Venha fazer parte da KTO
x

Post de Bruno no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Se o problema é o os 'Pontas', porque não jogar com 3 Zagueiros e usar Piton e Fagner como pontas? Não vale a aposta? Acho que seria uma boa.

em Análise dos jogos > Estatísticas e análise tática do jogo Corinthians x Ituano

Em resposta ao tópico:

O que mudou do último jogo pra cá? Yony Gonzalez no lugar do Janderson, mesmo estilo de jogo...não parece que foram grandes mudanças, né? A intenção real do Tiago Nunes, aparentemente, foi jogar num 4-3-3 com Yony e Everaldo abertos, e sim, vimos um bom jogo...mas não tão impactante. No primeiro tempo finalizamos mais ao gol, mas no segundo tempo erramos muito, por conta do desespero...pergunta pra reflexão: de que adianta atacar com desespero?! Ainda mais quando Boselli mal é acionado. No decorrer desse artigo vocês vão entender o porquê de não termos feito gol no final. Alerta de spoiler: teimosia parece ser o padrão, tanto quanto nos anos anteriores...

No mapa que mostra em qual setor do campo a bola ficou mais (esses com os círculos) observem que dessa vez povoamos mais o meio-campo, que permaneceu assim no segundo tempo...Cantillo tentou acionar Everaldo; Luan também acionava Everaldo, justo o que devíamos ter feito no último jogo. Mas também acionaram Yony, que fez uma bela duma fogueira no ataque – por isso que na minha última publicação eu pedi Yony de titular. O único problema é que ele errou muitos chutes.

Mas Everaldo não foi inútil: foi ele quem deu a assistência para o gol do Luan. Aliás, minha gente...e se eu disser que o time finalizou mais ao gol graças ao Everaldo?

Olhem só esse ranking de assistências de gol no primeiro tempo – e olha quantas vezes Everaldo deu assistências. Isso se deve porque Cantillo e Luan estavam próximos, ao contrário do último jogo. Foi definitivamente uma melhora bastante visível, que faz ter esperanças para o futuro. E no segundo tempo Everaldo ainda foi útil nesse sentido.

Aí o jogo fica beeeeeem mais truncado...com o Ituano nos dando bons sustos, ainda que poucos. No últimos minutos, o torcedor com certeza estava com os olhos estourando de raiva por causa do time: desespero total, sem organização, tudo na base da afobação...mas quando se trata de Corinthians é isso: é impressionante o fato de que quando o time ganha ficam relaxados, só na defesa e nem atacam; mas quando tomam o empate e a virada ou estão ameaçados a serem desclassificados, aí vira um caô de correria e desespero pra marcar o gol! E não adianta o Love dizer: “ah, mas nós criamos bastante, finalizamos mais, não sei se é questão de sorte...” Não é sorte: é teimosia mesmo, de anos sem conta. Isso é o resumo do segundo tempo. E, além do mais, no segundo tempo, o Corinthians finalizou 6 vezes, mas nenhum para o gol. Pra quê me foi tirar o Boselli?!?!?!

Mas se o Corinthians atacou mais no segundo tempo, se deve justamente a Araos: seu posicionamento fez com que os adversários preocupassem mais com ele do que outro qualquer. Era melhor ter, de repente, colocado Lucas Piton ao invés de Janderson, e de repente colocar Love, mas para tirar Camacho. E nem preciso dizer que eu fiquei louco aos olhar os dados de interação entre jogadores continuar sendo, em sua maioria, dos zagueiros – mais que no último jogo, como vocês veem acima! Isso dói até nos nervos!

Agora observem o mapa de calor de Camacho, Luan e Araos e observem como o fato de eles saberem se posicionar bem poderia mudar todo o jogo caso o técnico, ao invés de ser teimoso em manter passes entre a zaga, insistisse em povoar o meio campo com eles. Imagine ainda se Cantillo ou Camacho se infiltrassem na área!

CONCLUSÃO

É claro que entendo o Tiago Nunes em manter o mesmo time do jogo anterior, com a alteração de Yony: como o Ituano é um time que não é bom para atacar, também não tem uma boa defesa quando pressionada. Mas de nada adianta saber disso se continuar permanecendo nesses erros:

Ø Manter a ideia tosca de fazer os zagueiros trocarem a bola entre eles.

Ø Prender Camacho e Cantillo a esse esquema.

