiveram sucesso. Flamengo e Palmeiras, em uma de suas participações, assim como o Atlético Mineiro, chegaram a cair ainda na semifinal - veja todos os campeões desde então abaixo.
Confira a lista dos campeões mundiais desde 2012
- Corinthians (2012)
- Bayern de Munique (2013)
- Real Madrid (2014)
- Barcelona (2015)
- Real Madrid (2016)
- Real Madrid (2017)
- Real Madrid (2018)
- Liverpool (2019)
- Bayern de Munique (2020)
- Chelsea (2021)
- Real Madrid (2022)
- Manchester City (2023)