Eixo Rio-SP sobra e tem 73,8% dos indicados da CBF a melhores do Brasiliro
320 visualizações 0 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
A lista da CBF de indicados a melhores do Campeonato Brasileiro de 2011 reflete o que foi a disputa ao longo de seus pouco mais de seis meses até aqui, sempre com a tabela dominada pelos clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Não à toa, os clubes dos dois estados dominam amplamente a relação do prêmio que será distribuído a técnicos e jogadores - árbitros não entram nesta análise - com 73,8% dos postulantes.
Juntando atletas e comandantes, o eixo Rio-São Paulo ocupa 31 das 42 posições da honraria, sendo o Vasco líder com sete, Corinthians e Botafogo em segundo com seis cada e Santos com quatro. Fluminense (3), Flamengo (2), São Paulo (2) e Palmeiras (1) fecham o massacre.
Ao se olhar a tabela atual do Nacional, seis dos oito primeiros colocados são cariocas (4) ou paulistas (2), com apenas Palmeiras e Santos fora dela. O catarinense Figueiresne e o gaúcho Internacional são os diferentes neste grupo.
Sensação do Brasileiro, o Figueirense é o maior 'intruso' da lista ao ocupar cinco vagas, seguido pelo Internacional, com três, a dupla mineira Atlético e Cruzeiro e o paranaense Coritiba, cada um com apenas um representante.
A força do eixo Rio-São Paulo é verificada também quando se observa os clubes que não tiveram nenhum jogador ou técnico na lista de melhores da CBF, já que nehum paulista ou carioca aparece. Os já rebaixados América-MG e Avaí e mais Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Ceará e Grêmio compõem as sete agremiações que não terão ninguém na festa do Nacional, a ser realizada no dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Fonte: ESPN