Guia do Meu Timão: saiba tudo sobre a disputa do Corinthians no Paulistão 2025
6.2 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Bruno Pantarotto

Saiba tudo da disputa do Corinthians no Paulistão 2025
Danilo Fernandes / Meu Timão
Nesta quarta-feira se inicia o Campeonato Paulista de 2025. O Corinthians começa sua trajetória na quinta-feira, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, às 19h30, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Na edição anterior, o desempenho do Corinthians foi muito aquém do esperado. O Timão foi comandado por Mano Menezes e António Oliveira em três meses de torneio, mas foi eliminado ainda na fase de grupos. O clube ficou na terceira colocação do Grupo C, com apenas quatro vitórias em doze jogos.
O Timão é o recordista de conquistas da competição, com 30 títulos, e a equipe de Ramón Díaz busca adicionar mais uma taça ao seu histórico. O Meu Timão preparou um guia completo da competição. Confira!
Sistema de disputa
O Paulistão é disputado em duas modalidades: fase de grupos no início e eliminatórias nas fases finais. Porém, cada vitória, empate ou derrota, seja em qualquer fase do torneio, é contabilizado na tabela geral, fazendo diferença nos mandos das eliminatórias.
Fase de grupos
Na fase de grupos, cada equipe se enfrenta uma vez contra todos os adversários, exceto os rivais do seu próprio grupo, sem haver jogos de ida e volta. Com quatro grupos de quatro equipes cada, cada time disputará 12 partidas nesta fase, sendo seis em casa e seis fora.
O sistema de pontuação segue o padrão: três pontos para a vitória e um ponto para o empate. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas de final. Já os dois times com menos pontos entre os não classificados serão rebaixados para a Série A2 do Campeonato Paulista.
Com a exceção dos clubes que já garantiram vaga nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro, os três primeiros colocados na classificação geral terão garantida a indicação para participar da Série D de 2026.
Quanto aos clássicos, o Corinthians enfrentará dois times fora de casa e um dentro da Neo Química Arena. Isso ocorre porque, dos quatro grandes clubes do estado, os dois melhores classificados no Paulista do ano passado têm a vantagem de jogar duas partidas em seus estádios.
Como Palmeiras e Santos tiveram as melhores campanhas, eles disputarão dois clássicos em casa, enquanto Corinthians e São Paulo terão apenas uma partida em seus domínios. O Timão jogará em Itaquera apenas no Clássico Alvinegro.
Os critérios de desempates seguem a seguinte ordem:
- maior número de vitórias;
- maior saldo de gols;
- maior número de gols marcados;
- menor número de cartões vermelhos recebidos;
- menor número de cartões amarelos recebidos
- sorteio público na sede da FPF.
A Taça Independência, mais conhecida como Taça do Interior, que juntava os times do interior paulista com o melhor desempenho foi extinguida em 2024.
Eliminatórias
Oito times avançam para a fase de mata-mata, dando início às quartas de final do torneio. Os primeiros colocados de cada grupo enfrentam o segundo colocado do mesmo grupo. Por exemplo, o líder do Grupo A joga contra o segundo colocado do mesmo grupo. A partida é decidida em jogo único, com o time de melhor campanha jogando em casa.
Nas semifinais, que também são disputadas em jogos únicos, os confrontos são definidos com base na soma dos pontos das fases anteriores. O time com a melhor campanha joga em casa contra o time com a menor pontuação. O segundo colocado da classificação geral enfrenta o terceiro colocado, também com mando de campo para o melhor posicionado.
A final é decidida em dois jogos, ida e volta. Importante destacar que, caso haja empate em qualquer uma das etapas, o jogo será decidido por pênaltis. Na final, o empate também resulta em disputa de pênaltis, e não há vantagem do gol fora de casa.
Datas prévias
- Quartas de final: 1º de março
- Semifinais: 09 de março
- Finais: 16 e 27 de março
Grupos
Apresentada a modalidade de disputa, o Meu Timão preparou um acervo completo dos grupos sorteados para o Paulistão 2025.
O grupo do Timão é o A. Além do Corinthians, o grupo terá Botafogo-SP, Mirassol e Inter de Limeira.
Sendo assim, os possíveis adversários do Timão nas quartas, em caso de classificação, são os próprios Botafogo-SP, Mirassol e Inter de Limeira.
O grupo B, por sua vez, é composto por Santos, Guarani, Portuguesa e Red Bull Bragantino. O C, conta com São Paulo, Noroeste, Água Santa, Novorizontino. Por fim, o grupo D vai ter Palmeiras, Velo Clube, São Bernardo e Ponte Preta.
Sistema de inscrição
Na Lista A, cada time pode registrar até 30 jogadores, incluindo três goleiros e 23 atletas de linha. A primeira lista do Timão já foi entregue, com a possibilidade de adicionar novos jogadores até o dia 11 de fevereiro.
Após esse período, caso o time avance para a fase eliminatória, é permitido realizar até quatro alterações na lista, sendo que essas mudanças devem ser feitas até o dia 28 de fevereiro.
Todos os 30 jogadores precisam ter seus contratos registrados tanto no sistema da Federação Paulista de Futebol quanto no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, como foram os casos recentes de Hugo Souza, Cacá e Ángel Romero.
Na Lista B, estão os atletas que passaram pelas categorias de base do clube de 16 a 21 anos e que estejam registrados no clube por pelo menos 12 meses. Esses jogadores podem ser inscritos durante toda a participação do time na competição.
Copa do Brasil
É importante ressaltar que atualmente o Paulista é importante para a classificação na Copa do Brasil. Os cinco melhores na classificação final asseguram a vaga para a edição de 2026.
