Saiba por que lateral destacado por Ramón Díaz no Corinthians ficou de fora da Copinha
39 mil visualizações 156 comentários Reportar erro

Por Victor Godoy

João Vitor, também conhecido como "Jacaré", vem tendo destaque neste início de temporada por ter caído nas graças de Ramón Díaz
Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Um jogador da base ganhou o carinho do técnico Ramón Díaz e da Fiel neste início de temporada: o lateral-direito João Vitor, também conhecido como Jacaré, de 18 anos. O jovem estreou no profissional durante a vitória sobre o Novorizontino e atraiu atenção da torcida principalmente pelo apelido curioso. Em meio a esse momento de evidência, surgiu a dúvida: por que ele não disputou a Copinha?
O Meu Timão foi atrás dessa resposta e apurou que Jacaré ficou de fora da lista de 30 inscritos do Corinthians por detalhe. O jovem foi preterido por Caipira e Vitinho, além de Pellegrin, que atuou como ponta-direita e lateral-direito.
No momento de definição da lista, o técnico Orlando Ribeiro e o executivo de futebol Alex Brasil tinham certo de que Caipira, de 19 anos, seria o titular, então logo foi registrado. Com um time de média de idade de 18 anos, um dos poucos nomes experientes à disposição era Vitinho, de também 19 anos, por isso levou vantagem sobre Jacaré. Por fim, o jovem foi preterido por Pellegrin pela polivalência do companheiro, que podia atuar tanto no ataque quanto na defesa.
Participando de toda a preparação do Corinthians e bem visto por Orlando Ribeiro, o Meu Timão apurou que Jacaré foi o primeiro nome a ficar de fora da relação, o "31º jogador".
Ficando de fora da Copinha, Jacaré teve seu nome integrado na lista montada por Chicão, coordenador de transição, para a pré-temporada do elenco profissional. Chamou atenção de Ramón Díaz, que o testou no jogo-treino contra o União Barbarense e decidiu mantê-lo no elenco mesmo após o fim do principal torneio de base do país.
Contra o Novorizontino, Jacaré atuou por 74 minutos, acumulando cinco desarmes - líder no quesito na partida - e vencendo oito divididas. Com a bola no pé, teve 60% de aproveitamento nos passes, acertou o único cruzamento que tentou e sofreu duas faltas. A tendência é que o lateral-direito de 18 anos siga no elenco principal ao menos até Matheuzinho se recuperar de seu incômodo no músculo posterior da coxa esquerda, com Léo Mana sendo o titular da posição.
No Corinthians desde os 15 anos, Jacaré assinou seu primeiro contrato profissional com o Corinthians em 2024, até 1º de novembro de 2027 - período máximo reconhecido pela Fifa para atletas menores de 18 anos. Sua multa rescisória está avaliada em 50 milhões de euros (R$ 299,38 milhões na cotação atual).