Entenda a punição por doping de Paul Pogba, meio-campista especulado no Corinthians
10 mil visualizações 53 comentários Reportar erro

Por Victor Godoy

Paul Pogba foi suspenso em setembro de 2023 e só poderá voltar a disputar uma partida oficial em março de 2025
X / @juventusfc
O noticiário do Corinthians está sendo tomado pelas especulações sobre a possível contratação de Paul Pogba, meio-campista francês que neste momento está cumprindo punição por ter sido pego no doping. Mas que sanção é essa? Abaixo, o Meu Timão te conta. Confira!
Substância proibida e primeira punição de quatro anos
Em agosto de 2023, a Juventus, da Itália, disputou seu primeiro jogo da liga doméstica contra a Udinese e venceu por 3 a 0. Paul Pogba foi relacionado pelo técnico Massimiliano Allegri, mas não deixou o banco de reservas. Ainda assim, foi sorteado para realizar o exame antidoping, sendo encontrados vestígios de DHEA, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por aumentar os níveis de testosterona.
O jogador francês pediu a contraprova em outubro daquele ano e recebeu outro diagnóstico positivo para a substância. Assim, foi denunciado pela Procuradoria Nacional Antidoping e julgado pelo Tribunal Antidoping da Itália. Recebeu a pena máxima: quatro anos longe dos gramados e multa de 5 mil euros.
Pogba, porém, recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que diminuiu a pena para 18 meses e cancelou a fiança por entender que maior parte da culpa da presença da substância era do médico que o receitou. A sanção começou a ser contada a partir do dia 11 de setembro de 2023.
"O Sr. Pogba recebeu garantias de que o médico, que alegou ter tratado de vários atletas de alto nível nos Estados Unidos e em outros países, era bem informado e estaria ciente das obrigações antidoping sob o Código Mundial Antidoping. O caso foi apoiado por vários especialistas. Muitas das evidências fornecidas pelo Sr. Pogba não tiveram oposição. O Painel do CAS determinou, no entanto, que o Sr. Pogba não estava isento de culpa e que, como jogador de futebol profissional, deveria ter tido mais cuidado nas circunstâncias", apontou o CAS por meio de nota oficial à época. Os advogados do jogador chegaram a sugerir uma punição de 12 meses por entenderam que não houve negligência do francês.
Pena diminuída. Porém...

Reprodução / X Manchester United
Apesar de ter a pena diminuída, Pogba ainda não podia treinar com nenhuma equipe. Além disso, por contrato a Juventus pôde cortar a maior parte de seu salário. Os milhões de euros mensais que o atleta recebia caíram para o valor mínimo pago pelos italianos que, segundo o jornal Gazetta dello Sport, era de cerca de 2 mil euros.
Desde então, Pogba segue treinando sozinho em academias e sua casa. Na virada para a temporada 2024/25, a Juventus deixou o futuro do francês nas mãos do técnico Thiago Motta, que não se animou com o jogador. O meio-campista, vale lembrar, tinha contrato com o clube até junho de 2026.
“Quero jogar pela Juventus, estou pronto para cortar meu salário. Estou disposto a abrir mão de algum dinheiro só para jogar pela Juventus novamente. Quero voltar. Será um novo Pogba: mais faminto, mais sábio e mais forte. Treinei sozinho com os treinadores este ano e estou pronto para voltar à normalidade em 2025. Só tenho um desejo: jogar futebol”, chegou a desabafar Pogba em entrevista à Gazetta dello Sport em outubro.
O discurso não comoveu nem Thiago Motta nem a diretoria da Juventus. O contrato do jogador foi rescindido por mútuo acordo oficialmente dia 30 de novembro.
Como fica a punição de Pogba?

Rodrigo Coca / Agência Corinthians
O Corinthians, em teoria, pode contratar Paul Pogba. A punição do CAS não impede o jogador de assinar algum contrato. Porém, o clube do Parque São Jorge não poderá contar com o atleta por algum tempo.
Pela punição, Pogba só poderá treinar com algum clube a partir de 11 janeiro de 2025 - a reapresentação do elenco está marcada para dia 7. Além disso, só estará liberado para disputar uma partida em 11 de março.
Dessa forma, se o Corinthians contratar Pogba, certamente não teria o jogador à disposição na disputa a primeira fase do Paulista e nas fases que antecedem a etapa de grupos da Libertadores.