Corinthians busca 'exorcizar fantasma' da Pré-Libertadores; veja retrospecto
8.8 mil visualizações 86 comentários Reportar erro

Por Bruno Pantarotto

O Corinthians venceu o Once Caldas na Pré-Libertadores de 2015
Daniel Augusto Jr. / Ag.Corinthians
O Corinthians enfrenta, na noite desta quarta-feira, a equipe da Universidad Central, da Venezuela, pela segunda fase da Copa Libertadores. O Timão busca melhorar o seu retrospecto nesta fase do torneio continental, onde acumula duas eliminações e apenas uma classificação.
A primeira aparição do Corinthians no fase preliminar do torneio foi em 2011. Na ocasião, o Timão enfrentou o Tolima, da Colômbia. Mesmo contando com estrelas como Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos no elenco, a equipe comandada por Tite não conseguiu sair do 0 a 0 no jogo de ida, no Pacaembu. Na partida de volta, a equipe colombiana venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação no torneio.
Em 2015, o Corinthians teve outro time colombiano como adversário, o Once Caldas. Sob o comando de Tite pela terceira vez, o Timão goleou por 4 a 0 no jogo de ida, na Neo Química Arena, com gols de Emerson Sheik, Felipe, Elias e Fagner. Na partida de volta, na Colômbia, Elias marcou novamente, e o confronto terminou em 1 a 1, garantindo a classificação do time alvinegro.
Cinco anos depois, em 2020, o Corinthians voltou a sofrer uma eliminação. Diante do Guaraní, do Paraguai, o Timão perdeu o jogo de ida, fora de casa, por 1 a 0. Na partida de volta, na Neo Química Arena, venceu por 2 a 1, com gols de Mauro Boselli e Luan, mas acabou eliminado devido ao critério de gol qualificado como visitante, regra que posteriormente foi retirada do regulamento da competição.
Se avançar contra a Universidad Central, da Venezuela, o Corinthians ainda não terá vaga garantida na fase de grupos da Libertadores. O time precisará disputar mais uma etapa preliminar, enfrentando o vencedor do duelo entre Barcelona de Guayaquil e El Nacional, ambos do Equador. O segundo, inclusive, eliminou o Blooming, da Bolívia, na primeira fase.
Confira o retrospecto do Corinthians nas fases preliminares da Copa Libertadores
- Jogos: 6
- Vitórias: 2
- Empates: 2
- Derrotas: 2
- Gols marcados: 7
- Gols sofridos: 5
- Classificações: 1
- Eliminações: 2