Corinthians inaugura busto de Neto no Parque São Jorge; veja imagens
22 mil visualizações 298 comentários Reportar erro
Por Pedro Mairton, Heloisa Durand e Rodrigo Vessoni
O Corinthians inaugurou na manhã deste sábado o busto de Neto, ídolo do clube. A homenagem foi realizada no Parque São Jorge, sede social do Timão, e contou com a presença do ex-jogador, com sócios e demais torcedores presentes no local. O hoje apresentador da Rede Bandeirantes ficou muito emocionado.
"É uma coisa tão bonita, tão maravilhosa. Eu escolhi a camisa número 2, queria dizer que Deus é maravilhoso. Deus é Corinthians", discursou brevemente ele antes de cair no choro ao ver a homenagem revelada.
"Vou falar pouco porque eu falo demais", retomou o Craque, chorando bastante. "Obrigado a todos vocês, desculpe aí por eu não poder atender todo o mundo. Queria dizer para o Augusto que não tem gratidão maior para agradecer a você, Augusto, Marcelinho (Mariano), Raul. Minha mãe, minha esposa. Gaviões da Fiel, Estopim, Camisa 12, Pavilhão Nove, todas as torcidas. É um dos dias mais felizes da minha vida", discursou.
O homenageado chegou por volta das 10h30 e se deparou com inúmeros torcedores no local. Ele posou para fotos e ainda autografou algumas camisas antes da homenagem. O presidente Augusto Melo também marcou presença e cantou o hino do Timão ao lado do ex-jogador, acompanhado da sua família. Até o jovem Flora, fenômeno das categorias infantis, apareceu.
"Obrigado a esse grande craque, o título de 90 passou mais de 90% pelos pés do Neto", disse o diretor cultural, Raul Corrêa. "Grande craque", complementou o presidente Augusto Melo, idealizador da homenagem.
No busto, há uma inscrição com os seguintes dizeres:
“Homenagem do Sport Club Corinthians Paulista: José Ferreira Neto. Xodó da Fiel, honrou a camisa do Corinthians em 228 jogos, marcando 80 gols. Herói de uma geração que testemunhou o título de campeão Brasileiro de 1990”.
No final da inscrição, uma declaração de amor ao Corinthians de Neto foi destacada: “Meu Deus, eu amo isso aqui mais do que qualquer outra coisa no mundo”.
Outras homenagens foram realizadas no local. A torcida organizada Estopim estendeu sua bandeira com a imagem de Neto ao lado do escudo corinthiano - confira a imagem abaixo.
Neto agora se junta a outros ídolos do futebol do Corinthians que tiveram um busto no Parque São Jorge, tais como:
- Neco
- Cláudio
- Baltazar
- Luizinho
- Ronaldo Giovanelli
- Sócrates
- Rivellino
- Teleco
- Marcelinho Carioca
- Wladimir
- Zé Maria
- Basílio
No basquete, Wlamir Marques e Amaury Pasos também tiveram bustos em sua homenagem inaugurados no principal ginásio corinthiano.
Neto pelo Corinthians
A chegada de Neto ao Corinthians foi em 1989. Ele veio do Palmeiras após troca com Ribamar. No segundo ano de Timão, foi o nome da conquista do primeiro Campeonato Brasileiro do clube, em 1990, conquistado em cima do São Paulo.
A primeira passagem dele pelo clube alvinegro foi até 1993. Nesse período, ele ainda levantou a taça da Supercopa do Brasil, em 1991. Ele retornou ao Timão em 1996, já próximo do fim da carreira, e fez parte do elenco campeão do Paulistão de 1997.
Além dos 80 gols, Neto ainda deu 34 assistências nos 288 jogos pelo Corinthians, conforme levantamento de Tomás Rosolino, editor do Meu Timão.