Qual esquema tático Ramón Diaz deve usar na final do Paulista? Vote na enquete do Meu Timão!
7.7 mil visualizações 24 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Escalar Rodrigo Garro ou Romero é a principal dúvida do Corinthians para a final
Danilo Fernandes / Meu Timão
O Corinthians decide nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, a final do Paulistão contra o Palmeiras. O clube do Parque São Jorge precisa de apenas um empate para levantar a taça, pois venceu a partida de ida por 1 a 0. A bola vai rolar às 21h35.
No duelo no Allianz Parque, o Corinthians usou uma formação diferente da padrão em 2025, que é o 4-4-2 losango. Com a ausência de Garro, poupado na ida por desgaste físico, Ramón Díaz escalou Romero e fez uma formação 4-3-3. O Meu Timão quer saber a opinião da Fiel se o esquema tático e o paraguaio devem ser mantidos no segundo jogo da decisão - vote na enquete abaixo.
No 4-4-2 losango, o Corinthians tem Garro jogando atrás da dupla de ataque Memphis Depay e Yuri Alberto. O holandês ainda costuma trocar de posição com o argentino e jogar mais recuado - veja a ilustração 2 abaixo.
Contudo, o camisa 8 do Timão ainda é incógnita para a finalíssima. Ele foi poupado por ainda sentir dores no joelho direito, local onde fez tratamento na pré-temporada e por esse motivo perdeu até mesmo o início do Paulistão.
Já no 4-3-3 com Romero, Memphis cai mais para o lado esquerdo do ataque e ainda ajuda a equipe a recompor por aquele setor, como fez no Dérbi de ida, quando auxiliou Angileri na marcação de Estêvão e Mayke - veja a ilustração 1 abaixo.
Porém, em determinados momentos do jogo, o 4-3-3 do Corinthians virava um 4-4-2, com Memphis recuando para armar o jogo como um camisa 10 clássico - veja a ilustração 3 abaixo. Foi saindo da esquerda para o meio que o holandês deu o passe para Yuri Alberto marcar o gol da vitória corinthiana no Allianz Parque.
Apesar de ter sido convocado para a seleção paraguaia, Romero somou poucos minutos nas Eliminatórias. O atacante entrou em campo nos acréscimos dos jogos contra Chile e Colômbia, nos dias 20 e 25 de março, respectivamente, e voltou ao CT Joaquim Grava nesta quarta-feira para participar do último treino antes da final. Garro, por sua vez, treinou normalmente com os companheiros ao longo da Data Fifa.
Veja as possibilidades do ataque do Corinthians na final
Imagem 1

Imagem 1: Corinthians no 4-3-3 com Romero, Memphis Depay e Yuri Alberto
Meu Timão
Imagem 2

Imagem 2: Corinthians no 4-4-2 losango com Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto
Meu Timão
Imagem 3

Imagem 3: Corinthians no 4-4-2 losango, mas com Memphis no meio-campo e Romero formando dupla de ataque com Yuri Alberto
Meu Timão