Venha fazer parte da KTO
Argentinos Juniors x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians vai perdendo do Argentinos Juniors

Acompanhe ao vivo
x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Tudo tem seus prós e contras! Acho que o paulista atrapalha na preparação dos times grandes, acho que tinha que ser mais ou menos como a Copa do Brasil! Rankiado tipo os times grandes e melhores rankiado entram nas quartas de finais assim da pra ver as revelações e ter os clássicos que você citou e também pra pre temporada ser melhor aproveitada! Na minha opinião!

em Bate-Papo da Torcida > O Campeonato Paulista não pode acabar, deve ser valorizado, e digo o...

Em resposta ao tópico:

Primeiramente, não estou me referindo do Paulistão 2020, e sim do campeonato de uma forma geral.

Vou começar esse tópico de trás pra frente.

Para os que têm preguiça de ler, já vou deixar aqui o motivo de eu gostar tanto do Campeonato Paulista e o porquê não quero que acabe: é o título disputado necessariamente contra um rival local. Pra mim, o clássico tem um sabor muito especial, seja qual for a competição. E quando o clássico é disputado num mata-mata é ainda mais gostoso. Tirando o Paulista, qual é a chance da gente enfrentar um rival numa semi ou numa final de campeonato no ano? Desde que o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos (na minha visão é a melhor fórmula por ser mais justo) essa chance diminuiu muito. Por conta disso acho que o Paulista, em vez de acabar, deve ser reformulado para ser melhor prestigiado.

Agora, para quem se interessar, segue um breve resumo da história dessa competição:

Começou em 1902, organizado pela LPF (Liga Paulista de Football). É a competição de futebol oficial mais antiga do Brasil. Durante 10 anos foi disputado apenas por clubes da elite paulistana. As primeiras equipes de origem operária a ingressar no Campeonato foram o Ypiranga em 1912 e o Corinthians em 1913. Neste mesmo ano os clubes que eram contrários à popularização do esporte fundaram a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), com o objetivo de organizar um campeonato paralelo. Com isso o Campeonato Paulista ficou dividido entre 1913 e 1916. Porém, em 1917 a APEA abandonou as causas que defendia e se uniu com a LPF, admitindo os clubes populares e tornando-se a única entidade a organizar a competição. Sendo assim, a partir de 1917 o Campeonato Paulista foi unificado e passou a ser disputado tanto pelos clubes da elite quanto das vilas operárias, ficando muito mais competitivo. Em 1926 houve nova cisão, com a criação da LAF (Liga dos Amadores de Futebol), desta vez por conta dos rumos profissionais que o futebol estava tomando. Esta liga não obteve o reconhecimento oficial da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) e teve sua última edição disputada em 1929. Dessa forma, em 1930, o Campeonato foi reunificado, já com a iminente profissionalização, adotada de forma oficial em 1933. Além disso, a partir de 1930, o campeonato ficou mais competitivo por conta do sistema de disputa, que passou a ter turno e returno, e também pelo o aumento do número de equipes participantes.

Até o fim da década de 40 o Campeonato Paulista foi praticamente a única competição em disputa para os clubes do Estado. Porém a primeira divisão não englobava todo o Estado, era disputada apenas por equipes da capital e algumas equipes da cidade de Santos, totalizando de 10 a 12 equipes dependendo do ano. Em 1949 foi instituído do acesso e descenso começando a entrada gradativa de equipes do interior. Em 1951 o número de participantes deu um salto para 15 equipes, aumentando ano a ano, até chegar a 20.

Na década de 50 o futebol brasileiro começou a se globalizar e os clubes passaram a enfrentar equipes de outras cidades, estados, e países com mais frequência. Surgiram outras competições, tanto de abrangência nacional quanto internacional. Entretanto, pela força das equipes do interior, pela rivalidade local, por ser um campeonato mais organizado, por ocupar a maior parte do calendário, dentre outros motivos o Paulistão continuou sendo a competição mais relevante e mais prestigiada para os clubes do Estado até o fim da década de 80. É, até hoje, o campeonato estadual mais forte do país.

A partir da década de 90 o futebol brasileiro passou por uma grande transformação, e o Campeonato Paulista aos poucos foi perdendo seu prestígio, principalmente pela concorrência de outras competições, como o Brasileiro Série A, Copa do Brasil, Libertadores, entre outras, que passaram a ser mais cobiçados pelos clubes. Além disso, a fórmula de disputa já não agradava mais. A edição do Estadual de 1990 durou incríveis 8 meses (entre janeiro e agosto) e pela primeira vez na história do Campeonato a final foi disputada entre duas equipes do interior. Em compensação, no Campeonato Brasileiro daquele ano, disputado entre agosto e dezembro, dos 8 times classificados para a fase final, 5 eram paulistas. Sinal que os clubes passaram a dar uma maior relevância para a liga nacional, deixando o estadual em segundo ou terceiro plano.

Em 2002, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, e mais 5 clubes do interior abdicaram da participação no Campeonato Paulista para participar do Torneio Rio-São Paulo. A partir daí o Estadual passou a ser visto, para os clubes grandes, como um empecilho dentro do calendário.

Para os torcedores da minha idade e os mais jovens (nasci em 1989) principalmente, é difícil de imaginar que o Campeonato Paulista já teve o mesmo prestígio que nós damos hoje para o Brasileiro. É difícil de pensar que os Paulistas de 54 e 77 estão entre os títulos mais importantes do nosso clube, na mesma prateleira da Libertadores e do Mundial 2012. Para o torcedor santista, por exemplo, é difícil de pensar que os Paulistas ganhos pelo Pelé foram mais prestigiados que as duas Libertadores. Então fica aqui o meu apelo para valorizarmos o passado, e não deixar morrer a parte mais importante da história do nosso futebol.

Responder ao post do Rafael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Maicon Martins

    Eu nunca vi um jogador agredir o bandeira

    Última resposta há 0 segundos por Nicholas Moreno

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vinicius

    Primeira vez que vi meu pai desistir do Corinthians kkkkkk

    Última resposta há 0 segundos por Tiago Umeda

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan Rodrigues

    Jogadores estão tirando Corinthians pra otário, só amadores, ninguém faz nada

    Criado em 1 minuto por Alan Rodrigues

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Léo P.

    Já deu portuga #ForaTonhão

    Criado em 2 minutos por Léo P.

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Morais Alves

    O Corinthians tá PARADO NO TEMPO

    Criado em 2 segundos por Gabriel Morais Alves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo

    Até quem começou bem esta mal... Cemitério de jogadores

    Criado em 44 segundos por Eduardo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ALEXANDRE oli

    O cara deu uma cotovelada no juiz

    Última resposta há 2 segundos por Diogo BM

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vitor SCCP

    Tonhão conseguiu acabar com futebol do Raniele

    Última resposta há 2 segundos por Yann Gabriel

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Raul Gustavo é uma piada total! Tem que encerrar hoje a segunda passagem dele pelo clube!

    Última resposta há 3 segundos por Rogerio Osorio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jotaro Corinthians

    PAULINHO KKKKKK Esse técnico tá de brincadeira

    Última resposta há 3 segundos por Jotaro Corinthians

    15respostas

    acessar o tópico