Diretor de marketing deixa cargo no Corinthians pouco mais de um mês após anúncio
13 mil visualizações 309 comentários Reportar erro
Por Marina Borges e Rodrigo Vessoni

Edgard Soares
Reprodução
Edgard Soares não faz mais parte da diretoria do Corinthians. O conselheiro vitalício, anunciado como diretor estatutário de marketing em 4 de abril, deixou o cargo nesta terça-feira. A informação foi inicialmente divulgada pela Identidade Corinthiana e confirmada pelo Meu Timão.
Em conversa com a reportagem, Edgar revelou com exclusividade o motivo do seu desligamento: "Foi uma decisão pessoal, acredito que deixo departamento sob responsabilidade de outra pessoa que terá capacidade para seguir".
Em nota, pouco após a publicação da matéria, o Corinthians oficializou a saída de Edgar Soares: "O Sport Club Corinthians Paulista informa que Edgard Soares não faz mais parte da diretoria do Clube. O desligamento foi formalizado por meio de um e-mail enviado ao presidente Augusto Melo, no qual Edgard solicitou sua saída. O Corinthians agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso em sua trajetória profissional".
Edgard havia sido oficializado para um cargo não remunerado, que estava vago até então, e contou com o apoio de Wanderson Salles, que atuava como diretor-adjunto do departamento. Conselheiro vitalício do clube, ele ganhou destaque recentemente por ser um dos autores do pedido de impeachment contra o presidente Augusto Melo — ainda em trâmite no Conselho Deliberativo.
Curiosamente, o próprio Edgard votou em Augusto nas eleições passadas e, mesmo tendo subscrito o pedido de impeachment, aceitou o convite para o cargo em abril, afirmando não ver contradição na decisão.
A mudança ocorre em meio a um momento conturbado nos bastidores do Parque São Jorge. O departamento de marketing já havia perdido, no fim de abril, o superintendente Vinicius Manfredi, além do gerente Luís Otávio Costa e do superintendente comercial Sandor Romanelli.
A saída de Manfredi, segundo o clube, foi motivada por um esforço da cúpula corinthiana para conter despesas. Ele havia reassumido o marketing em junho de 2023, substituindo Sérgio Moura após a polêmica envolvendo o caso VaideBet.
Com a queda de Edgard Soares, o setor vive nova indefinição. Nos bastidores, ele também buscava promover mudanças na comunicação institucional do clube, hoje comandada por Tiago Maranhão, outro nome envolvido em debates internos.
As baixas ocorrem pouco mais de duas semanas depois da reprovação das contas do primeiro ano da gestão de Augusto Melo pelo Conselho Deliberativo. A decisão pode abrir caminho para um novo pedido de impeachment contra o presidente. Ao todo, 19 nomes já deixaram cargos de liderança na atual administração.