Venha fazer parte da KTO
x

Post de Jefferson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Melhor do que todos os candidatos elegíveis!

em Bate-Papo da Torcida > Meu plano para reerguer o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Seguinte galera,

Estava pensando aqui e basicamente as receitas de um clube de futebol são essas:

- Cotas de TV

- Patrocínios

- Vendas de jogadores

- Bilheteria na Arena / Sócio-torcedor

-- Cotas de TV --

Em cotas de TV, temos uma das maiores no futebol brasileiro. Ainda assim, creio que conseguiríamos ampliar o quanto o clube consegue arrecadar caso fosse criado um serviço de streaming Corinthians. Seria uma plataforma onde, além de conseguir acompanhar os jogos ao vivo, seria possível rever jogos antigos, clássicos, assim como os documentários e filmes relacionados ao Corinthians.

Só com isso, vamos supor que o preço fosse R$19,99 por mês para a assinatura, em um cenário fácil de atingir de 200.000 assinantes, teríamos no ano R$47.976.000 a mais nos cofres do clube. Além disso, poderíamos fazer cross-selling com pacotes inclusos no Fiel Torcedor, onde o streaming alavancaria o sócio-torcedor e vice-versa.

-- Vendas de jogadores --

Aqui, acho que vale a pena revisar a política de contratações do clube. Infelizmente não temos um cenário financeiro no qual podemos competir sempre pelos maiores destaques do futebol, que está caro atualmente. Sendo assim, creio que uma estratégia que deu muito certo no passado foi a contratação de jogadores aposta como Elias, Paulinho, Jorge Henrique, Romarinho, Rodriguinho, entre outros que fugiam do óbvio dos grandes holofotes do futebol e renderam bastante futebolisticamente falando. É também uma ótima oportunidade de comprar barato e vender caro, no caso dos jogadores que se destacarem.

Os departamentos que receberiam mais investimento seriam as categorias de base e o CIFUT, visto que o CIFUT focaria em encontrar no mercado (brasileiro e sul-americano) essas oportunidades de negociação para o clube contratar melhor e lucrar com as vendas. No caso das categorias de base, vale muito mais a pena formar um jogador do que comprar para repor o elenco, então é preciso ter bastante foco nesse trabalho, assim como integração com o profissional.

-- Patrocínios --

Revisaria todos os contratos de patrocínio atuais, delegaria para alguém da equipe analisar o quanto cada um dos clubes da serie A recebem por cada tipo de espaço. Dessa forma, conseguiríamos identificar rapidamente quais contratos estão defasados em relação ao mercado para conseguir renegociar ou até mesmo encontrar novos patrocinadores. Utilizaria também anúncios na plataforma de streaming como forma de atrair os patrocinadores. Existiria uma equipe na diretoria 100% dedicada a prospecção de patrocínios, formulação de plano de negócios para aproveitar o potencial publicitário do clube e relacionamento com os potenciais parceiros.

No caso da fornecedora de material esportivo, abriria conversas com a Adidas para manter uma competição saudável com a Nike, o que naturalmente elevaria o valor desse patrocínio. Independente de qual empresa fornecer, manteria parte do contrato como variável de venda de camisas para aproveitar o potencial da nossa torcida (somos um dos únicos clubes do Brasil que podem se dar a esse luxo e ganhar mais dessa forma então precisamos aproveitar).

-- Arena / Sócio-torcedor --

Não podemos utilizar a bilheteria no orçamento do clube, pois a mesma é destinada ao pagamento do financiamento da Arena. Mas com certeza podemos alavancar as vendas nos setores mais caros do estádio, com eventos especiais, buffets, cadeiras cativas, ações que tornem mais atrativos os pacotes.

Para o sócio-torcedor, vejo muito pouco foco do Corinthians em alavancar o programa. Utilizaria uma estratégia bem forte de anúncios em Marketing Digital (Facebook, Instagram, Youtube, e-mail, etc) para conseguir aumentar a base de fiéis torcedores. Também tornaria o canal do Youtube mais atrativo, com conteúdos de mais entretenimento, pois mesmo sendo o clube mais seguido nas redes sociais o nosso canal possui menos seguidores do que outros times com menos torcida. Em todas as redes sociais, deve haver um foco maior também na divulgação do Fiel Torcedor.

Além das iniciativas listadas acima, também criaria juntamente ao time de patrocínios, um time focado totalmente em licenciamentos da marca Corinthians para vender mais produtos com a imagem do clube, gerando uma maior receita de Merchandising.

A tendência é, no médio prazo, essas ações começarem a ter um impacto bem positivo na receita do clube (maior qtde de assinantes no sócio-torcedor, mais valor arrecadado em patrocínio, mais fontes de receita com o streaming, possibilidade de vendas lucrativas já que vamos reduzir nosso custo de aquisição de jogadores com foco em base e CIFUT) e voltar a ter um clube forte financeiramente. Uma outra coisa que deve ser feita internamente é uma busca incessante pela corrupção e gastos supérfluos a serem cortados, para potencializar o crescimento da receita com o enxugamento dos gastos.

Esse é meu plano se eu fosse presidente do Corinthians pessoal. É isso, votem em mim! Kkkk

Responder ao post do Jefferson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Yuri Andrade

    O Corinthians precisa dar tempo para o Antônio!

    Última resposta há 1 minuto por Bauru com ovo

    49respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de joao manoel do nascimento

    A globo passar o jogo do flalixo para quase todo o Brasil, é um aviso ao Corinthians!

    Última resposta há 1 minuto por Rafael Guedes

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Coringão Bimundial

    Venho aqui dizer que o besta aqui, no sábado, às 18:30, vai estar na frente da TV

    Última resposta há 2 minutos por Sérgio Libanori

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pelé Rei

    Off: Rogério Ceni e Marcos em fim de carreira

    Última resposta há 6 minutos por Larissa Martins

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tuca

    Em breve camisa 7 e 8 livres, vê se não erra diretoria, as duas maiores camisas do clube...

    Criado em 8 minutos por Tuca

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nikola Tesla

    3 Milhões de Reais

    Última resposta há 8 minutos por Pite Bacchage

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 9 minutos por Fábio de Carvalho

    64respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LEANDRO SILVEIRA DE OLIVEIRA

    Vai jogar quem estiver melhor

    Última resposta há 9 minutos por Sérgio Libanori

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Leonardo Barreto Martins

    E o Bagriel querendo voltar kkkkkkkkkk

    Última resposta há 9 minutos por Haaland Corinthiano

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pinguim de Madagascar

    Mas sabe ser bonita essa danada

    Última resposta há 12 minutos por G7 Corintiano

    4respostas

    acessar o tópico