Venha fazer parte da KTO
x

Post de Jorge no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Boa análise.

Só não concordo com a questão do Boselli. Ontem, ele foi péssimo, pois perdeu pelo menos dois gols feitos. Ainda assim, o teria mantido para a entrada do Love. Na verdade, teria colocado Love, e não o Janderson, no lugar do Camacho, ao invés de tirar o Cantilho.

Com relação a Piton x Carlos, em que pese este último ter desarmado bem e tudo o mais, contra o Ituano, em casa (mesmo sem torcida), era Piton de titular sem pensar.

No mais, ainda que eu tenha quase quebrado a TV ontem, senti uma melhora no time, mas ainda muito lenta, principalmente se compararmos com os primeiros jogos da temporada.

Que o derby - se o coronavírus deixar - seja o 'turning point' da bagaça!

em Análise dos jogos > Estatísticas e análise tática do jogo Corinthians x Ituano

Em resposta ao tópico:

O que mudou do último jogo pra cá? Yony Gonzalez no lugar do Janderson, mesmo estilo de jogo...não parece que foram grandes mudanças, né? A intenção real do Tiago Nunes, aparentemente, foi jogar num 4-3-3 com Yony e Everaldo abertos, e sim, vimos um bom jogo...mas não tão impactante. No primeiro tempo finalizamos mais ao gol, mas no segundo tempo erramos muito, por conta do desespero...pergunta pra reflexão: de que adianta atacar com desespero?! Ainda mais quando Boselli mal é acionado. No decorrer desse artigo vocês vão entender o porquê de não termos feito gol no final. Alerta de spoiler: teimosia parece ser o padrão, tanto quanto nos anos anteriores...

No mapa que mostra em qual setor do campo a bola ficou mais (esses com os círculos) observem que dessa vez povoamos mais o meio-campo, que permaneceu assim no segundo tempo...Cantillo tentou acionar Everaldo; Luan também acionava Everaldo, justo o que devíamos ter feito no último jogo. Mas também acionaram Yony, que fez uma bela duma fogueira no ataque – por isso que na minha última publicação eu pedi Yony de titular. O único problema é que ele errou muitos chutes.

Mas Everaldo não foi inútil: foi ele quem deu a assistência para o gol do Luan. Aliás, minha gente...e se eu disser que o time finalizou mais ao gol graças ao Everaldo?

Olhem só esse ranking de assistências de gol no primeiro tempo – e olha quantas vezes Everaldo deu assistências. Isso se deve porque Cantillo e Luan estavam próximos, ao contrário do último jogo. Foi definitivamente uma melhora bastante visível, que faz ter esperanças para o futuro. E no segundo tempo Everaldo ainda foi útil nesse sentido.

Aí o jogo fica beeeeeem mais truncado...com o Ituano nos dando bons sustos, ainda que poucos. No últimos minutos, o torcedor com certeza estava com os olhos estourando de raiva por causa do time: desespero total, sem organização, tudo na base da afobação...mas quando se trata de Corinthians é isso: é impressionante o fato de que quando o time ganha ficam relaxados, só na defesa e nem atacam; mas quando tomam o empate e a virada ou estão ameaçados a serem desclassificados, aí vira um caô de correria e desespero pra marcar o gol! E não adianta o Love dizer: “ah, mas nós criamos bastante, finalizamos mais, não sei se é questão de sorte...” Não é sorte: é teimosia mesmo, de anos sem conta. Isso é o resumo do segundo tempo. E, além do mais, no segundo tempo, o Corinthians finalizou 6 vezes, mas nenhum para o gol. Pra quê me foi tirar o Boselli?!?!?!

Mas se o Corinthians atacou mais no segundo tempo, se deve justamente a Araos: seu posicionamento fez com que os adversários preocupassem mais com ele do que outro qualquer. Era melhor ter, de repente, colocado Lucas Piton ao invés de Janderson, e de repente colocar Love, mas para tirar Camacho. E nem preciso dizer que eu fiquei louco aos olhar os dados de interação entre jogadores continuar sendo, em sua maioria, dos zagueiros – mais que no último jogo, como vocês veem acima! Isso dói até nos nervos!

Agora observem o mapa de calor de Camacho, Luan e Araos e observem como o fato de eles saberem se posicionar bem poderia mudar todo o jogo caso o técnico, ao invés de ser teimoso em manter passes entre a zaga, insistisse em povoar o meio campo com eles. Imagine ainda se Cantillo ou Camacho se infiltrassem na área!

CONCLUSÃO

É claro que entendo o Tiago Nunes em manter o mesmo time do jogo anterior, com a alteração de Yony: como o Ituano é um time que não é bom para atacar, também não tem uma boa defesa quando pressionada. Mas de nada adianta saber disso se continuar permanecendo nesses erros:

Ø Manter a ideia tosca de fazer os zagueiros trocarem a bola entre eles.

Ø Prender Camacho e Cantillo a esse esquema.

Ø Fazer Luan e Boselli de idiotas, num desespero compreensível.

Ø Negligenciar a importância de Boselli.

Ø Negligenciar a importância de Araos e Vital.

E concordo que o erro dessa partida é de responsabilidade do técnico, que colocou Janderson ao invés de, na minha opinião, Lucas Piton. Concordo que o ataque deve começar pela defesa, mas não desse jeito. Yony precisa caprichar mais nas finalizações. Everaldo tá de parabéns hoje, foi muito útil no primeiro tempo, e no segundo também, certamente o melhor da partida, por incrível que pareça: deu muitas assistências e fez corretamente sua função, me fez repensar sobre ele; aliás, Everado é para partidas como esse mesmo, não contra um Palmeiras ou São Paulo, por exemplo – porque o fato de ele fazer o que faz deixa o lado esquerdo desprotegido. Não é só Fagner que deve cruzar, e Everaldo tem que melhorar nisso. Quanto a desarmes, Carlos Augusto tá de parabéns: desarmou muito, e Luan também, mas alguém avise o Tiago que ser volante não é a função dele. E Yony, faça-me o favor de não perder tantas bolas quanto perdeu hoje, fora isso certamente deu dor de cabeça ao Ituano.

Não me preocupo com a classificação do Corinthians, me preocupo com o rebaixamento. Precisamos nos aperfeiçoar. Deem tempo ao Tiago, ainda acredito nele, acho que depois desse jogo ele deve ter percebido quais são seus erros. Devemos ser assertivos, não agressivos.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Jorge

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 6 segundos por Bruno Araújo

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcello Figueiredo

    Imediatismo!

    Última resposta há 15 segundos por ANDERSON DOS SANTOS PAULINO

    264respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    Nesse vitimismo eu não caio! Acha que tá enganando quem?

    Última resposta há 1 minuto por Bruno Araújo

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 4 minutos por willian Silva

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Romero

    Sampaoli no Corinthians

    Última resposta há 5 minutos por Caio Henrique Grunheidt

    100respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érick Jacquin

    Décadas sombrias

    Criado em 5 minutos por Érick Jacquin

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bili Infante

    Vender o PSJ muda o patamar do Corinthians da noite para o dia

    Última resposta há 6 minutos por Sandro Moraes

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Alonso Netto

    Será que estou sendo precipitado ou vocês também estão desesperados com esse futebol medíocre?

    Última resposta há 11 minutos por Bruno Araújo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Corinthians não pode perder esse garoto

    Última resposta há 13 minutos por Cosme Corinthians ghellere

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe RX

    Como pode um time igual o Corinthians não ter tradição em Libertadores

    Última resposta há 15 minutos por Bruno Araújo

    10respostas

    acessar o tópico