Venha fazer parte da KTO
x

Post de Liédson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Vamos lá:

Grande problema do Streming: Por que a Netflix retira do catalogo algumas coisas? Simples porque ela não pode colocar o que ela quiser, depende do acordo entre ela e a dona dos direitos do filme/série. Basicamente, o Corinthians precisaria fazer um acordo com o dono dos direitos de transmissão das partidas, Globo ou Turner; eles possuem os direitor de transmissão de outros times e sinceramente, duvido que sairia barato. Pois eles dois possuem o monopólio de transmissão tanto offline quanto online

Venda de jogadores: A algum tempo saiu a fala do Tiago sobre o CIFUT estar obsoleto no sentido informacional, ou seja, pouco estava sendo usado. Vamos ver como será na próxima janela

Marketing: A grande questão que eu vejo é; Como esta a MARCA Corinthians?

Veja, a Nike tem um dominio muito grande sobre a gente na questão do material esportivo. A minha duvida é se sobre o controle deles estão apenas os uniformes, outros produtos oficiais podem estar também e talvez por isso vemos menos produtos do time nas prateleiras, por não estar sob nosso controle mais e com quem temos contrato até 2029, provavelmente há uma multa alta o que deve tornar inviável uma ruptura, a não ser que uma nova fornecedora arcasse com os valores

em Bate-Papo da Torcida > Meu plano para reerguer o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Seguinte galera,

Estava pensando aqui e basicamente as receitas de um clube de futebol são essas:

- Cotas de TV

- Patrocínios

- Vendas de jogadores

- Bilheteria na Arena / Sócio-torcedor

-- Cotas de TV --

Em cotas de TV, temos uma das maiores no futebol brasileiro. Ainda assim, creio que conseguiríamos ampliar o quanto o clube consegue arrecadar caso fosse criado um serviço de streaming Corinthians. Seria uma plataforma onde, além de conseguir acompanhar os jogos ao vivo, seria possível rever jogos antigos, clássicos, assim como os documentários e filmes relacionados ao Corinthians.

Só com isso, vamos supor que o preço fosse R$19,99 por mês para a assinatura, em um cenário fácil de atingir de 200.000 assinantes, teríamos no ano R$47.976.000 a mais nos cofres do clube. Além disso, poderíamos fazer cross-selling com pacotes inclusos no Fiel Torcedor, onde o streaming alavancaria o sócio-torcedor e vice-versa.

-- Vendas de jogadores --

Aqui, acho que vale a pena revisar a política de contratações do clube. Infelizmente não temos um cenário financeiro no qual podemos competir sempre pelos maiores destaques do futebol, que está caro atualmente. Sendo assim, creio que uma estratégia que deu muito certo no passado foi a contratação de jogadores aposta como Elias, Paulinho, Jorge Henrique, Romarinho, Rodriguinho, entre outros que fugiam do óbvio dos grandes holofotes do futebol e renderam bastante futebolisticamente falando. É também uma ótima oportunidade de comprar barato e vender caro, no caso dos jogadores que se destacarem.

Os departamentos que receberiam mais investimento seriam as categorias de base e o CIFUT, visto que o CIFUT focaria em encontrar no mercado (brasileiro e sul-americano) essas oportunidades de negociação para o clube contratar melhor e lucrar com as vendas. No caso das categorias de base, vale muito mais a pena formar um jogador do que comprar para repor o elenco, então é preciso ter bastante foco nesse trabalho, assim como integração com o profissional.

-- Patrocínios --

Revisaria todos os contratos de patrocínio atuais, delegaria para alguém da equipe analisar o quanto cada um dos clubes da serie A recebem por cada tipo de espaço. Dessa forma, conseguiríamos identificar rapidamente quais contratos estão defasados em relação ao mercado para conseguir renegociar ou até mesmo encontrar novos patrocinadores. Utilizaria também anúncios na plataforma de streaming como forma de atrair os patrocinadores. Existiria uma equipe na diretoria 100% dedicada a prospecção de patrocínios, formulação de plano de negócios para aproveitar o potencial publicitário do clube e relacionamento com os potenciais parceiros.

