Post de Marcos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não acho errado o ponta voltar para marcar, sempre pedimos laterais que subam ao ataque e que saibam cruzar

O lateral vai cansar e terá mais chances de errar quando estiver na defesa com isso acho importante a presença do atacante para ajud3

em Bate-Papo da Torcida > Aposentadoria do assistente de lateral

Em resposta ao tópico:

Desde 2009 o Corinthians criou uma forma de jogo, que valorizava demais o volante que entra na área, o tal 'homem surpresa', isso consagrou Elias, Paulinho, Jucilei, Maycon, Bruno Henrique...

Mas pra isso, o Corinthians teve que recorrer, a ajuda dos 'pontas' no trabalho de marcação ao lateral adversário. Durante um tempo isto funcionou bem, pois tínhamos jogadores como Dentinho, Jorge Henrique, Sheik, William, Romarinho...que tinham físico pra fazer isto, e também habilidade pra resolver na parte técnica.

Mas nos últimos anos, nossos atacantes que tecnicamente estavam longe destes citados, começaram a se submeter apenas a este papel.

Provavelmente esta semana o Corinthians anuncia um segundo volante, que segundo relatos (assisti poucos jogos dele), é mais construtor do que definidor de jogadas, um cara que dá ritmo ao time, e infiltra pouco na área adversária, prefere ir buscar a bola nos pés dos zagueiros e começar a criação.

Muito provavelmente, isto também trará mudanças no sistema de marcação, com um volante que não chega tanto a área, não terá tanta a necessidade da cobertura dos atacantes ao lateral, pepel que historicamente era do volante (Lógico que vão ajudar, no futebol de hoje, todos marcam e todos jogam).

Acho veremos com menos frequência, nossos atacantes indo até a linha de fundo defensiva. Será uma mudança grande de ideia de jogo.

Responder ao post do Marcos

Réplicas desse post

Avatar de Jefferson

Por Jefferson que tem 7199 posts no fórum
em 03/01/2020 às 11:31

Tem que ajudar, mas como era principalmente com Carille que privilegia marcar pra depois atacar, isso atrapalha o ataque, por que esses pontas abre espaços pra atacantes que depende deles chegar pra tabelas, cruzamentos...acho que isso vai beneficiar nossos 3 atacantes, são tudo finalizador, esperança que isso consiga fazer o time criar mais do que foi ano passado, que em certo momento era lanterna do campeonato nesse número, melhorou com Coelho no comando...mas elenco não ajudava..

Avatar de Caio

Por Caio que tem 16754 posts no fórum
em 03/01/2020 às 12:13

Eu também não. Só que no Corinthians era exagerado.

Hoje em dia todos os times fazem isto, mas não da forma exagerada que o Corinthians fazia.

Avatar de João

Por João que tem 1370 posts no fórum
em 03/01/2020 às 16:17

Concordo contigo e digo mais, enquanto o time não tiver um meia armador camisa 10 clássico para flutuar no meio campo sem responsabilidade nenhuma de marcação para criar jogadas, iremos depender desse estilo de jogo com os laterais apoiando (e para isso os pontas auxiliando na marcação)