Em 2024, o Corinthians viveu um verdadeiro drama para se classificar para o torneio. O Timão não conseguiu se classificar via estadual e precisou de uma arrancada histórica para ir à Libertadores e, consequentemente, a copa nacional.
Maiores vencedores
Das 16 equipes que participarão do Campeonato Paulista de 2025, nove já conquistaram pelo menos um título da competição.
O Corinthians é o clube com mais conquistas, buscando a 31ª taça estadual. O Palmeiras, com 26, é o segundo time com mais títulos no estado. O São Paulo e o Santos, ambos com 22, ocupam a terceira posição, empatados.
A Portuguesa, com três títulos, é o clube fora dos grandes do estado com mais conquistas, seguida por Ituano, com dois títulos, e Inter de Limeira, São Caetano e Red Bull Bragantino, cada um com um título.
Última disputa
Em 2024, o Corinthians voltou a repetir um feito que não acontecia há dez anos: ser eliminado na fase de grupos. O elenco, que começou o torneio sendo comandado por Mano Menezes, somou uma vitória e quatro derrotas seguidas até a demissão do treinador. Vale ressaltar que o Corinthians chegou a passar rodadas na zona de rebaixamento do estadual sob o comando do técnico gaúcho.
Após uma derrota para o Santos, com o interino Thiago Kosloski no comando, o Corinthians anunciou a contratação de António Oliveira. Com o português, os números melhoraram, somando três vitórias, dois empates e uma derrota, mas não foi o suficiente para conseguir a classificação.
Com 14 pontos conquistados, o Timão terminou na terceira colocação do Grupo C, atrás de Red Bull Bragantino, com 21 pontos, e Inter de Limeira, com 17.
Retrospecto recente do Timão
O Corinthians é o clube com mais títulos no torneio, acumulando trinta conquistas. No entanto, o último título ocorreu em 2019, quando Fábio Carille ainda comandava a equipe.
Naquele ano, o Timão vinha de um bicampeonato. Carille levou o time ao título de 2017, vencendo a Ponte Preta, e ao título de 2018, ao derrotar o Palmeiras em um memorável "Paulistinha Day", quando o Corinthians conquistou o troféu na casa do rival, após uma disputa de pênaltis.
O treinador retornou ao clube no início de 2019 e conseguiu o tricampeonato, vencendo o São Paulo na final. O jogo foi realizado em Itaquera, e o placar agregado estava empatado em 1 a 1, até Vagner Love marcar um golaço de voleio, colocando o Corinthians praticamente com a taça nas mãos.
Desde então, o Timão alcançou apenas uma outra final, em 2020, mas foi derrotado nos pênaltis pelo Palmeiras. Em 2021, a equipe foi eliminada na semifinal, após ser superada pelo rival Palmeiras, que disputou a final contra o São Paulo.
Em 2022, o Corinthians novamente parou na semifinal, perdendo por 2 a 1 para o São Paulo no Morumbi. A decisão, mais uma vez, ficou entre Palmeiras e São Paulo.
No ano seguinte, a campanha foi ainda mais abaixo. O Corinthians avançou com certa facilidade para as quartas de final, mas foi eliminado pelo Ituano, em pleno Neo Química Arena. A grande final foi disputada entre Palmeiras e Água Santa.
Árbitro de vídeo
O Paulistão terá árbitro de vídeo em todas as partidas.
Transmissão
Neste ano, o Campeonato Paulista terá cinco diferentes transmissoras para os jogos. A TV Record exibirá uma partida por rodada na TV aberta. A TNT ficará responsável pela transmissão na TV fechada. A Cazé TV cobrirá algumas rodadas pelo streaming, enquanto a Max, UOL Play, Nosso Futebol+ e Zapping farão as transmissões via pay-per-view.
Além das opções tradicionais, o Meu Timão oferece um acompanhamento completo das partidas do Corinthians na competição. O portal faz a cobertura completa, incluindo pré-jogo, jogo e pós-jogo de todas as partidas do Timão. Os torcedores podem acompanhar tudo que acontece nas rodadas, tanto pelo YouTube quanto pelo site oficial do portal.
Confira os próximos jogos do Corinthians no Paulistão
16 Jan, Qui, 19h30 | Red Bull Bragantino x Corinthians Transmissão: TNT e Max | Paulista 2025 |
19 Jan, Dom, 18h30 | Corinthians x Velo Clube Transmissão: Record e CazéTV | Paulista 2025 |
22 Jan, Qua, 21h35 | Corinthians x Água Santa Transmissão: Record e CazéTV | Paulista 2025 |
26 Jan, Dom, 18h30 | São Paulo x Corinthians Transmissão: Record e CazéTV | Paulista 2025 |
29 Jan, Qua, 19h45 | Ponte Preta x Corinthians Transmissão: TNT e Max | Paulista 2025 |
01 Fev, Sáb, 18h30 | Corinthians x Noroeste Transmissão: YouTube Paulistão | Paulista 2025 |
03 Fev, Seg, 21h30 | Novorizontino x Corinthians Transmissão: YouTube Paulistão | Paulista 2025 |
06 Fev, Qui, 20h00 | Palmeiras x Corinthians Transmissão: TNT e Max | Paulista 2025 |
09 Fev, Dom, 20h30 | Corinthians x São Bernardo FC Transmissão: TNT e Max | Paulista 2025 |
12 Fev, Qua, 21h35 | Corinthians x Santos Transmissão: Record e CazéTV | Paulista 2025 |
15 Fev, Sáb, 18h30 | Portuguesa x Corinthians Transmissão: Record e CazéTV | Paulista 2025 |
23 Fev, Dom, 18h30 | Corinthians x Guarani Transmissão: Record e CazéTV | Paulista 2025 |