No caso da fornecedora de material esportivo, abriria conversas com a Adidas para manter uma competição saudável com a Nike, o que naturalmente elevaria o valor desse patrocínio. Independente de qual empresa fornecer, manteria parte do contrato como variável de venda de camisas para aproveitar o potencial da nossa torcida (somos um dos únicos clubes do Brasil que podem se dar a esse luxo e ganhar mais dessa forma então precisamos aproveitar).

-- Arena / Sócio-torcedor --

Não podemos utilizar a bilheteria no orçamento do clube, pois a mesma é destinada ao pagamento do financiamento da Arena. Mas com certeza podemos alavancar as vendas nos setores mais caros do estádio, com eventos especiais, buffets, cadeiras cativas, ações que tornem mais atrativos os pacotes.

Para o sócio-torcedor, vejo muito pouco foco do Corinthians em alavancar o programa. Utilizaria uma estratégia bem forte de anúncios em Marketing Digital (Facebook, Instagram, Youtube, e-mail, etc) para conseguir aumentar a base de fiéis torcedores. Também tornaria o canal do Youtube mais atrativo, com conteúdos de mais entretenimento, pois mesmo sendo o clube mais seguido nas redes sociais o nosso canal possui menos seguidores do que outros times com menos torcida. Em todas as redes sociais, deve haver um foco maior também na divulgação do Fiel Torcedor.

Além das iniciativas listadas acima, também criaria juntamente ao time de patrocínios, um time focado totalmente em licenciamentos da marca Corinthians para vender mais produtos com a imagem do clube, gerando uma maior receita de Merchandising.

A tendência é, no médio prazo, essas ações começarem a ter um impacto bem positivo na receita do clube (maior qtde de assinantes no sócio-torcedor, mais valor arrecadado em patrocínio, mais fontes de receita com o streaming, possibilidade de vendas lucrativas já que vamos reduzir nosso custo de aquisição de jogadores com foco em base e CIFUT) e voltar a ter um clube forte financeiramente. Uma outra coisa que deve ser feita internamente é uma busca incessante pela corrupção e gastos supérfluos a serem cortados, para potencializar o crescimento da receita com o enxugamento dos gastos.

Esse é meu plano se eu fosse presidente do Corinthians pessoal. É isso, votem em mim! Kkkk

Responder ao post do Liédson

Réplicas desse post

Foto do perfil de All

All 23.751 posts

@all.colatra em 28/04/2020 às 12:47

Só uma questão em relação a Nike, a empresa recentemente vendeu parte de suas operações aqui no Brasil e pelo que ouvi isso descumpre o contrato com o Corinthians, então mesmo com contrato longo pode ser um bom momento para exigir certas coisas que estão desagradando ou até rescindir caso seja melhor para o clube.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Gabriel Silva

    Querem apostar quanto?

    Última resposta há 3 segundos por davido OLIVEIRA

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Alguém_destruido(a)_e_humilhado(a)

    Paulinho Destrói e Humilha o Breno Bidon

    Última resposta há 10 segundos por Jadeir Francisco Ferreira

    137respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Big Poppa

    Observem os gols que tomamos nos últimos quatro jogos

    Última resposta há 13 segundos por THIAGO LOPES DOS SANTOS

    45respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthians Sempre

    Tem que usar!

    Criado em 18 segundos por Corinthians Sempre

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliveira

    Nada sobre o Raul Gustavo?

    Criado em 21 segundos por Frank Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer e não pode crescer...

    Última resposta há 25 segundos por Vinicius Arantes de Jesus e silva

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lino Apolinário Malta

    Por conta de torcedores assim que o Corinthians continua na m#

    Última resposta há 39 segundos por Roger Silva

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de tite é nois

    Mais uma vez...

    Criado em 44 segundos por tite é nois

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fantasma

    Augusto Melo jogou milhões de apoiadores na lata de lixo

    Última resposta há 51 segundos por Leandro Pereira

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edney Paes

    Ernst & Young recomenda contratação de CEO, mas os urubus não querem!

    Última resposta há 52 segundos por Henrique Santana

    164respostas

    acessar o tópico