Venha fazer parte da KTO
x

Post de Vagner no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ótimo tópico, pena que vai ter gente que vai ler e ainda sim não vai ter calma, e alguns que se vacilar não vão nem ler e sim criticar

em Bate-Papo da Torcida > Porque não está funcionando

Em resposta ao tópico:

O conceito de jogo do TN é extremamente estratégico, praticamente maquiavélico.

Guarde a palavra 'bloco'.

A defesa fica muito exposta? Fica. Daqui a pouco explico o porquê.

Porém, o time só irá perder o jogo em 1 condição. E vocês já observaram isso, porém a maioria não deve ter percebido a razão.

Condição - excesso de desperdícios de oportunidades de gol ou falta de criação de oportunidades de gol + tomar gol(s) de bobeira.

O estilo de jogo é amassar o outro time o máximo de tempo possível, com todo o time no ataque, levar o time compactado junto, movimentar o time como se fosse um bloco de peças fixas, onde avançam todos em mesma proporção. É um modelo moderno e extremamente eficiente SE executado com maestria.

O time só será capaz de executar ese modelo com maestria através de muito treino, muita repetição, porque os jogadores precisarão mudar determinados comportamentos, como o 'vou resolver sozinho', que desperdiça muitas boas oportunidades de gol. Era a grande característica do mítico Clayson, inclusive. Seu Janderson, seu Everaldo, seu Love, seu Vital ainda tem bastante disso. E isso atrapalha o time. Porque nesse modelo de estratégia, não pode haver ego. Estão todos no mesmo barco. O gol não é do jogador X ou Y, é do bloco. Lembra? Todos avançam numa mesma proporção.

Para o time 'jogar por música', é preciso eliminar os egos. F#da-se quem vai anotar o gol. Não importa se vários terão poucos gols ou se o Boselli vai ter 250 gols na temporada. Se ele tiver, quem ganhou foi o time, o Corinthians, não o Boselli.

O time precisa finalizar mais do que finalizava o ano passado? Com absoluta certeza. Mas não pode ser finalizar por finalizar, precisa finalizar com inteligência. E é exatamente esta palavra que nos fez perder e empatar jogos que poderíamos ter ganhado.

Faltou inteligência.

O time é para ser um bloco, que vai e volta junto. Obviamente o cansaço comprometerá em algum momento um ou outro jogador. Entretanto, se bem executada a formação de bloco, o cansaço chegará mais lentamente. Porém, a falta de inteligência do bloco, possivelmente por falta de entrosamento, falta de exaustivas repetições, exaustivas orientações, fez com que a inteligência, ou a falta dela, comprometesse nossos resultados.

Reparem bem, a maioria dos jogos o time amassou o adversário, com certas limitações de nosso lado sim, tudo bem, mas fizemos jogos muito mais consistentes que os adversários, mesmo perdendo o jogo.

Mas... O que nos fez perder?

Passes errados que deixaram a defesa aberta, faltas 'bobas' como a do Fagner ou a do Amarilla (o Gil nem encostou no adversário), jogadas aéreas de bola parada que não soubemos afastar adequadamente e também tivemos um pouco de azar..

O modelo de bloco só será extremamente eficiente se o bloco concluir a jogada 'para um fim de linha'. Onde fim de linha seria: gol, linha de fundo, lateral ou falta. Por que isso?

Porque, com a bola obrigatoriamente parada por um destes motivos acima, o bloco inteiro se recompõe e deixa de expor a zaga, reduzindo absurdamente os riscos de tomar gol. Se a bola é perdida por erro de passe, principalmente entre zagueiros ou volantes, a defesa está exposta e é um 'Deus nos acuda', que nos fez tomar gols bobos com o outro time finalizando somente aquela vez no jogo praticamente.

O Athletico só teve TANTO êxito com o TN por causa de uma única coisa: o bloco jogava por música. E para um bloco jogar por música é necessário muita obediência tática e ZERO ego. O gol não é do jogador X ou Y, é do bloco. Mais vale deixar o companheiro concluir sem goleiro do que tentar chutar com goleiro e zagueiro fechando o ângulo. É preciso sempre buscar a melhor posição para a melhor conclusão. E o Athletico teve isso em praticamente todos os jogos.

Não estamos tão longe de nosso time ser um bloco que joga por música. Falta reduzir o ego de alguns, fazer o time todo (incluindo reservas) entender que estão TODOS no mesmo barco e o time todo ganha quando fazemos mais gols que o adversário, e repetir muito, treinar muito, para ficar natural a obediência tática.

O Corinthians pode não ter um elenco incrível, mas pode sim se tornar um bloco extremamente eficiente e que joga por música, como a Alemanha dos 7x1, que nos provou que a obediência tática, e exaustão nas repetições e jogar para o time, sem ego, podem fazer qualquer elenco que esteja do outro lado passar vergonha.

A nós cabe cobrar apenas a concentração e a doação dos jogadores que temos, mesmo aqueles que não gostamos, afinal, é isso que temos pra hoje. Ramirinho, por exemplo, ano passado muito criticado, esse ano dando show.

Nosso time pode jogar por música, e nós podemos escolher apoiá-lo para que isto ocorra ou ficar de mimimi e críticas que só vão gerar murmurinho da imprensa e situações de desconforto no elenco. Que caminho você prefere?

Ah, e só para lembrar os menos atentos, para o bloco jogar por música, com maestria, o nome do maestro é Tiago Nunes.

Espero que esse textão tenha sido bacana para você que teve paciência e coragem de ler até aqui.

Vai Corinthians!

Responder ao post do Vagner

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Luan Santos

    Globo

    Última resposta há 1 minuto por Diego Silva

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pinguim de Madagascar

    Mas sabe ser bonita essa danada

    Última resposta há 1 minuto por Disruptivo

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Bundagner

    Real Madrid é o time que melhor trata seus ídolos no mundo!

    Última resposta há 2 minutos por Perdigão júnior

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Magno

    Parece que o Cássio perdeu um pouco a moral

    Última resposta há 2 minutos por Diego Silva

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Especialista explica os problemas táticos do Corinthians!

    Última resposta há 3 minutos por Almir Rosa

    250respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fantasma

    Tem que ser assim

    Criado em 1 hora por Fantasma

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Estevão Pinel

    E a semana da transparência?

    Última resposta há 7 minutos por Perdigão júnior

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Paulo Paixão

    A opinião emocionada do futebol reflete a vida

    Última resposta há 7 minutos por José Roberto Cerioni

    64respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de VIÚVA VP

    O jeito vai ser esperar o VP

    Última resposta há 8 minutos por Self Made Man

    82respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Geison Mariano

    Escalação

    Última resposta há 10 minutos por Geison Mariano

    1resposta

    acessar o tópico