Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Rodrigo Maia quer abrir futebol brasileiro para investidores!

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Wanderley

Ranking: 5.281º

Wanderley 491 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/09/2019 às 18:46
Por Wanderley De Castro (@wanderley.de.castro)

Rodrigo Maia quer abrir futebol brasileiro para investidores nos moldes dos clubes europeus

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta terça-feira que pretende apresentar um projeto de lei para abrir o futebol brasileiro aos investidores estrangeiros. O parlamentar Fluminense disse que quer enviar ao Congresso nos próximos meses o pacote para profissionalizar a estrutura dos clubes.

Ele é favorável ao modelo adotado pelos grandes clubes europeus. O Paris Saint-Germain, o Liverpool e o Manchester City são controlados por grupos estrangeiros. O deputado contou que a intenção é tornar os clubes mais fortes financeiramente para conseguir manter os jogadores no país. Nesta terça, ele discutiu o tema com o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

- Entendemos que o futebol brasileiro precisa de mais capital, de capital estrangeiro também. Na minha opinião, não vai ter capital privado sem uma estrutura profissional do futebol - afirmou Maia, que defendeu duas vezes a entrada de investidores estrangeiros no futebol brasileiro.

O presidente da Câmara disse que já discutiu com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o assunto. Maia contou que está preocupado com a situação financeira dos times brasileiros. Ele classificou a forma de administração da maioria de “primária, primitiva e atrasada”.
- Um clube associativo não vai atrair capital estrangeiro. Fora o Flamengo, o Corinthians e o Palmeiras, os demais clubes caminham para uma situação de inviabilidade. O atual modelo não gera bons clubes de futebol - disse o presidente da Câmara dos Deputados, que é torcedor do Botafogo.

De acordo com Maia, o novo projeto terá que obrigar os clubes a se tornarem empresa. Ele disse que a intenção é oferecer incentivos tributários para os times aderirem ao novo formato. Um dos incentivos seria transição de três até cinco anos sem pagar imposto.
- Temos que construir incentivos para que o novo modelo tenha mais vantagens que o modelo associativo. O benefício tem que ser para quem quer modernizar e não para quem vai manter no atraso - disse o presidente da Câmara.
O governo já tentou obrigar os clubes a se tornarem empresas, mas não conseguiu. Nos anos 90, a Lei Zico foi aprovada com a obrigatoriedade. No ano seguinte, com os cartolas se recusando a aderirem ao novo modelo, uma emenda tornou facultativo a transformação do clube em empresa. Em 2015, o governo editou o Profut, lei que auxilia na renegociação das dívidas dos clubes de futebol e federações. Quatro anos depois, clubes das Série A e B já acumulavam quase R$ 100 milhões de dívidas referentes aos débitos tributários e previdenciários.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Lucas Pereira Da Silva

Ranking: 28º

Lucas 28.391 posts

@lucas.ps.timao em 09/09/2019 às 21:24

Vocês pensam que é fácil assim, que o cara vai chegar aqui, tomar conta do Clube, não vai mudar nada, e vai investir só porque 'gosta de Futebol'.

Quem dera.

Eles querem saber de DINHEIRO, LUCRO, a economia Brasileira está defasada desde 2014, só vai se recuperar daqui alguns bons anos, ou seja, se vierem pra cá serão aventureiros.

Tem Manchester City, Liverpool, PSG? Tem sim, mas tem também Málaga(segunda divisão), Manchester United(Não disputa nada a anos), Milan(Mesma situação do Man Utd).

Se tiver dando prejuízo, a primeira coisa que eles vão fazer é se retirar, a última coisa que eles vão pensar é na Torcida, é no lado cultural que envolve o Clube de Futebol.

Posso citar aqui o exemplo das Universidades, as públicas são destaques mundialmente, as privadas estão com escândalos e mais escândalos nas costas e porque? Muito porque o 'compromisso com a educação' não está nas privadas, elas querem LUCRO, já as públicas tem como objetivo maior formar bons profissionais e bons cidadãos, e é isso que gera maior destaque e maior reconhecimento.

Precisamos de gente COMPETENTE na frente do Clube, e a simples privatização não garante isso.

Foto do perfil de #safocorinthians 2024

Ranking: 21º

#safocorinthians 32.182 posts

@lucasmoura2015 em 09/09/2019 às 20:41

Corinthians nesses moldes daria um grande elenco para Carille copar tudo.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rafael Oliveira Alves

Ranking: 1.386º

Rafael 2.292 posts

@rafael.oliveira.alve em 11/09/2019 às 09:15

É o mesmo que chorou quando o Frota fez uma declaração pra ele?

Tudo isso é balela querem forçar os times a virarem empresa, temos vários casos que nem tudo que privatiza fica organizado e sem falcatruas.

É a nova forma do governo tira de uma área e põe na outra sendo seletivo.

Claro que também fui contra na época da Dilma que prorrogou as dividas dos clubes.

Não tem como se comparar com times europeus, os jogadores em si querem iir pra lá, por inúmeros fatores.

A moeda conta muito, já começa por ai o abismo de diferença financeira.

Se a economia do pais não melhorar não vai ser investidor e etc que vai agregar algo.

Foto do perfil de Thiago Silva

Ranking: 1.540º

Thiago 2.096 posts

@thiago.henrique.dos. em 11/09/2019 às 08:14

Ótimo!

Foto do perfil de Marcio Nascimento

Ranking: 167º

Marcio 10.669 posts

@marcio.valcar em 11/09/2019 às 08:12

Isso é muito bom, porem e divida que os clubes tem?

Gira em torno de 500 milhões por clube...o governo vai abrir mão desse valor?

Temos que ficar espertos, essa raça de politicos não pensam no povo...

Foto do perfil de Fabricio Lima

Ranking: 2.858º

Fabricio 1.097 posts

@fabricio.lima4 em 10/09/2019 às 23:08

Já passou da hora dos clubes se tornarem empresas...Somente assim pra ter um futebol competitivo mundialmente...Senão seremos apenas fornecedores de materia prima vendendo nossos talentos a preço de banana.

Publicidade

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 10/09/2019 às 22:55

Tenho até medo do Andrés e sua trupe fazerem algo

Foto do perfil de Esio Junior

Ranking: 2.475º

Esio 1.282 posts

@esiosalazar em 10/09/2019 às 21:39

Somos o país no mundo com maior audiência de TV no futebol, qualquer marca quer investir no esporte mas paga tanto imposto que não compensa. Fora a proibição de certos tipos de empresas.

Foto do perfil de Esio Junior

Ranking: 2.475º

Esio 1.282 posts

@esiosalazar em 10/09/2019 às 21:38

Nosso futebol é o que temos de mais atraente para investidores, mas tudo nesse país é burocrático e travado.

Foto do perfil de Ricardo Gomes

Ranking: 14º

Ricardo 37.675 posts

@ricardo.gomes3 em 10/09/2019 às 12:49

Rodrigo maia nhonho do caixa 3 não confio nesse cara, a solução pra os clubes ter um conselheiros que amam o clube que façam um bom estatuto com punições severas aos corruptos e que fiscalize tudo que acontece no clube, mais isso nunca vai acontecer infelizmente