Corinthians se pronuncia após reunião sobre denúncias nas categorias de base
12 mil visualizações 192 comentários Reportar erro

Por Matheus Fiuza

Chicão (coordenador de transição), Valmir Costa (secretário geral), Augusto Melo (presidente) e Claudinei Alves (diretor da base)
Reprodução
O Corinthians se pronunciou pela primeira vez após denúncias de supostas irregularidades nas categorias de base do clube. A diretoria do departamento havia se reunido com integrantes da Gaviões da Fiel, principal organizada do Timão, na última sexta-feira.
Em nota, o Corinthians afirmou que "ficou comprovado que não há fundamento nas denúncias divulgadas", após analisar e entrar em contato com possíveis nomes envolvidos nas supostas irregularidades. O clube ainda destacou que "a formação de atletas é tratada com máxima seriedade e profissionalismo" - veja a nota abaixo.
O encontro no CT Joaquim Grava entre a torcida uniformizada e lideranças da base resultou no afastamento temporário de Claudinei Alves, diretor da base alvinegra, segundo a própria Gaviões, na sexta. O clube, no entanto, não oficializou qualquer mudança na alta cúpula do departamento, que destacou "postura responsável e prudente" durante a apuração das denúncias.
Segundo noticiado pelo ge.globo, as acusações envolviam supostos áudios que indicavam a cobrança de propina em negociações para a contratação de jogadores na base. Como reportou o Meu Timão, as denúncias para a Gaviões da Fiel partiram de Dinei, ex-observador técnico, que estava descontente com o trabalho interno feito nas categorias de base do clube do Parque São Jorge.
O ex-jogador, inclusive, pediu demissão do cargo na manhã do último domingo. Ele ainda publicou um vídeo em suas redes sociais em que aparece uma lista com a base salarial de alguns jogadores do Sub-20, cujo custo mensal de toda a categoria ultrapassava R$ 400 mil.
Como também soube o Meu Timão, o Corinthians avaliava uma mudança no comando da base. O clube fez um convite a Osvaldo Neto, diretor da base do Timão durante a gestão de Duílio Monteiro Alves e nome à época aprovado por Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, personagem influente na base corinthiana, para retornar ao clube. Ele, porém, declinou a oferta.
Entenda o caso
O número de novos atletas registrados nas categorias de base tem causado desconforto entre integrantes da Gaviões e parte da torcida. Desde o início da atual gestão, em 2024, 86 jogadores foram registrados.
A questão foi discutida na reunião entre a torcida organizada e a diretoria das divisões de base, e também despertou preocupação em Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, além de chamar a atenção de órgãos de fiscalização.
Algumas situações que causaram desconforto dizem respeito à renovação de contratos com jogadores que ainda nem estrearam pelo clube. Um dos casos é o do zagueiro Bryan Biano, que teve seu vínculo prorrogado e assinou seu primeiro contrato profissional sem ter entrado em campo - ele foi relacionado pela primeira vez em 2025, no último sábado, pelo Paulista Sub-20. O mesmo ocorreu com Anthony Gabriel, também de 20 anos.
É importante lembrar que o Corinthians foi desligado do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) em janeiro deste ano. A decisão veio após uma denúncia feita pelo Palmeiras, que acusou o clube alvinegro de ter aliciado o atacante Pedro Morelli — à época jogador do rival e atualmente integrante do elenco Sub-15 do Corinthians.
Confira a nota completa do Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista vem a público prestar esclarecimentos sobre as denúncias recebidas pela Diretoria Executiva relacionadas às categorias de base do Clube.
Após reuniões e conversas detalhadas com os envolvidos e uma análise criteriosa das informações que circularam nos últimos dias sobre supostas práticas irregulares na gestão, ficou comprovado que não há fundamento nas denúncias divulgadas.
A atual gestão do Corinthians manteve uma postura responsável e prudente, evitando julgamentos precipitados e aguardando a coleta de todas as evidências disponíveis antes de qualquer manifestação pública. Reafirmamos o compromisso de tratar cada situação com transparência, respeito aos envolvidos e rigor na apuração dos fatos.
O Clube reitera que a formação de atletas é tratada com máxima seriedade e profissionalismo, sempre em alinhamento com os valores institucionais e os princípios de integridade e responsabilidade.
O Corinthians segue firme em seu compromisso de zelar pela transparência e pela credibilidade de suas categorias de base, pilares fundamentais para o futuro do esporte.