Saiba detalhes da lesão de Rodrigo Garro e as possibilidades de tratamento no Corinthians
19 mil visualizações 84 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Rodrigo Garro está fazendo um tratamento de uma tendinopatia patelar no joelho direito. Segundo o comunicado do Corinthians, o camisa 10 sentiu as primeiras dores ainda em abril de 2024 e ficou sendo observado pelo departamento médico desde então.
A tendinopatia patelar é conhecida como o “joelho do saltador” e afeta a região anterior da articulação. A lesão é comum para atletas que praticam corrida e desaceleração. O Meu Timão abaixo explica todos os detalhes da contusão e as possibilidades de tratamento.
Causa
A tendinopatia patelar é originada principalmente na alta intensidade de um treinamento, como movimentos de aceleração e desaceleração de forma brusca, com possibilidade de agravamento a depender da preparação física. Outros fatores que podem resultar na lesão são condições inapropriadas do gramado, além de chuteiras inadequadas para determinados tipos de campo.
As dores no local no início da lesão causam um leve incômodo, mas podem se agravar caso o atleta não tenha um tratamento adequado. O problema pode impedi-lo não só de praticar esportes, mas também de atividades de rotina diária.
Segundo o informe do clube, a lesão foi descoberta ainda em abril, mas exames de imagem realizados durante esse período mostraram que o problema estava controlado.
Tratamento
O tratamento inicial é a redução do volume e intensidade de treino no local. A depender da gravidade, o atleta pode ficar em repouso completo de exercícios físicos para priorizar o alívio da dor, em alguns casos com ajuda de injeções.
Caso o tratamento não prossiga de maneira positiva, a terapia de ondas de choque ou até mesmo cirurgia são recursos utilizados pelo departamento médico para recuperar o jogador. O procedimento cirúrgico mais comum pela lesão é a de Blazina, que retira o bico que pode se formar na patela para restabelecer o fluxo sanguíneo.
A fisioterapia é fundamental na recuperação da lesão, com o objetivo de fortalecer o joelho e melhorar a corrida. Além disso, técnicas de alongamento e exercícios específicos de estabilização da articulação são importantes para prevenir futuras contusões.
Tempo de recuperação
Não há um tempo de recuperação específico para um atleta se recuperar da tendinopatia patelar, pois varia de pessoa para pessoa, além da própria gravidade da lesão.
No caso de Rodrigo Garro, o clube informou que o jogador deu início ao tratamento ainda em dezembro e prosseguiu nas férias, mas não indicou a gravidade da contusão. Ele se reapresentou normalmente no CT Joaquim Grava junto com os demais companheiros para o início da pré-temporada.
Logo, o tratamento de Garro já dura um mês e tem chance de levar mais algumas semanas para a recuperação completa. O Timão estreia na temporada nesta quinta-feira, contra o Red Bull Bragantino, pelo Paulistão. Em 2024, o argentino foi o jogador que mais vezes entrou em campo pelo clube, com 63 aparições.