Relembre campanha e números de dupla do Corinthians campeã com o Brasil no Sul-Americano Sub-20
2.0 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton

Breno Bidon e Felipe Longo foram campeões do Sul-Americano Sub-20 com a Amarelinha
Rafael Ribeiro/CBF
Breno Bidon e Felipe Longo foram campeões do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira. O título veio no último domingo, após a vitória do Brasil por 3 a 0 contra o Chile e a derrota da Argentina por 3 a 2 diante do Paraguai. A Amarelinha encerrou o hexagonal final do torneio com 13 pontos, três a mais que o vice-colocado.
A dupla do Corinthians foi fundamental para a campanha do título. O meio-campista foi titular durante toda a competição, enquanto o goleiro ganhou a vaga na reta final da primeira fase. O Meu Timão relembra, abaixo, a trajetória de ambos no torneio.
Início vexatório

Rafael Ribeiro/CBF
O primeiro jogo do Brasil foi um vexame. A Seleção Brasileira foi humilhada pela Argentina, que aplicou uma goleada de 6 a 0 logo na estreia. Bidon atuou os 90 minutos, enquanto Longo ficou no banco de reservas.
Reação e classificação antecipada

Rafael Ribeiro/CBF
No jogo seguinte, o Brasil reagiu e teve Breno Bidon como decisivo na primeira vitória no torneio. O jovem marcou o segundo gol da Amarelinha no triunfo por 2 a 1 contra a Bolívia. No duelo seguinte, os comandados de Ramón Menezes bateram o Equador por 3 a 2.
Os dois resultados garantiram a classificação do Brasil para o hexagonal final - e, consequentemente, para o Mundial Sub-20 - com um jogo de antecedência. A Seleção terminou em terceiro do Grupo A, com duas vitórias e duas derrotas, com dois pontos a mais do que o quarto colocado, o Equador.
Justamente no último jogo da primeira fase que Felipe Longo assumiu a titularidade. No entanto, ele acabou não conseguindo evitar a derrota para a Colômbia por 1 a 0.
Hexagonal final

Rafael Ribeiro/CBF
Já com os dois como titulares, o Brasil foi para o hexagonal final pelo sonho do título e só conseguiu graças aos milagres de Felipe Longo, que manteve o placar favorável ao Brasil nos jogos contra Uruguai e Colômbia, que terminaram em 1 a 0.
O jogo mais esperado foi contra a Argentina, pela penúltima rodada, que terminou empatado em 1 a 1. O Brasil sofreu pressão até levar o primeiro em pênalti cometido por Breno Bidon, mas conseguiu reagir na etapa final e buscar o empate.
Para a decisão, a Amarelinha precisava manter o melhor saldo para conquistar o título, já que estava empatada em dez pontos com o rival. Contudo, não foi necessário, uma vez que saiu vencedor do confronto, enquanto a Argentina foi superada.
Desempenho individual

Rafael Ribeiro/CBF
Breno Bidon se destacou pelas estatísticas defensivas. Ele fez 17 desarmes e sete interceptações ao longo do torneio, além de ter recuperado 40 bolas e tido 48% de eficiência nos duelos - confira abaixo.
Já Felipe Longo não foi vazado na metade dos jogos em que disputou, que foram seis, no total, e fez 11 defesas, sendo oito delas em chutes de dentro da grande área. Apenas três bolas balançaram a rede do goleiro do Timão.
Confira os números de Breno Bidon e Felipe Longo no Sul-Americano Sub-20
Breno Bidon:
- 9 jogos (9 titular)
- 1 gol
- 81% acerto no passe
- 50% acerto no passe longo
- 7 passes decisivos
- 7 interceptações
- 17 desarmes
- 40 bolas recuperadas
- 48% eficiência nos duelos
- 16 faltas sofridas
Felipe Longo:
- 6 jogos
- 3 gols sofridos
- 3 jogos sem sofrer gols (50%)
- 11 defesas (8 em finalizações dentro da área)
- 6 cortes
- 67% acerto no passe
- 36% acerto no passe longo
- 79% bolas defendidas
Os dados são da plataforma de estatísticas SofaScore.