Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Os únicos técnicos que deram certo no Corinthians nos últimos 20 anos - e o que tiveram em comum

Foto do perfil de Estéfano Soares

Ranking: 5.745º

Estéfano 436 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/03/2020 às 23:37
Por Estéfano Soares (@estefano.soares)

Como já fiz essa semana, vou escrever aqui de forma trabalhada um raciocínio que começou com uma resposta minha a outro tópico do fórum.

De 1998 a 2020, quem foram os técnicos que deram mais certo no Corinthians (independentemente se conquistaram títulos ou não)?

Embora estamos em 2020, vou começar a contagem em 1998, então vai dar um pouco mais de 20 anos:

Vanderlei Luxemburgo: (1998-1999 e 2001)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro (1998), Campeão Paulista (2001), Vice-Campeão da Copa do Brasil (2001)

Destaque do trabalho: Na primeira passagem, além do título brasileiro de 1998, ajudou a montar um dos elencos mais fortes e vitoriosos da história do Clube, aproveitando a parceria com a patrocinadora Hicks Muse. Seu então auxiliar Oswaldo de Oliveira foi seu sucessor. Na segunda passagem, fez um ano vitorioso e por pouco não fez com o Corinthians o que fez com o Cruzeiro em 2003 ao conquistar a chamada tríplice coroa. Saiu muito em função do desgaste com as estrelas do time e á perda da final da Copa do Brasil de 2001 para o Grêmio do técnico Tite.

Oswaldo de Oliveira (1999-2000,2004 e 2016)

Títulos Conquistados: Campeão Paulista (1999), Campeão Brasileiro (1999), Campeão do Mundial de Clubes (2000).

Destaque do trabalho: Na primeira passagem, era auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo e assumiu em Janeiro de 1999 após a saída dele. Ao estilo 'pai carioca', levou o time a algumas das conquistas mais importantes da sua história. Nas demais passagens, não teve êxito e acabou demitido depois de pouco tempo de trabalho.

Carlos Alberto Parreira (2002)

Títulos: Campeão da Copa do Brasil (2002), Campeão do Torneio Rio-São Paulo (2002), Vice-Campeão Brasileiro (2002)

Destaque do trabalho: Comandava um time cheio de estrelas da parceria com a Hicks Muse. Ganhou quase tudo o que disputou com o time. Saiu do Corinthians para assumir a Seleção Brasileira após o Penta.

Emerson Leão (2006)

Títulos Conquistados: Nenhum

Destaque do trabalho: Assumiu o time no meio do Brasileirão de 2006, na época recém-campeão Brasileiro (2005) na zona de rebaixamento, mesmo com um elenco com craques das seleções brasileira e argentina vindos da parceria com a MSI. Entrou em atrito com os medalhões, colaborou para Tevez, Nilmar e Mascherano deixarem o time. Mas comandou uma arrancada que tirou o time da zona de rebaixamento e o deixou em 6 lugar geral no fim do campeonato.

Antônio Lopes (2005)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro (2005)

Destaque do trabalho: Assumiu o o time então comandado pelo auxiliar efetivado Márcio Bittencourt, que estava em 2 lugar no campeonato e começando a perder fôlego, e conduziu o time ao título. Era o time dos 'Galácticos' da MSI, com Roger, Mascherano, Tevez, Gustavo Nery, Jô, Carlos Alberto, Nilmar, Fabio Costa, Marcelo Mattos...

Tite (2004-2005,2010-2013 e 2015-2016)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro (2011 e 2015), Libertadores da América (2012), Mundial de Clubes (2012), Campeão Paulista (2013), Recopa Sul-Americana (2013)

Destaque do trabalho: Na primeira passagem em 2004, fez algo completamente espantoso ao conduzir um time sem jogadores de destaque da zona de rebaixamento ao 5 lugar.

Na segunda passagem, o destaque ficou conquistou o inédito título da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2012, última conquista de um não-europeu.

Na terceira passagem, depois de um desmanche, conduziu o time ao título Brasileiro de 2015 de forma recordista. No ano seguinte, saiu pra seleção.

