Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Como reconstruir o Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Rodolfo

Ranking: 8.438º

Rodolfo 227 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/05/2020 às 12:25
Por Rodolfo Santos (@rodolfo.santos7)

O tempo está acabando. O Corinthians precisa se reestruturar, ou terá pela frente um destino semelhante ao do Cruzeiro. Não adianta, repetindo os mesmos erros, esperar um resultado diferente.

Independente de qual grupo político venha a assumir o controle do clube nos próximos anos, a situação não é nada favorável. Esqueçam os bons times e as constantes brigas por títulos dos últimos anos. Ou o Corinthians se reestrutura cortando gastos, ou o resultado será um endividamento muito maior do que nossa capacidade de pagá-lo, mesmo num futuro a médio prazo.

Esqueçam nomes badalados, jogadores com currículo vitorioso na Europa, mas em fim de carreira, vindo para o Brasil ganhar 500-600 mil reais. Não teremos condições de arcar com isso. Esqueçam também, pelos mesmos motivos, os medalhões do futebol brasileiro, as novas estrelas do futebol sul americano, e muito provavelmente, aquele ídolo (ou bom jogador) que se destacou por aqui, saiu e agora quer voltar. Contratar esse tipo de jogador irá, inevitavelmente ao longo do tempo, nos levar ao agravamento da crise financeira atual.

Em momentos como este, surgem duas possibilidades: apostar na base ou em jogadores já consolidados, mas pouco conhecidos ou em baixa, que aceitariam receber menos. É uma alternativa perigosa, que se mostrou muito bem sucedida em alguns momentos (vide time de 2009, com exceção de Ronaldo, óbvio), porém em vários outros momentos, mostrou-se um fiasco completo.

Por isso, as coisas mais importantes nesse momento são:

1) Encontrar um bom 'olheiro', um profissional que tenha um tato bom pra isso. Não irá acertar sempre, mas precisa acertar na maioria das vezes.

2) Treinadores precisam aceitar esse modelo de gestão e montar times baseados nele. Isso envolve fazer bem a transição entre a base e o profissional. Tiago Nunes pode fazer bem esse papel. Outros nomes, como Dorival Júnior, também são conhecidos por isso.

3) Possuir a integridade, ou algo próximo disso, do passe das possíveis revelações. Certamente serão vendidas, porém precisa haver retorno para o clube.

4) Manter jogadores como Cássio e Fagner, com histórico no clube, porém aceitando ganhar menos. Assim, a experiência deles pode servir para encaixar melhor o time.

Por fim, essas seriam apenas as medidas do ponto de vista de gestão de elenco. Representam uma parte pequena daquilo que o clube, como um todo, de fato precisa. Uma auditoria financeira deveria ser contratada para enxugar todos os gastos supérfluos, otimizando as finanças. Creio que, em 3-4 anos, tomando as medidas necessárias, o time consiga voltar a possuir capacidade de investimentos para brigar com os demais.

É um momento de crise, onde quase todos os clubes terão problemas financeiros. Devemos aproveitar, pois o nível do futebol vai baixar como um todo, então o risco de um rebaixamento, por exemplo, seria baixo. Além disso, em competições menores, como Copa do Brasil e Libertadores, podemos conseguir bons resultados pelo fator camisa.

Caso o Corinthians escolha não seguir por esse caminho, e continue a praticar uma gestão semelhante à atual, a tendência é que a recuperação leve cada vez mais tempo e seja cada vez mais restritiva.

Ou aceitamos tomar o remédio amargo agora, que nos deixará curados em breve, ou então vamos tomando analgésicos, prolongando o sofrimento, para então termos uma 'morte abrupta' no futuro.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Kelso José  Soares Da Silva

Kelso 89 posts

@kelso.jose.soares.da em 26/05/2020 às 10:25

Escolher bem o presidente no final do ano, e o mesmo sanar dívidas de curto e médio prazo, finalizar o pagamento da arena, montar um time barato mas digno para chegar forte nas competições

Foto do perfil de Carlos Arruda

Ranking: 446º

Carlos 5.874 posts

@carlos.arruda1 Apoiador em 26/05/2020 às 10:32

Excelente Tópico.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Emerson Costa

Ranking: 165º

Emerson 10.829 posts

@emerson.costa9 em 28/05/2020 às 15:27

Da para ter times fortes gastando pouco 2017 é a prova

O que não dá pra fazer é comprar um araos por 20 milhões um Richard por 10 milhões. Penso que tem que aproveitar mais a base invés de contratar jogadores medíocre e observar bons jogadores em final de contrato. E o mais importante ter pessoas que se dedique a o Corinthians e profissionais nas áreas técnicas marketing, financeiro, jurídico, comunicação e um presidente que pense no clube e não em benefício próprio

Foto do perfil de Vladimir Cibulskis

Ranking: 236º

Vladimir 8.877 posts

@vladimir.cibulskis em 28/05/2020 às 05:52

Sempre vi no Fiel Torcedor bem administrado, o caminho para alavancar receitas. Juntamente com Departamento de Marketing, pensar em um plano para os milhões de torcedores que não frequentam Estádio. Produtos exclusivos para estes sócios torcedores.

Foto do perfil de Michel Prigol'

Ranking: 234º

Michel 8.887 posts

@corinthiano.michel em 27/05/2020 às 23:43

Vish... É assunto pra 2 anos de debate.

Foto do perfil de Gabriel Augusto Marques Martins

Ranking: 3.953º

Gabriel 724 posts

@gabrielagusto em 27/05/2020 às 22:30

O negócio e focar em pagar o que se deve e profissionalizar todas as areas do Corinthians pois não adianta ter 100 pessoas la buscando jogadores e alternativas para o time pra no final de temporada os caras trazerem Avelar ou uns cara sem nenhum recurso com bola no pé.

Publicidade

Foto do perfil de Paulo Cézar Gonsalles

Ranking: 1.682º

Paulo 1.935 posts

@pc.olimpia em 27/05/2020 às 22:14

Excelente tópico, espero que um grupo diferente dos atuais diretores assumam e possam colocar em prática a sua teoria.

Foto do perfil de Maicon R

Ranking: 7.525º

Maicon 277 posts

@maicon.roberto.schmi em 27/05/2020 às 21:35

O primeiro passo, é reconhecer que o clube está quase falido, se já não está. Algo que o atual presidente insiste em negar... Depois é claro, trocar toda a administração do clube, principalmente a presidência e os puxa sacos... Profissionalizar algumas coisas, dar um basta no envolvimento dos empresários... Aí, pode ser que se inicie uma nova etapa...mas se continuar do mesmo jeito, sem chances!

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 3.475º

Juliana 856 posts

@juliana.bauer2 em 27/05/2020 às 21:30

Sem dúvida

Foto do perfil de Rodrigo Afonso

Rodrigo 5 posts

@rodrigo.afonso em 27/05/2020 às 20:12

Sou a favor d acbar com clube social.e administrar apenas futebol