x

Corinthians se pronuncia após reunião sobre denúncias nas categorias de base

12 mil visualizações 192 comentários Reportar erro

Chicão (coordenador de transição), Valmir Costa (secretário geral), Augusto Melo (presidente) e Claudinei Alves (diretor da base)

Chicão (coordenador de transição), Valmir Costa (secretário geral), Augusto Melo (presidente) e Claudinei Alves (diretor da base)

Reprodução

O Corinthians se pronunciou pela primeira vez após denúncias de supostas irregularidades nas categorias de base do clube. A diretoria do departamento havia se reunido com integrantes da Gaviões da Fiel, principal organizada do Timão, na última sexta-feira.

Em nota, o Corinthians afirmou que "ficou comprovado que não há fundamento nas denúncias divulgadas", após analisar e entrar em contato com possíveis nomes envolvidos nas supostas irregularidades. O clube ainda destacou que "a formação de atletas é tratada com máxima seriedade e profissionalismo" - veja a nota abaixo.

O encontro no CT Joaquim Grava entre a torcida uniformizada e lideranças da base resultou no afastamento temporário de Claudinei Alves, diretor da base alvinegra, segundo a própria Gaviões, na sexta. O clube, no entanto, não oficializou qualquer mudança na alta cúpula do departamento, que destacou "postura responsável e prudente" durante a apuração das denúncias.

Segundo noticiado pelo ge.globo, as acusações envolviam supostos áudios que indicavam a cobrança de propina em negociações para a contratação de jogadores na base. Como reportou o Meu Timão, as denúncias para a Gaviões da Fiel partiram de Dinei, ex-observador técnico, que estava descontente com o trabalho interno feito nas categorias de base do clube do Parque São Jorge.

O ex-jogador, inclusive, pediu demissão do cargo na manhã do último domingo. Ele ainda publicou um vídeo em suas redes sociais em que aparece uma lista com a base salarial de alguns jogadores do Sub-20, cujo custo mensal de toda a categoria ultrapassava R$ 400 mil.

Como também soube o Meu Timão, o Corinthians avaliava uma mudança no comando da base. O clube fez um convite a Osvaldo Neto, diretor da base do Timão durante a gestão de Duílio Monteiro Alves e nome à época aprovado por Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, personagem influente na base corinthiana, para retornar ao clube. Ele, porém, declinou a oferta.

Entenda o caso

O número de novos atletas registrados nas categorias de base tem causado desconforto entre integrantes da Gaviões e parte da torcida. Desde o início da atual gestão, em 2024, 86 jogadores foram registrados.

A questão foi discutida na reunião entre a torcida organizada e a diretoria das divisões de base, e também despertou preocupação em Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, além de chamar a atenção de órgãos de fiscalização.

Algumas situações que causaram desconforto dizem respeito à renovação de contratos com jogadores que ainda nem estrearam pelo clube. Um dos casos é o do zagueiro Bryan Biano, que teve seu vínculo prorrogado e assinou seu primeiro contrato profissional sem ter entrado em campo - ele foi relacionado pela primeira vez em 2025, no último sábado, pelo Paulista Sub-20. O mesmo ocorreu com Anthony Gabriel, também de 20 anos.

É importante lembrar que o Corinthians foi desligado do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) em janeiro deste ano. A decisão veio após uma denúncia feita pelo Palmeiras, que acusou o clube alvinegro de ter aliciado o atacante Pedro Morelli — à época jogador do rival e atualmente integrante do elenco Sub-15 do Corinthians.

Confira a nota completa do Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista vem a público prestar esclarecimentos sobre as denúncias recebidas pela Diretoria Executiva relacionadas às categorias de base do Clube.

Após reuniões e conversas detalhadas com os envolvidos e uma análise criteriosa das informações que circularam nos últimos dias sobre supostas práticas irregulares na gestão, ficou comprovado que não há fundamento nas denúncias divulgadas.

A atual gestão do Corinthians manteve uma postura responsável e prudente, evitando julgamentos precipitados e aguardando a coleta de todas as evidências disponíveis antes de qualquer manifestação pública. Reafirmamos o compromisso de tratar cada situação com transparência, respeito aos envolvidos e rigor na apuração dos fatos.

O Clube reitera que a formação de atletas é tratada com máxima seriedade e profissionalismo, sempre em alinhamento com os valores institucionais e os princípios de integridade e responsabilidade.

O Corinthians segue firme em seu compromisso de zelar pela transparência e pela credibilidade de suas categorias de base, pilares fundamentais para o futuro do esporte.

Veja mais em: Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto avançou positivamente na recuperação da lesão sofrida contra o Atlético Mineiro, em maio

    Corinthians vê evolução positiva de Yuri Alberto após lesão e adota planejamento especial

    ver detalhes
  • Osmar Stabile conversando com associados

    Presidente interino do Corinthians revela conversas com Dorival para possíveis reforços

    ver detalhes
  • Associados protestaram em prol da reforma do Estatuto do Corinthians durante a manhã deste sábado

    Associados do Corinthians erguem faixas no Parque São Jorge em protestos para reforma do Estatuto

    ver detalhes
  • Neo Química Arena antes de confronto entre Corinthians e Grêmio

    Corinthians inicia reforma do gramado da Neo Química Arena; veja o cronograma

    ver detalhes
  • Breno Bidon retornou em voo de primeira classe após amistosos no Egito com a Seleção Brasileira

    Breno Bidon passou por logística fora do comum antes de se destacar contra o Grêmio; entenda

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians agradecendo a torcida

    Como você avalia o primeiro semestre do Corinthians em 2025? Vote na enquete do Meu Timão!

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: