Venha fazer parte da KTO
x

Post de Rodolfo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Tá agora me fala ai quanto Carille te pagou pra fazer esse texto? Time tá mal treinado desde o começo do ano, Carille coloca o time em campo pra não perder se achar 1 gol e se fechar e conseguir a Vitória tá ótimo pra ele. Clayson foi bem no começo do ano e depois sumiu. Danilo avelar idem, ninguém tem cadeira cativa no time, tem que jogar quem tá melhor e não só esses dois tem cadeira cativa, Love e Jr Urso também. Pedrinho só joga contra sub 20? Me desculpe meu amigo mas você n vem acompanhando os últimos jogos ou tem memoria curta, Pedrinho e Vital vem carregando esse time nas costas. Carille não é e nunca será maior que o Corinthians se não tiver bem treinando o time direito tem que ser cobrado porque ganha e por sinal muito bem pra fazer o time jogar bola.

em Bate-Papo da Torcida > Quem é que de fato ganha com todo esse barulho recente?

Em resposta ao tópico:

O Corinthians foi de um time que estava ganhando conjunto, jogando melhor do que no primeiro semestre e o único a não perder pós Copa América para uma equipe em crise, praticamente eliminada na Sul-Americana, com protestos e a cabeça do treinador à prêmio, além do problema com a Caixa, e um ou outro pequeno credor ganhando holofotes.

No cenário atual, o que costumeiramente acontece é a troca do treinador. Assim como o torcedor que não gosta de quem está no comando ganha mais voz e 'razão' para desqualificar o técnico, o jogador que divide a mesma opinião e é considerado produto valioso do clube vai fazer a mesma coisa, se não na mídia para não correr risco de se queimar, no campo.

É um cenário que sempre se repete com performances bem abaixo da média, e quando o treinador cai, um time que não jogava nada começa a correr e os resultados aparecem. O famoso José Mourinho, também conhecido como ' Special One ', enfrentou várias vezes essa realidade em clubes pelos quais passou, com certos veículos da imprensa falando sobre a maldição do terceiro ano, já que nesse período os problemas entre ele e parte de seus comandados se acentuavam, e no fim das contas, sobrava para ele.

Foi assim no Real Madrid, no Chelsea, e no United, pra citar alguns exemplos. No Chelsea, o Hazard voltou fora de forma e como boa parte da engrenagem girava em torno dele, o time não funcionou. O Mourinho o criticou publicamente, pois não ajudava o time como deveria recompondo a marcação e não demonstrava a ambição e comprometimento necessários.

Parte da imprensa usou isso para gerar um desgaste maior entre eles, o jogador admitiu depois que realmente se descuidou, mas o Mourinho já tinha sido demitido, e a temporada jogada no lixo. Curiosamente, o mesmo jogador está sendo criticado agora no Real por estar fora de forma. No United, criticou a mentalidade do lateral esquerdo Luke Shaw, teve atritos com o popstar Pogba, e outros jogadores que viviam deslumbrados e não tinham a ética desportiva profissional deles esperada. Isso tudo, sem meias-palavras, em entrevistas também.

Da mesma forma, nosso caro José batia de frente com a imprensa, e por isso fez vários adversários poderosos. Gente que buscava não somente fragmentos de problemas em coletivas ao tentar explorar sua impaciência como também alimentava rumores, por mais descabidos que fossem, para lhe causar dano. E lá se vai o ' Special One ' do United, os jornalistas perdem um tópico para os debates nos confortáveis estúdios, as manchetes espalhafatosas e os 'meninos' agora precisam mostrar serviço sob o comando de Ole Gunnar Solskjaer. E como mostraram! Quer dizer, 14 vitórias em 19 jogos não é um excelente número? Obviamente o culpado era o Mourinho, pois como Solskjaer tem as características de um cara legal todo mundo rende mais, certo? Não foi bem isso o que o fim da temporada 2018-2019 mostrou, com o time eliminado nas quartas da UCL, e uma série de péssimos resultados como um acachapante 4-0 para o Everton no último jogo da temporada, que resultaram no time fora da atual edição da Champions.

Caras como o Mourinho - que em sua passagem pelo United ganhou uma Copa da Liga Inglesa, uma Europa League e foi vice num difícil campeonato inglês sem as contratações que queria em 17-18 - querem sempre 110% dos jogadores, batem de frente com a imprensa quando percebem seus joguinhos, e até mesmo com a direção dos clubes por onde passam. Num mundo em que se você for o cara legal leva #$!@% da de todo mundo, encaram de frente ou ficam à mercê dos ventos do futebol e da opinião pública, facilmente manipulada pela TV. Sabe quem são tidos como favoritos a cair nos clubes europeus recentemente? Zinedine Zidane, mesmo tenho ganhado 3 Champions com o time em três disputadas. Pochetino, que levou o Totenham à final da última edição, e nosso caro Ole Gunnar Solskjaer, que agora é apontado por parte daqueles que formam opinião como alguém que não tem pulso firme com seus comandados.

