Corinthians é excluído do Movimento dos Clubes Formadores; saiba motivo e iminentes problemas
26 mil visualizações 188 comentários Reportar erro
Por Victor Godoy
O Corinthians foi expulso, na última quinta-feira, do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB), grupo que reúne as categorias de base dos principais clubes do país. O motivo foi o avanço na contratação de um jogador de 14 anos que pertencia ao Palmeiras.
A informação foi divulgada em primeira mão pela Itatiaia e confirmada pelo Meu Timão. O Corinthians está em vias de oficializar um jogador nascido em 2010 que estava na base do Palmeiras, algo que não é permitido e irritou profundamente o time da Barra Funda, que, por meio de João Paulo Sampaio, coordenador geral da base, reclamou formalmente ao MCFFB.
O Corinthians chegou a ponderar a não-contratação do jovem jogador - assim, permanecendo no grupo -, mas decidiu avançar com o atleta. Foi feita uma oferta ao Palmeiras de divisão dos direitos econômicos. O rival negou e seguiu com a reclamação. Assim, o Timão foi excluído do MCFFB.
Não há uma previsão de retorno do clube alvinegro ao grupo. Apenas uma resolução entre os rivais pode fazer com que o Corinthians retorne ao grupo.
Como efeito imediato da expulsão, o Corinthians foi excluído da Copa FAM Sub-17, torneio preparatório que será disputado no decorrer de janeiro. Há também uma movimentação para impossibilitar a participação do clube da Copa Votorantim, considerada a "Copinha" do Sub-15.
O Meu Timão entrou em contato com Claudinei Alves, diretor geral das categorias de base do Corinthians, mas não obteve retorno. O clube deve se posicionar oficialmente no estádio Bruno José, pouco antes da partida contra o Santo André, pela terceira rodada da Copinha.
O que é o Movimento dos Clubes Formadores e como a exclusão atrapalha o Corinthians?
A exclusão do Corinthians do MCFFB traz dois grandes impactos na base do clube: a manutenção de jogadores de dez a 14 anos e a participação de torneios que não sejam oficiais - isto é, organizados pela FPF e pela CBF.
O Movimento dos Clubes Formadores foi criado para evitar que as equipes ficassem roubando atletas uma das outras, envolvendo todas as agremiações que tem o Certificado de Clube Formador. Pela legislação do Brasil, um jogador só pode assinar contrato de formação - algo que dá maior segurança aos clubes, como na situação envolvendo Henrique, filho do lateral-direito Fagner - a partir dos 14 anos. Até lá, o próprio atleta pode rescindir a qualquer momento de forma unilateral. Basta acionar a federação. Com o MCFFB, há um "acordo de cavalheiros" para não aliciar e incentivar que os jovens fizessem isso.
Ao estar fora do MCFFB, o Corinthians não tem mais garantias de que conseguirá impedir que rivais tentem contratar seus principais atletas dessas categorias.
O Corinthians também vai enfrentar dificuldade em participar dos principais torneios amistosos pelo país, uma vez que são principalmente organizados pelos times participantes do MCFFB. A Copa FAM, por exemplo, é planejada pelo Palmeiras. Por mais que Sub-17 e 20 disputem Brasileiro e Paulista, as categorias mais jovens participam apenas da competição estadual e dependem desses torneios para ter um calendário ativo.
A principal conquista do Sub-14 do Corinthians em 2024 foi a Copa Umbro, competição organizada pelo Azuriz que é tratada como um Campeonato Brasileiro pelos jovens.
Integram o MCF:
- Associação Chapecoense de Futebol (SC)
- Associação Desportiva Bahia de Feira (BA)
- Associação Esportiva Dinamo Esporte Clube (MG)
- América Futebol Clube SAF (MG)
- Avaí Futebol Clube (SC)
- Azuriz Futebol de Alta Performance Ltda. (PR)
- Barra Futebol Clube (SC)
- Botafogo Futebol S.A. (SP)
- SAF Botafogo (RJ)
- Ceará Sporting Club (CE)
- Club Athletico Paranaense (PR)
- Clube Atlético Mineiro (MG)
- Clube de Regatas do Flamengo (RJ)
- Coimbra Esporte Clube Ltda. (MG)
- Coritiba Sociedade Anônima do Futebol (PR)
- Criciúma Esporte Clube (SC)
- Cruzeiro Esporte Clube SAF (MG)
- Cuiabá Esporte Clube - Sociedade Anônima do Futebol (MT)
- Desportivo Brasil Participações Ltda. (SP)
- Esporte Clube Bahia S.A.F (BA)
- Esporte Clube Juventude (RS)
- Ferroviária Futebol S/A (SP)
- Figueirense Futebol Clube SAF (SC)
- Fluminense Football Club (RJ)
- Fortaleza Esporte Clube (CE)
- Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS)
- Grêmio Novorizontino (SP)
- Grêmio Osasco Audax Esporte Clube (SP)
- Guarani Futebol Clube (SP)
- I9 Internacional Academy Organização de Atividades Desportivas E Educacionais (SP)
- Ibrachina Futebol Clube Ltda. (SP)
- Ituano Futebol Clube (SP)
- Nova Iguaçu Futebol Clube (RJ)
- Porto Vitória Futebol Clube Ltda - Me (ES)
- PSTC Centro de Treinamento de Futebol do Paraná (PR)
- Red Bull Bragantino Ltda. (SP)
- Retrô Futebol Clube Brasil (PE)
- Santos Futebol Clube (SP)
- São Paulo Futebol Clube (SP)
- Sfera Futebol Clube Ltda (SP)
- Sociedade Esportiva Palmeiras (SP)
- Sport Club do Recife (PE)
- Sport Club Internacional (RS)
- Vasco da Gama Sociedade Anônima do Futebol (RJ)
- Volta Redonda Futebol Clube (RJ)