Venha fazer parte da KTO
x

Post de Estéfano Soares no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Como já fiz essa semana, vou escrever aqui de forma trabalhada um raciocínio que começou com uma resposta minha a outro tópico do fórum.

De 1998 a 2020, quem foram os técnicos que deram mais certo no Corinthians (independentemente se conquistaram títulos ou não)?

Embora estamos em 2020, vou começar a contagem em 1998, então vai dar um pouco mais de 20 anos:

Vanderlei Luxemburgo: (1998-1999 e 2001)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro (1998), Campeão Paulista (2001), Vice-Campeão da Copa do Brasil (2001)

Destaque do trabalho: Na primeira passagem, além do título brasileiro de 1998, ajudou a montar um dos elencos mais fortes e vitoriosos da história do Clube, aproveitando a parceria com a patrocinadora Hicks Muse. Seu então auxiliar Oswaldo de Oliveira foi seu sucessor. Na segunda passagem, fez um ano vitorioso e por pouco não fez com o Corinthians o que fez com o Cruzeiro em 2003 ao conquistar a chamada tríplice coroa. Saiu muito em função do desgaste com as estrelas do time e á perda da final da Copa do Brasil de 2001 para o Grêmio do técnico Tite.

Oswaldo de Oliveira (1999-2000,2004 e 2016)

Títulos Conquistados: Campeão Paulista (1999), Campeão Brasileiro (1999), Campeão do Mundial de Clubes (2000).

Destaque do trabalho: Na primeira passagem, era auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo e assumiu em Janeiro de 1999 após a saída dele. Ao estilo 'pai carioca', levou o time a algumas das conquistas mais importantes da sua história. Nas demais passagens, não teve êxito e acabou demitido depois de pouco tempo de trabalho.

Carlos Alberto Parreira (2002)

Títulos: Campeão da Copa do Brasil (2002), Campeão do Torneio Rio-São Paulo (2002), Vice-Campeão Brasileiro (2002)

Destaque do trabalho: Comandava um time cheio de estrelas da parceria com a Hicks Muse. Ganhou quase tudo o que disputou com o time. Saiu do Corinthians para assumir a Seleção Brasileira após o Penta.

Emerson Leão (2006)

Títulos Conquistados: Nenhum

Destaque do trabalho: Assumiu o time no meio do Brasileirão de 2006, na época recém-campeão Brasileiro (2005) na zona de rebaixamento, mesmo com um elenco com craques das seleções brasileira e argentina vindos da parceria com a MSI. Entrou em atrito com os medalhões, colaborou para Tevez, Nilmar e Mascherano deixarem o time. Mas comandou uma arrancada que tirou o time da zona de rebaixamento e o deixou em 6 lugar geral no fim do campeonato.

Antônio Lopes (2005)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro (2005)

Destaque do trabalho: Assumiu o o time então comandado pelo auxiliar efetivado Márcio Bittencourt, que estava em 2 lugar no campeonato e começando a perder fôlego, e conduziu o time ao título. Era o time dos 'Galácticos' da MSI, com Roger, Mascherano, Tevez, Gustavo Nery, Jô, Carlos Alberto, Nilmar, Fabio Costa, Marcelo Mattos...

Tite (2004-2005,2010-2013 e 2015-2016)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro (2011 e 2015), Libertadores da América (2012), Mundial de Clubes (2012), Campeão Paulista (2013), Recopa Sul-Americana (2013)

Destaque do trabalho: Na primeira passagem em 2004, fez algo completamente espantoso ao conduzir um time sem jogadores de destaque da zona de rebaixamento ao 5 lugar.

Na segunda passagem, o destaque ficou conquistou o inédito título da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2012, última conquista de um não-europeu.

Na terceira passagem, depois de um desmanche, conduziu o time ao título Brasileiro de 2015 de forma recordista. No ano seguinte, saiu pra seleção.