Mano Menezes (2007-2010 e 2014)

Títulos Conquistados: Campeão Brasileiro Série B (2008), Vice- Campeão Copa do Brasil (2008), Campeão Paulista (2009), Copa do Brasil (2009)

Destaque do trabalho: Na primeira passagem, assumiu o time em Dezembro de 2007 logo na semana seguinte ao primeiro rebaixamento do time pra série B do Brasilerião. Comandou a reestruturação do 0 da equipe, montando a base tática que perduraria nos próximos 12 anos no clube e traria não só o acesso á série A, mas a partir da sequência do trabalho, a época mais vitoriosa da história do clube. Na segunda passagem, reestruturou o time acomodado após as conquistas recentes, retirando do clube jogadores como Emerson Sheik e Alexandre Pato, e levou o time de volta á Libertadores ao terminar o Brasileirão em 4 lugar.

Fabio Carille (2016-2018,2019)

Títulos Conquistados: Campeão Paulista (2017,2018,2019), Campeão Brasileiro (2017).

Destaque do trabalho:Na primeira passagem, depois da saída de Tite, o então desacreditado interino assumiu um time chamado pela imprensa na época de '4 Força do futebol paulista', 'desmanche do desmanche'. Montou um time com uma consistência tática perfeita e uma malícia pra grande jogos absurda, a ponto de dominar um futebol paulista com o novo rico Palmeiras. Fez um primeiro turno perfeito e invicto no brasileiro de 2017, o qual foi campeão. Saiu em 2018 após proposta de um time do oriente médio e em 2019 após maus resultados e supostos desentendimentos com elenco, diretoria e torcida.

Eu não quis incluir o Geninho, que tem 2 passagens pelo time e foi campeão paulista em 2003. (Mas pra mim era péssimo como técnico ).

Fora esses, tem uma lista enorme de técnicos que acabou não dando certo.

A lista é longa: Geninho, Márcio Bittencourt, Zé Augusto, Ademar Braga, Daniel Passarela, Cristóvão Borges, Júnior, Jair Ventura, Osmar Loss, Adílson Batista...

Mas eu parei pra pensar: Sabe o que todos esses técnicos mais vitoriosos tiveram em comum? Isso aqui: Todos já chegaram ao clube com moral e com tarimba de já ter tido sucesso em time grande e até Seleção Brasileira.

Todos, menos 2: Oswaldo de Oliveira e Fábio Carille, que eram auxiliares de time e acabaram assumindo e continuando quando o técnico anterior tinha saído.

Luxemburgo já era Bicampeão Brasileiro e Tricampeão Paulista em 1998.

O Parreira de 2002 já era Campeão da Copa do Mundo de 1994, fora outros títulos.

Em 2005 o 'delegado' Antônio Lopes era campeão da Copa do Brasil (1992), Brasileiro (1997), Libertadores (1998) e tinha acabado de ser Vice-Campeão da Libertadores (2005) com o Atlético Paranaense.

O Emerson Leão: Campeão do mundo como jogador (1970) e campeão de vários títulos como técnico, como o Brasileirão de 2002.

Em 2004 o Tite já tinha sido Campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio (2001). Em 2010, já era ídolo e Campeão do Internacional-RS.

Em Dezembro de 2007, Mano Menezes já tinha reerguido o Grêmio rebaixado em 2004 ao acesso em 2005 e ao Vice-Campeonato da Libertadores de 2007.

Será que isso mostra alguma coisa?

Pra mim mostra sim: Pra ter sucesso no Corinthians o técnico já tem que chegar com moral.

Já tem que ter currículo pra botar na mesa e falar 'confia em mim que eu sei o que eu estou fazendo, olha o meu histórico'. Tem que saber lidar com pressão de time grande (e no Corinthians ela normalmente é muito maior), tem que saber lidar com estrelas que também não estão ali por acaso e vivem testando os limites e montando em cima de quem podem. E claro, tem que saber lidar com cartolas fanfarrões e amadores e o famoso jogo de bastidores com empresários, sócios, oposição, etc.

Pra mim, é isso que tem feito falta ao Thiago Nunes. Essa vivência de ter sido campeão, enfrentando todos os dilemas e dificuldades, EM UM TIME GRANDE. Porque com todo o respeito ao trabalho que fez lá, mas time grande o Athletico não é.

Aliás, repararam a forma como a própria imprensa trata desde o começo essa chegada dele? 'A Grande chance da vida dele', 'Primeira Oportunidade de Mostrar Serviço e Time Grande', 'Ele e toda sua equipe vão ganhar 800 mil, bem menos do que outros técnicos mais famosos'...

