Venha fazer parte da KTO
x

Post de Wladmir no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sua análise é perfeita.

A questão que impede o clube de avançar em seu patamar financeiro é a administração amadora que impera hoje no clube.

É preciso compreender isso.

Da forma como o clube é gerido hoje, não há como reivindicar administração moderna, transparente, saneamento de dívidas e time de futebol forte e competitivo.

em Bate-Papo da Torcida > Análise é dura, mas é bem realista: precisamos apoiar!

Em resposta ao tópico:

Vamos lá, Fiel! Eu sou um grande crítico dessa diretoria e até das viajadas na maionese que a galera do fórum está aqui.

Eu vou tentar elucidar algumas coisas e espero que a gente possa, caso queiram, fazer um bate papo saudável sobre o tema.

Estruturei em tópicos:

- Corinthians e Flamengo são os únicos times do Brasil que possuem capacidade de demanda de mercado para gerar receitas de alto patamar e ditar tendências de engenharia financeira da comunidade dos demais clubes. Em palavras simples: são os únicos clubes que os patrocinadores têm real interesse, por ter maior torcida povão, espalhadas pelo Brasil e que possui poder político para qualquer coisa, inclusive implodir o Clube dos 13, como fizemos no passado.

- Corinthians e Flamengo, até 2011, não tinham pretensão de ter estádio.
Flamengo jogava no Maracanâ (público) e o Corinthians no Pacaembú (público).

- Após visita de gestores do Barcelona, Corinthians adotou o maior conselho em construir uma arena para o clube, pois as receitas seriam explosivas. Lembro desse termo que o Rosemberg usou na época: explosivas!

- Construíram uma arena em um modelo de negócio amador, sem fechar naming rights e acreditando que o apoio político do Lula seria suficiente para vender o nome para qualquer grande grupo. Muito se falou em Emirates, Ambev, Bradesco, Chevrolet...

- Estranhamente, após impeachment da Dilma e condenação do Lula, o Corinthians passou se ferrar nos acordos da Arena, expondo crises e mais crises, além de vários episódios de calote (marmita, luz, etc).

- Hoje, o Corinthians tem uma trolha de um financiamento aberracional pra pagar, em uma arena de mais de um bilhão e não temos previsão concreta de reversão disso. 'Ahh vai assinar o acordo, Odebrecht isso, aquilo', mas não se anuncia e nem se publica a transparência das contas da Arena.

- Desde a Medial em 2008, ditamos o valor de mercado de patrocínio (ESTANDO NA SÉRIE B) e na sequência, aumentamos o nosso patamar (e do Flamengo) para receita de TV.

- Hoje, não conseguimos ter fôlego financeiro para contratar ninguém de forma autônoma. Sempre precisamos de investidores (Elenko Sports, patrocinadores, antecipação da Nike)... Nosso foco desde então foi pegar refugo ou jogadores corinthianos que estavam sem contrato. Os jogadores comprados, foram sempre parcelados através de negócios estranhos.

- Nem vou comentar a incrível 'falta de habilidade de negociação' em não conseguir vender nenhum nome acima de 50 milhões. Somos campeões da Copinha direto e não vendemos nada. Não é pecado e nem errado seguir exemplo de São Paulo, Inter, Santos e agora, Flamengo (Vinícius Jr, Paquetá e Reiner deram mais grana ao Flamengo que o % de direito que o Corinthians recebeu em todas as vendas que tivemos desde 2010!).

- Palmeiras fez um modelo de arena diferente onde perde o controle da arena, mas tem total liberdade financeira. Não é prejudicado a longo prazo, desportivamente falando e, após a arena, ganharam uma Copa do Brasil e dois Brasileiros.

- Muito dos títulos vieram após aporte financeiro da Palmeirense Leila. Por que não atraímos os corinthianos da família Setúbal (Itaú) e da família Safra?

- Alias, a conta chegou para o Palmeiras que não teve boa gestão e não contratou pensando em si. Sua preocupação era sempre entrar em negociação para prejudicar os rivais em se reforçarem. Vide 2017 que tiveram oportunidade de trazer o Gil para a zaga e preferiram gastar o dinheiro com Scarpa, mesmo tendo acabado de trazer o Lucas Lima, somente pelo fato de São Paulo e Corinthians estarem no negócio. Ganhamos o Brasileiro naquele ano, Grêmio ganhou a Libertadores.