O Corinthians é gigante. Todo mundo sabe disso e tenta tirar vantagem desse fato. Não à toa tentaram penhorar a taça do mundial, a situação política instiga o problema com a Caixa, e a imprensa se deleita com a possibilidade de continuar tendo tópico para, no conforto do ar-condicionado, continuar tendo assunto pra dizer que está trabalhando.

O agora jogador do São Paulo Daniel Alves tentou se expressar sobre algo relacionado com sua própria experiência, mas deve ter percebido que não possui, nos veículos de comunicação de massa como a TV, a possibilidade de fazê-lo, pois tentaram colocá-lo como vilão ao questionar o conhecimento real desses comentaristas. Quem acompanhou a situação de perto sabe que alguém teve a brilhante ideia de arrumar alguma coisa pra discutir, e a conclusão foi que havia um problema com a posição dele. F_d=-se o trabalho tático do time, o pensamento e o projeto de quem investiu no jogador e o que ele pode agregar para a equipe pela qual joga. O negócio é ter tópico para o debate.

Alguém se lembra de como trataram o Nelsinho Batista quando ele ficou puto com a imprensa, discutiu com repórteres e não quis baixar a cabeça ou fazer média? Foi chamado de descontrolado, passaram a minar o trabalho dele, e ele rapidamente caiu no Palmeiras.

Por essas coisas serem tão recorrentes no futebol, seja aqui, na Espanha ou na Inglaterra, não é difícil traçar um paralelo entre o Mourinho e o Carille, por exemplo, guardadas as devidas trajetórias no futebol. Bate de frente com repórteres, contesta postura de jogadores, exige comprometimento sem passar a mão na cabeça...

Em nosso contexto, ele é a bola da vez. O que conquistou e a identidade que o time estava recentemente construindo já não importam mais. Está marcado. Vejam os debates recentes. É como 'bater em bêbado'. Fácil, fácil...

Leiam as entrelinhas

Goste você do Carille ou não, não seria de bom tom dar a ele o respeito que um profissional como ele merece? Ao não concordar com as ideias, tentar se lembrar ao menos o que ele conquistou em tão pouco tempo pelo clube e se perguntar quantos conseguiram o que ele conseguiu, em curta ou longa carreira? Se lembrar do que aconteceu com o clube sob o comando dos que o sucederam ano passado?

Você, corinthiano, conhece ao menos em parte o time que tem. Como a situação financeira do clube é altamente arriscada. Nosso time não tem a nata dos elencos brasileiros, e se a gestão for responsável, não terá por um bom tempo... Você sabe disso.

Ir pra cima por ir pra cima?

Contra o Palmeiras o time foi, e quase perdeu o jogo porque deu ao Palmeiras a chance de jogar o jogo que lhes deu o título ano passado. O Timão tem um departamento que estuda os adversários muito bem, e continuamente traz bons resultados. Antes de chamar o Cássio de mão-de-alface por causa do gol contra o Ceará, veja como o jogador adversário foi feliz numa bola que é batida aberta por causa da posição do escanteio, cujo tipo de batida foi coberta no treinamento. O próprio atleta admitiu que quis tentar fazer a bola bater em alguém pra ver no que dava. Contra o Flamengo, o time estava em seu melhor momento na partida, e dominando o adversário quando sofreu o gol.

Há equívocos...o Clayson não vai jogar bem todos os jogos, mas não é a porcaria que muitos dizem ser. O gol que classificou o time contra o Fluminense saiu de uma de suas jogadas características. Condenar o 'burro' do Carille por escalá-lo na sequência (no sacrifício pois estava gripado) no lugar do Everaldo (que estava no departamento médico) não é muito sensato...

O pessoal que odeia o Avelar deu um pouco de sossego após suas boas atuações no começo do ano, mas já começaram a cornetar de novo, querendo o Carlos Augusto. Mas aí tem que ignorar o erro de posicionamento dele no primeiro gol sofrido com o Ceará...dá pra entender?

O 'menino' Pedrinho dá um drible sem objetividade jogando contra sub-20s em torneio amistoso e como o Jabá rola solto com as manchetes em algum site por aí o moleque é gênio e tem que jogar no meio contra os profissionais no Brasileiro.

...que tal valorizar nossa identidade?

Organização e comprometimento. Algo que poucos times brasileiros têm hoje.

Escolher os alvos certos na hora de cobrar?

Se falta raça, cobrar essa entrega de que tem que entregá-la. O treinador disse recentemente numa entrevista que não tem que motivar jogador de time grande. E não tem mesmo. Imagine você com o salário desses caras, jogando no Timão, com a Arena praticamente lotada todo jogo e a possibilidade de fazer história. Já pensou?

Adotar o pensamento de que o Corinthians não joga para a imprensa?

Não sei se é uma questão geracional, mas percebo que muitos no meio esportivo podem ser considerados 'mimados' também, já que se não é do jeito que gostam, logo não serve, não funciona... é infinitamente inferior ao glorioso futebol europeu.