Tipo, Claro que é bom para o clube pagar manos, mas reparou no sentido oculto dessas palavras? Ele é o 'bom e barato'?

Pra mim o olhar de todo mundo sobre o Tiago Nunes é muito mais uma interrogação, veem ele como uma boa aposta do que como um cara consolidado capaz de trazer a solução para o time, ainda que digam o contrário.

Se isso quer dizer que a única solução é demitir o Tiago Nunes? Na minha opinião, NÃO.

Ele tá apanhando mas consegue SIM dar a volta por cima, DESDE QUE a diretoria mude de postura e abrace o cara de verdade.

Que os diretores também assumam a responsabilidade nas decisões de afastar medalhões sem medo de se queimar com a torcida (Porque só assumir o crédito pela folha de salário ter caído 5 milhões é fácil né? ).Que coloquem a cara a tapa nas derrotas também, que o Duílio fique ao lado do Tiago Nunes nas entrevistas, que blindem o cara da imprensa e da (suposta) panelinha do elenco.

E também que saibam enfrentar as consequências de suas ações extra-campo sem deixar respingar no elenco e no técnico.

Eu não defendo pura e simplesmente mandar o Tiago Nunes embora, MAS eu defendo uma decisão. Ou estão com o cara de verdade ou não.

E outra, se tem panelinha, tá na hora de mostrar se é Sport Club Corinthians ou Sport Club Cássio, Fagner ou quem quer que seja. Já chega!

Só que se for pra mandar o Tiago Nunes embora, tem que vir alguém realmente bom e experiente (ou arrisca um auxiliar de novo, o que tem seu risco e não é sempre que funciona).

Senão, pelo que a gente vê do histórico do clube, não adianta.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Joslair Mendes

Ranking: 781º

Joslair 3.830 posts

@joslair.mendes em 18/03/2020 às 23:57

Penso exatamente assim, como você eu até disse em um tópico que comentei que falta essa bagagem para o Thiago Nunes, porque ele não tem peito para barrar o Cássio que vem mal faz vários jogos. E sobre a saída do Luxemburgo acho que foi porque ele foi para a seleção se não me engano.

Foto do perfil de Flávio Ferrari

Ranking: 2.078º

Flávio 1.566 posts

@flavio.ferrari em 18/03/2020 às 23:47

Muito extenso po

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Força tarefa pelo Cássio, é isso mesmo?

    Última resposta há 1 segundo por Oilson Amorim dos Reis

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Loro José

    Que time bom esse do Dell Vale

    Criado em 14 segundos por Loro José

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de lucas horns

    Imagina a gente contra esse Del Valle kkkkkkk

    Última resposta há 7 segundos por Marcão

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Breno S

    Até o Paulistão nós eramos o Real Madrid

    Última resposta há 14 segundos por José Roberto

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Narciso Manoel Martins

    Dell valle tem um estilo de jogo parecido com o nosso!

    Criado em 1 minuto por Narciso Manoel Martins

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Fernando de Alvarenga Reis

    Porque Antônio quer sair do Corinthians?

    Última resposta há 25 segundos por Jota caio

    183respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Professor girafales

    Quando o Cássio pedia passagem o Júlio César foi humilde e passou o bastão

    Última resposta há 34 segundos por fabio de oliveira rossi

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alaor Silveira

    Tuca Ferretti pra transformar o CT em um quartel!

    Última resposta há 50 segundos por Alex Sobreira

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Calvo

    António, ainda dá pra salvar seu emprego! Taca o f0d4-se e escale esse time

    Última resposta há 56 segundos por Lucas Seltzer

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adriano A

    OFF- Tiago Leifert sobre Cássio

    Última resposta há 58 segundos por Tiago do Canto Alves

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Paulinho disse que não é falta de padrão de jogo

    Criado em 2 minutos por Falcão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Kevin de Bruyne Corinthiano

    Novo argumento das Cassietes: "O time não faz gols"

    Última resposta há 1 minuto por Marcel

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Orimar Buk

    OFF: Dá Gosto de ver o Del Valle Jogar!

    Última resposta há 1 minuto por Marcão

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de O BITO DO FORUM

    Dell Valle, tapa na cara do corinthiano

    Última resposta há 1 minuto por Maurinho Manjarola

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    Quando vejo um garoto de 16 anos fazendo gol na Libertadores

    Última resposta há 2 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    3respostas

    acessar o tópico