- Flamengo olhando para o modelo de negócio dos rivais paulistas, tomou por bom exemplo e não segue por nenhum caminho:

1) não construiu arena
2) vende jogador sem se envolver em trambique nem em questões emocionais
3) investe nos melhores
4) ignora teto de salário caso o business case se pague
5) aprendeu que dinheiro chama dinheiro e que título chama jogador

- Hoje, jogadores como Michael, Pedro Rocha, Pedro, Gustavo Henrique, Thiago Maia e demais preferem escolher Flamengo para jogar pelo salário e pela visibilidade. Além da esportividade. Afinal, mais vale ser campeão reserva do que titular disputando Sul-Americana.

- Corinthians AINDA TEM exatamente a mesma capacidade que o Flamengo. E aí que entra o título do tópico em que precisamos apoiar. Precisamos de basicamente três coisas:

1) TIRAR A TURMA do Sanchez. Sem eles, não há como resolvermos o imbróglio da Arena e transparecer para todos os acordos nebulosos. Além disso, são empresários de ramos 'amadores'. Feirantes, lojistas, etc... (nada contra a profissão, pelo amor de Deus!) mas precisamos de gente que conheça gestão de empresa, que tenha ocupado uma cadeira em multinacional, que entenda a responsabilidade e a dimensão de trabalhar com dinheiro que não é dele.

Precisamos de gestores que paguem 50 mil para um Piton que está começando, mas que destrave e ofereça 1,5 milhão para um craque. Qual craque viria da Europa pra ganhar 120 mil euros no Brasil? Esqueçam!

2) APOIAR O TIME INCONDICIONALMENTE. Jogadores como Pedro Henrique, Piton, Vital, Pedrinho, Vital e Janderson, além de Oya e mais uns do Sub-20, são nossas fontes de renda para elevação de patamar. Assim como o Negueba Jr, Paquetá e Reiner foram para o Flamengo. E essa valorização só com títulos ou boas atuações. PRECISAMOS APOIAR!

3) PARAR DE QUERER JOGADORES NOSTÁLGICOS OU VELHOS. Precisamos de dinheiro e gestão. Dinheiro. Gestão. Money. Management. Fato. Não podemos vender um Carlos Augusto e comprar um Dentinho que não vai dar retorno de futebol nem grana. Não podemos vender um Piton e comprar um Dedé. Não podemos manter Ralf, Jadson... Não podemos pedir Guerrero, Renato Augusto...

Com isso acontecendo, certamente chegaremos no mesmo patamar. Estaremos com grana, com gestão, com uma arena administrada decentemente e principalmente, fazendo frente para quem quiser.

O Corinthians é grande e estão apequenando ele por má gestão!

Responder ao post do Wladmir

Réplicas desse post

Foto do perfil de Felipe

Felipe 1.624 posts

@felipe.melo4 em 13/01/2020 às 09:52

Você disse a palavra mágica: saneamento de dívidas.

Temos que ir por ai!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de renan ferreira da silva

    Eu não duvido nada de Felipão aparecer no Corinthians

    Última resposta há 3 segundos por Marcos Big Marck

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Adriano A

    OFF- Tiago Leifert sobre Cássio

    Última resposta há 3 segundos por Alysson De sao jose

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caosfera Records

    Raniele x Richard Rios

    Última resposta há 8 segundos por Caca Zagueiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fantasma

    Michel Deller

    Última resposta há 9 segundos por Fantasma

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de O BITO DO FORUM

    Dell Valle, tapa na cara do corinthiano

    Última resposta há 10 segundos por Dito Póvoa

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Maurinho Manjarola

    Tite tá de brincadeira...

    Criado em 5 minutos por Maurinho Manjarola

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gladston Corintiano Meneses

    O portuga da china sentiu...

    Última resposta há 26 segundos por Atrako Null

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Xavier

    Marcos ídolo da porcada tendo que passar a visão

    Última resposta há 34 segundos por Thi Dantas

    52respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 46 segundos por João Batista M. Cardoso

    151respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    46 milhões de euros

    Última resposta há 1 minuto por Murilo Santos

    2respostas

    acessar o tópico