Superintendente de marketing do Corinthians reconhece problemas no Fiel Torcedor e promete melhorias
1.7 mil visualizações 15 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Ao longo de 2024, a torcida do Corinthians enfrentou problemas com o Fiel Torcedor, programa de sócios-torcedores. Com diversas acusações de fraude e cambismo, o próprio Vinicius Manfredi, superintendente de marketing do clube, reconheceu o ano complicado.
"O Fiel Torcedor passa por um momento desafiador. Temos acompanhado a dificuldade às vezes das pessoas de comprar o ingresso. Quando entrar o reconhecimento facial vai melhorar bastante coisa, isso será obrigatório a partir de julho. O que estamos tentando fazer para corrigir problemas que foram reportados, como a questão de fraude em venda de ingresso ou robôs que faziam a compra no sistema", reconheceu em entrevista ao ge.globo.
"A gente dizia: coloca a autenticação de dois fatores. Só que se você colocar a autenticação de dois fatores, você obriga o torcedor a baixar um segundo app. E, diferentemente do app do banco, que você acessa para pagar uma conta, para comprar o ingresso você está em uma corrida contra alguém. Então a gente, por enquanto, está tentando mapear esses perfis mais suspeitos de fraude para bloqueá-los em vez de criar uma barreira para o torcedor comprar ingresso na reta final da temporada. Porque isso explodiu nos jogos contra Racing, Flamengo, foi mais ou menos ali de setembro, outubro pra frente que o negócio deu uma piorada", completou.
As reclamações aumentaram na reta final da temporada, com o próprio Corinthians tendo que emitir comunicados alertando seus torcedores. O Meu Timão trouxe que quase 40% dos ingressos do jogo contra o Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil, foram vendidos fora do Fiel Torcedor.
"Tem muita gente que não muda a senha faz tempo. Então, golpistas criaram alguns sites em que a pessoa sem perceber entrava e botava os seus dados, e aí depois o criminoso conseguia entrar no site oficial. Criamos alerta para as pessoas trocarem a senha. Em breve, vamos obrigar essa troca. A gente não queria fazer isso na reta final da temporada porque ia gerar um alto volume de reclamação das pessoas que estavam indo comprar o ingresso e, no meio do caminho, tiveram que mudar a senha. Como era uma reta de muita emoção, a gente não quis gerar fricção para o usuário. Um desafio é higienizar a base de dados. Tem muita gente com cadastro antigo, incompleto. Vamos passar por um recadastramento, que é importante, pela parte do reconhecimento facial", destacou o superintendente de marketing do Corinthians.
O torcedor do Corinthians não vem tendo que usar o Fiel Torcedor por enquanto. A primeira prova do serviço será para a estreia da Neo Química Arena na temporada, dia 19, na partida contra o Velo Clube, pela segunda rodada do Paulista.
Expansão da marca Corinthians
Outro tópico da entrevista foi o desejo de levar o Corinthians para fora do país. Atualmente, os meios de comunicação do clube se comunicam apenas em português, além de só comercializar seus produtos no Brasil. O Flamengo, por exemplo, soma quase três milhões de seguidores nas contas em inglês e espanhol no X.
O superintendente de marketing destacou que o Corinthians quer ter maior presença internacional, mas que primeiro precisa melhorar a situação dentro do Brasil.
"A gente tem falhas hoje nacionalmente, não consegue estar presente em todo o país e ter essa conexão com o torcedor ali. Por outro lado, temos elementos que ajudam a levar a marca. Por exemplo, o Paraguai com certeza tem muito interesse pelo Corinthians, a Argentina, o Equador. Temos jogadores de praticamente todos os países do continente", explicou.
Além da América do Sul, o desejo é também chegar na Europa, explica: "a gente quer tentar ter uma operação de e-commerce para atender a parte ocidental da Europa, porque tem muitos corintianos que moram lá e não têm acesso a produtos nossos hoje. Tem fãs de futebol que gostam de vestir futebol independentemente de time e tem o apelo do Memphis e de outros atletas também do elenco."
O Corinthians vendeu em 2024 os direitos de transmissão dos seus jogos como mandante no Brasileiro para a ESPN dos Países Baixos após a contratação de Memphis Depay. Para 2025, ainda não há informações de que compromissos serão televisionados fora do Brasil.
Vinicius Manfredi chegou ao Corinthians em julho, assumindo o cargo deixado por Sergio Moura em meio à polêmica envolvendo o caso VaideBet, ex-patrocinadora máster do Corinthians. Essa é a segunda passagem do profissional na superintendência de marketing do clube, tendo atuado entre 2015 e 2021 no departamento.