Ø Fazer Luan e Boselli de idiotas, num desespero compreensível.

Ø Negligenciar a importância de Boselli.

Ø Negligenciar a importância de Araos e Vital.

E concordo que o erro dessa partida é de responsabilidade do técnico, que colocou Janderson ao invés de, na minha opinião, Lucas Piton. Concordo que o ataque deve começar pela defesa, mas não desse jeito. Yony precisa caprichar mais nas finalizações. Everaldo tá de parabéns hoje, foi muito útil no primeiro tempo, e no segundo também, certamente o melhor da partida, por incrível que pareça: deu muitas assistências e fez corretamente sua função, me fez repensar sobre ele; aliás, Everado é para partidas como esse mesmo, não contra um Palmeiras ou São Paulo, por exemplo – porque o fato de ele fazer o que faz deixa o lado esquerdo desprotegido. Não é só Fagner que deve cruzar, e Everaldo tem que melhorar nisso. Quanto a desarmes, Carlos Augusto tá de parabéns: desarmou muito, e Luan também, mas alguém avise o Tiago que ser volante não é a função dele. E Yony, faça-me o favor de não perder tantas bolas quanto perdeu hoje, fora isso certamente deu dor de cabeça ao Ituano.

Não me preocupo com a classificação do Corinthians, me preocupo com o rebaixamento. Precisamos nos aperfeiçoar. Deem tempo ao Tiago, ainda acredito nele, acho que depois desse jogo ele deve ter percebido quais são seus erros. Devemos ser assertivos, não agressivos.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Bruno

Réplicas desse post

Foto do perfil de All

All 23.746 posts

@all.colatra em 16/03/2020 às 12:33

Na verdade o Thiago Nunes fez mais ou menos isso só que com uma variação tática. Em certos momentos o Carlos que é um lateral defensivo se tornava um terceiro zagueiro, o Everaldo fazia um ala esquerdo, isso dava liberdade para o Fagner jogar mais avançado pela direita e do González encostar mais por dentro no Boselli, mas acho que a questão não é muito tática, o time precisa melhorar coletivamente e parar de cometer erros individuais seja lá na frente ou na defesa. Vejo os jogadores sem confiança também...

Foto do perfil de Takeyuti

Takeyuti 817 posts

@take61 em 16/03/2020 às 12:08

Só vejo um problema no 3 /5/2...tanto Gil quanto Pedro Henrique são muito lentos, sem falar que a saída de bola do Gil é horripilante.

Para se jogar com 3 zagueiros, o homem da sobra tem que ser veloz para cobrir os outros dois e, ao mesmo tempo os dois tem que ter bom passe.

Treinando acho que pode dar certo desde que se encontre o 3 zagueiro da sobra

Foto do perfil de Sandra

Sandra 162.191 posts

@sandra.lima4 em 16/03/2020 às 10:11

Boa sua colocação Bruno.

Agora vamos torcer para o T.Nunes enxergar isso;

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Safio Corinthians

    Se o Pinóquio Melo renovar com o Safagner e o Alfassio

    Última resposta há 5 segundos por Vanderley Dias Kelnox

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Professor girafales

    O Corinthians acabou depois da saída desse cara aqui

    Última resposta há 13 segundos por Patric Breda

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri m.

    Roque citadini: Acórdão entre Augusto e andrez

    Última resposta há 50 segundos por David M

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Manuel

    É só o banco de reservas cara!

    Última resposta há 51 segundos por Igor Cardozo dos Santos

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Ferreira

    Olhar o Rival Perder do por 2x0 na altitude e virar o jogo é deixar nós mais pra baixo!

    Última resposta há 55 segundos por Adriano *

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clint Corinthiano

    O Corinthians se apequena à medida que o maior rival só cresce

    Última resposta há 1 minuto por Dudu Costa Nrowe

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Sandra Lima

    Raul Gustavo pelo Instagram

    Última resposta há 1 minuto por Leandro Ferreira da Silva

    39respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de manoel gomes

    Botafogo mudou da água para o vinho

    Última resposta há 2 minutos por David Alves

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vanderley Dias Kelnox

    Romarinho

    Criado em 19 minutos por Vanderley Dias Kelnox

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Moraes

    O time é a atual diretoria são horríveis, o momento é péssimo…

    Última resposta há 2 minutos por Palhaço Duilio

    1resposta

    acessar o tópico