Mano Menezes (2007-2010 e 2014)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro Série B (2008), Vice- Campeão Copa do Brasil (2008), Campeão Paulista (2009), Copa do Brasil (2009)

Destaque do trabalho: Na primeira passagem, assumiu o time em Dezembro de 2007 logo na semana seguinte ao primeiro rebaixamento do time pra série B do Brasilerião. Comandou a reestruturação do 0 da equipe, montando a base tática que perduraria nos próximos 12 anos no clube e traria não só o acesso á série A, mas a partir da sequência do trabalho, a época mais vitoriosa da história do clube. Na segunda passagem, reestruturou o time acomodado após as conquistas recentes, retirando do clube jogadores como Emerson Sheik e Alexandre Pato, e levou o time de volta á Libertadores ao terminar o Brasileirão em 4 lugar.

Fabio Carille (2016-2018,2019)

Títulos Conquistados: Campeão Paulista (2017,2018,2019), Campeão Brasileiro (2017).

Destaque do trabalho:Na primeira passagem, depois da saída de Tite, o então desacreditado interino assumiu um time chamado pela imprensa na época de '4 Força do futebol paulista', 'desmanche do desmanche'. Montou um time com uma consistência tática perfeita e uma malícia pra grande jogos absurda, a ponto de dominar um futebol paulista com o novo rico Palmeiras. Fez um primeiro turno perfeito e invicto no brasileiro de 2017, o qual foi campeão. Saiu em 2018 após proposta de um time do oriente médio e em 2019 após maus resultados e supostos desentendimentos com elenco, diretoria e torcida.

Eu não quis incluir o Geninho, que tem 2 passagens pelo time e foi campeão paulista em 2003. (Mas pra mim era péssimo como técnico ).

Fora esses, tem uma lista enorme de técnicos que acabou não dando certo.

A lista é longa: Geninho, Márcio Bittencourt, Zé Augusto, Ademar Braga, Daniel Passarela, Cristóvão Borges, Júnior, Jair Ventura, Osmar Loss, Adílson Batista...

Mas eu parei pra pensar: Sabe o que todos esses técnicos mais vitoriosos tiveram em comum? Isso aqui: Todos já chegaram ao clube com moral e com tarimba de já ter tido sucesso em time grande e até Seleção Brasileira.

Todos, menos 2: Oswaldo de Oliveira e Fábio Carille, que eram auxiliares de time e acabaram assumindo e continuando quando o técnico anterior tinha saído.

Luxemburgo já era Bicampeão Brasileiro e Tricampeão Paulista em 1998.

O Parreira de 2002 já era Campeão da Copa do Mundo de 1994, fora outros títulos.

Em 2005 o 'delegado' Antônio Lopes era campeão da Copa do Brasil (1992), Brasileiro (1997), Libertadores (1998) e tinha acabado de ser Vice-Campeão da Libertadores (2005) com o Atlético Paranaense.

O Emerson Leão: Campeão do mundo como jogador (1970) e campeão de vários títulos como técnico, como o Brasileirão de 2002.

Em 2004 o Tite já tinha sido Campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio (2001). Em 2010, já era ídolo e Campeão do Internacional-RS.

Em Dezembro de 2007, Mano Menezes já tinha reerguido o Grêmio rebaixado em 2004 ao acesso em 2005 e ao Vice-Campeonato da Libertadores de 2007.

Será que isso mostra alguma coisa?

Pra mim mostra sim: Pra ter sucesso no Corinthians o técnico já tem que chegar com moral.

Já tem que ter currículo pra botar na mesa e falar 'confia em mim que eu sei o que eu estou fazendo, olha o meu histórico'. Tem que saber lidar com pressão de time grande (e no Corinthians ela normalmente é muito maior), tem que saber lidar com estrelas que também não estão ali por acaso e vivem testando os limites e montando em cima de quem podem. E claro, tem que saber lidar com cartolas fanfarrões e amadores e o famoso jogo de bastidores com empresários, sócios, oposição, etc.

