Venha fazer parte da KTO
x

Post de Biodados no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ou porque o PH falha e o Camacho dá pouca proteção.

em Bate-Papo da Torcida > Porque não está funcionando

Em resposta ao tópico:

O conceito de jogo do TN é extremamente estratégico, praticamente maquiavélico.

Guarde a palavra 'bloco'.

A defesa fica muito exposta? Fica. Daqui a pouco explico o porquê.

Porém, o time só irá perder o jogo em 1 condição. E vocês já observaram isso, porém a maioria não deve ter percebido a razão.

Condição - excesso de desperdícios de oportunidades de gol ou falta de criação de oportunidades de gol + tomar gol(s) de bobeira.

O estilo de jogo é amassar o outro time o máximo de tempo possível, com todo o time no ataque, levar o time compactado junto, movimentar o time como se fosse um bloco de peças fixas, onde avançam todos em mesma proporção. É um modelo moderno e extremamente eficiente SE executado com maestria.

O time só será capaz de executar ese modelo com maestria através de muito treino, muita repetição, porque os jogadores precisarão mudar determinados comportamentos, como o 'vou resolver sozinho', que desperdiça muitas boas oportunidades de gol. Era a grande característica do mítico Clayson, inclusive. Seu Janderson, seu Everaldo, seu Love, seu Vital ainda tem bastante disso. E isso atrapalha o time. Porque nesse modelo de estratégia, não pode haver ego. Estão todos no mesmo barco. O gol não é do jogador X ou Y, é do bloco. Lembra? Todos avançam numa mesma proporção.

Para o time 'jogar por música', é preciso eliminar os egos. F#da-se quem vai anotar o gol. Não importa se vários terão poucos gols ou se o Boselli vai ter 250 gols na temporada. Se ele tiver, quem ganhou foi o time, o Corinthians, não o Boselli.

O time precisa finalizar mais do que finalizava o ano passado? Com absoluta certeza. Mas não pode ser finalizar por finalizar, precisa finalizar com inteligência. E é exatamente esta palavra que nos fez perder e empatar jogos que poderíamos ter ganhado.

Faltou inteligência.

O time é para ser um bloco, que vai e volta junto. Obviamente o cansaço comprometerá em algum momento um ou outro jogador. Entretanto, se bem executada a formação de bloco, o cansaço chegará mais lentamente. Porém, a falta de inteligência do bloco, possivelmente por falta de entrosamento, falta de exaustivas repetições, exaustivas orientações, fez com que a inteligência, ou a falta dela, comprometesse nossos resultados.

Reparem bem, a maioria dos jogos o time amassou o adversário, com certas limitações de nosso lado sim, tudo bem, mas fizemos jogos muito mais consistentes que os adversários, mesmo perdendo o jogo.

Mas... O que nos fez perder?

Passes errados que deixaram a defesa aberta, faltas 'bobas' como a do Fagner ou a do Amarilla (o Gil nem encostou no adversário), jogadas aéreas de bola parada que não soubemos afastar adequadamente e também tivemos um pouco de azar..

O modelo de bloco só será extremamente eficiente se o bloco concluir a jogada 'para um fim de linha'. Onde fim de linha seria: gol, linha de fundo, lateral ou falta. Por que isso?

Porque, com a bola obrigatoriamente parada por um destes motivos acima, o bloco inteiro se recompõe e deixa de expor a zaga, reduzindo absurdamente os riscos de tomar gol. Se a bola é perdida por erro de passe, principalmente entre zagueiros ou volantes, a defesa está exposta e é um 'Deus nos acuda', que nos fez tomar gols bobos com o outro time finalizando somente aquela vez no jogo praticamente.

O Athletico só teve TANTO êxito com o TN por causa de uma única coisa: o bloco jogava por música. E para um bloco jogar por música é necessário muita obediência tática e ZERO ego. O gol não é do jogador X ou Y, é do bloco. Mais vale deixar o companheiro concluir sem goleiro do que tentar chutar com goleiro e zagueiro fechando o ângulo. É preciso sempre buscar a melhor posição para a melhor conclusão. E o Athletico teve isso em praticamente todos os jogos.

Não estamos tão longe de nosso time ser um bloco que joga por música. Falta reduzir o ego de alguns, fazer o time todo (incluindo reservas) entender que estão TODOS no mesmo barco e o time todo ganha quando fazemos mais gols que o adversário, e repetir muito, treinar muito, para ficar natural a obediência tática.

O Corinthians pode não ter um elenco incrível, mas pode sim se tornar um bloco extremamente eficiente e que joga por música, como a Alemanha dos 7x1, que nos provou que a obediência tática, e exaustão nas repetições e jogar para o time, sem ego, podem fazer qualquer elenco que esteja do outro lado passar vergonha.

A nós cabe cobrar apenas a concentração e a doação dos jogadores que temos, mesmo aqueles que não gostamos, afinal, é isso que temos pra hoje. Ramirinho, por exemplo, ano passado muito criticado, esse ano dando show.

Nosso time pode jogar por música, e nós podemos escolher apoiá-lo para que isto ocorra ou ficar de mimimi e críticas que só vão gerar murmurinho da imprensa e situações de desconforto no elenco. Que caminho você prefere?

Ah, e só para lembrar os menos atentos, para o bloco jogar por música, com maestria, o nome do maestro é Tiago Nunes.

Espero que esse textão tenha sido bacana para você que teve paciência e coragem de ler até aqui.

Vai Corinthians!

Responder ao post do Biodados

Réplicas desse post

Foto do perfil de Carlão

Carlão 794 posts

@carlos.tirelli em 29/02/2020 às 14:23

Você não leu, né?

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de antonio trindade

    Me tragam o Camacho mas não me tragam o Gabriel de volra

    Última resposta há 6 segundos por JOKER 1jz

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Animes Em Geral

    A politicagem dentro do Corinthians vai destruir o clube assim como destruiu o Vasco

    Última resposta há 18 segundos por João Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Xavier

    Segundo análises, Cássio é o segundo pior goleiro na temporada

    Última resposta há 22 segundos por Gerson Neyviton

    121respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Professor girafales

    Sabem bem para onde a gratidão vai nos levar né?

    Última resposta há 30 segundos por João de Oliveira Dutra Jr

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 44 segundos por Larissa Martins

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de D Crash

    E o Arthur Sousa?

    Última resposta há 48 segundos por Ninja da Fiel

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pelé Rei

    Off: Rogério Ceni e Marcos em fim de carreira

    Última resposta há 56 segundos por Holy Kid

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano sofredor !!

    Não sei se vocês assistem o Corinthians TV!

    Última resposta há 1 minuto por Bruno Araújo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mestre do futebol

    Off- Filha do Ronaldinho?

    Última resposta há 2 minutos por VIÚVA VP

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Haaland Corinthiano

    Fui contra SAF por muito tempo. Até pela frase "é o time do povo"

    Última resposta há 2 minutos por João Corinthians

    19respostas

    acessar o tópico