Não é difícil notar que a mesma imprensa que adora o futebol de lá e critica o nosso, ignorou convenientemente quão horrorosa foi a final da última Champions, apesar das semis épicas que teve.

Avaliar melhor a noção de que o Carille não sabe fazer o time jogar pra frente e tentar encontrar respostas mais significativas?

Já ouviu falar de um tal Željko Buvač? Não? Mas eu tenho certeza que você sabe quem é o Jürgen Klopp, treinador que fez um enorme sucesso com o Borussia Dortmund, batendo de frente com o poderoso e endinheirado Bayern de Munique...e atual campeão da Champions League com um time extremamente veloz e vertical, em que jogam o fino da bola Mohamed Salah, Sadio Mané e nosso corinthiano 'Bobby' Firmino.

Segundo o zagueiro brasileiro Felipe Santana, Klopp era o cara emocional e tático na época do Borussia. Buvač era o técnico. Seu auxiliar.

Acredito que nosso meio campo ainda precisa de um jogador 'diferente'...aquele cara que possa desequilibrar e quebrar linhas defensivas, e alguém que resolva nas bolas paradas. Mas além disso, assim como o Klopp tinha no Borussia e durante um bom tempo no Liverpool alguém tão qualificado como o Buvač, talvez seja o caso da diretoria encontrar alguém para somar e contribuir com soluções no sentido de aprimorar nossa parte ofensiva, sem destruir de bom o que o time tem hoje.

Tentar entender a pressão que jogadores e especialmente o reinador sentem de ter qualquer coisa que você diz distorcida por motivos comerciais?

Citando o Klopp novamente: em vários momentos ele teve que lidar com repórteres ávidos por manchetes, e em várias delas teve que fazer frente ao sensacionalismo. Quando tentaram tirar de contexto o que ele disse em relação ao Camp Nou, ele foi duro e direto. Num outro caso, ligeiramente riu ao dizer que quem o entrevistava não tinha o menor entendimento do que é o futebol, foi contestado pelo repórter já que ex-jogadores no estúdio tinham uma opinião diferente da dele, manteve seu ponto de vista mas admitiu que estava frustrado com o resultado do jogo.

Ou seja, a vontade de ganhar, a frustração pelo resultado adverso e a forma como as coisas acontecem às vezes demandam experiência. Isso vem com o tempo. Creio que assim como os mais novos do time precisam evoluir para partidas mais importantes, o Carille também, no trato com a imprensa. Faz parte.

...

Se você leu este texto até aqui, obrigado! Gastei um tempinho (haha) colocando esses pensamentos por aqui, e ficarei bastante contente se tiver contribuído para uma conversa mais significativa.

Como todo corinthiano, só quero o bem do clube. Entendo que muitas pessoas ficam frustradas com o momento do time, e a cobrança por resultados melhores é mais que justificada, no entanto, entendo que o futebol faz parte do entretenimento, de nossa paixão pelo futebol, mas não deve se tornar motivo de martírio ou ódio.

Quem faz do futebol um produto, embora não diretamente trabalhe para motivar esses sentimentos, indiretamente se alimenta deles, e questões como ética e valores adquirem um certo tom de cinza sob a justificativa de manter a 'paixão' acesa. Se não fosse assim, ameaças de morte como aquelas que enviaram aos nossos caros rivais alviverdes não teriam a cobertura que tiveram, e não se fomentariam crises atrás de crises em nosso futebol por irresponsáveis na gestão dos clubes e na forma como é feita a cobertura do que acontece neles.

Momentos como aquele em que invadiram as dependências do clube em 2014 e tudo o que aconteceu naquele dia não podem ser vistos como reflexo do amor incondicional pelo nosso time, mas como algo que não mais fará parte de nossa história.

Abraço a todos... E vai, Corinthians!

Responder ao post do Rodolfo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Juninho Azevedo

    Romero é um bagre

    Última resposta há 1 segundo por Danilo Fernandes

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luca Orleans

    Atenção! Carol chegou nois dois milhões!

    Criado em 7 segundos por Luca Orleans

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Thélio Caudinski

    Pela primeira vez vendo o Corinthians e na minha cidade... Como foi em Cascavel

    Última resposta há 7 segundos por Carlos Augusto

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Melhores jogadores do Corinthians no Paulistão

    Última resposta há 8 segundos por Danilo Fernandes

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 12 segundos por Vinícius Oliveira

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Pereira dos Santos

    Na final não deveria emprestar

    Última resposta há 18 segundos por Fagner

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de thalyson oliveira

    Aiii mais o amistoso poderia ser na arena

    Última resposta há 23 segundos por Erick Ribeiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Ayrton Faria

    Esse cara enche nossos olhos e alimenta nossa ALMA

    Criado em 2 minutos por Ayrton Faria

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roberto Carvalho

    O Fagner fez a falta?

    Última resposta há 38 segundos por Leonardo Ribeiro de Novaes

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Erik Cortez

    Caca

    Última resposta há 41 segundos por Flávio Vieira

    11respostas

    acessar o tópico