Pra mim, é isso que tem feito falta ao Thiago Nunes. Essa vivência de ter sido campeão, enfrentando todos os dilemas e dificuldades, EM UM TIME GRANDE. Porque com todo o respeito ao trabalho que fez lá, mas time grande o Athletico não é.

Aliás, repararam a forma como a própria imprensa trata desde o começo essa chegada dele? 'A Grande chance da vida dele', 'Primeira Oportunidade de Mostrar Serviço e Time Grande', 'Ele e toda sua equipe vão ganhar 800 mil, bem menos do que outros técnicos mais famosos'...

Tipo, Claro que é bom para o clube pagar manos, mas reparou no sentido oculto dessas palavras? Ele é o 'bom e barato'?

Pra mim o olhar de todo mundo sobre o Tiago Nunes é muito mais uma interrogação, veem ele como uma boa aposta do que como um cara consolidado capaz de trazer a solução para o time, ainda que digam o contrário.

Se isso quer dizer que a única solução é demitir o Tiago Nunes? Na minha opinião, NÃO.

Ele tá apanhando mas consegue SIM dar a volta por cima, DESDE QUE a diretoria mude de postura e abrace o cara de verdade.

Que os diretores também assumam a responsabilidade nas decisões de afastar medalhões sem medo de se queimar com a torcida (Porque só assumir o crédito pela folha de salário ter caído 5 milhões é fácil né? ).Que coloquem a cara a tapa nas derrotas também, que o Duílio fique ao lado do Tiago Nunes nas entrevistas, que blindem o cara da imprensa e da (suposta) panelinha do elenco.

E também que saibam enfrentar as consequências de suas ações extra-campo sem deixar respingar no elenco e no técnico.

Eu não defendo pura e simplesmente mandar o Tiago Nunes embora, MAS eu defendo uma decisão. Ou estão com o cara de verdade ou não.

E outra, se tem panelinha, tá na hora de mostrar se é Sport Club Corinthians ou Sport Club Cássio, Fagner ou quem quer que seja. Já chega!

Só que se for pra mandar o Tiago Nunes embora, tem que vir alguém realmente bom e experiente (ou arrisca um auxiliar de novo, o que tem seu risco e não é sempre que funciona).

Senão, pelo que a gente vê do histórico do clube, não adianta.

em Análise dos jogos > Os únicos técnicos que deram certo no Corinthians nos últimos 20...

Responder ao post do Estéfano Soares

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Corinthians não pode perder esse garoto

    Última resposta há 10 segundos por Bruno Tavares da Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    ESPN pirando com a CPI

    Última resposta há 12 segundos por Magno Amoreira

    39respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Colchãozinho Melo

    Claus envolvido com o esquema de favorecimento as peppas, para a surpresa de um total de 0 pessoas

    Criado em 5 minutos por Colchãozinho Melo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Antônio Carlos selhorst

    Chega de passar pano

    Última resposta há 29 segundos por luiz octavio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jefferson Bck

    Belo texto de Casagrande para São Jorge

    Última resposta há 46 segundos por Vanderley Dias Kelnox

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Christian Rosenkreutz

    Cadê o relatório da E&Y? Cadê a semana da transparência? Cadê os novos parceiros

    Última resposta há 58 segundos por Rafael K

    70respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Rodrigo

    ENQUETE: Bolão: Quantos chutes vai demorar para o Cássio frangar?

    Criado em 1 minuto por Thiago Rodrigo

    1voto

    acessar o tópico
  • Avatar de Pequeno Polegar

    Negociar a renovação com o Caetano que é o quinto reserva?

    Última resposta há 1 minuto por Luis soung ju kim

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dick Duck

    Qual é o seu palpite para o jogo de hoje?

    Última resposta há 1 minuto por Igor Gonçalves

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marcio baranto

    "Nenhuma SAF deu certo"

    Última resposta há 1 minuto por Luis soung ju kim

    4respostas

    acessar o tópico