Post de HENRY no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Entendo a intenção de ironia do seu post.

Mas apesar de termos alguns bons reservas, não temos excelentes titulares.

O Avelar como zagueiro ainda não foi 'experimentado'> contra o Palmeiras, por exemplo, se não fosse o Cássio a gente poderia ter sido goleado.

Leo Santos e Bruno Mendez são realmente incógnitas. Leo já entregou uma Copa do Brasil.

No mais, acho que volantes temos. Cantillo e Ederson me parecem bem à vontade com uma bola nos pés, Gabriel é especialista em tomá-la dos outros. Camacho é enceradeira, vai do nada ao lugar nenhum.

Mas um meia craque, como eram renato Augusto ou Jadson, desses decisivos, não temos mais. Esse Luan que está aqui está longe de ser aquele melhor jogador da Libertadores.

Vital por enquanto é um cara pra andar pelas beiradas, ninguém sabe o que vai ser. Tem muitos altos e baixos, mas muito potencial.

No ataque, por enquanto, só Jô é confiável. Mas em forma!

Boselli, com sua corrida de asinhas abertas, parece uma galinha correndo, e toca três vezes na bola por jogo. O Jô ao menos volta pra disputar a primeira bola no meio de campo, aparece bastante no jogo e consegue segurar a bola no ataque.

Janderson, tem até futebol pra ser bom de bola, mas pode não virar nada.

Enfim, desde o lamentável elenco de 2007, esse elenco só é melhor, nos últimos anos, que o do ano passado e o de 2016, onde Marquinhos Gabriel, Marlone, André Balada, Giovanni Augusto e Guilherme foram contratados para serem titulares, um verdadeiro crime com nossa camisa e nossa história.

Pra jogar no Timão, tem que ter corinthianismo. Por isso Cássio e Ramiro se dão bem, vieram de outro time que tem como símbolo o mosqueteiro. Luan poderia lembrar disso, justo ele que é corinthiano de verdade.

em Bate-Papo da Torcida > Será esse o pior elenco dos últimos anos?

Em resposta ao tópico:

Tem sido muito corriqueiro ouvir a mídia - que já é de praxe - dizer que nosso elenco é limitado e até o pior dos últimos anos. Não preciso ficar exemplificando aqui quem disse o que, mas o que me entristece é esse sentimento vindo da nossa própria torcida. Parece que as pessoas estão tratando nosso time com desprezo e poxa vida, somos atuais TRI campeões do paulista. Será mesmo que nosso elenco é ruim, limitado ou até o pior dos últimos anos? Se você acha isso, posso tentar te convencer do contrário, ou pelo menos fazer você dar uma segunda chance aos jogadores. Bom, vamos a análise ponto a ponto:

Goleiros

Cássio - Acho que esse eu já posso pular, né?
Walter - Muita gente da torcida pede ele como titular (o que é uma heresia com o Cássio) mas já provou que tem a confiança da torcida, inclusive é pegador de pênalti, quando precisar estaremos seguros.
Donelli - Se foi pra seleção de base, no mínimo é um bom jogador, não acham?

Laterais

Fagner - Cria da nossa base, torcedor do Corinthians, está sempre dando o sangue em campo, mesmo que às vezes de forma exagerada. Mas ninguém aqui pode negar que ele não corre o tempo todo e sente a derrota assim como nós. Além disso, se formos falar da parte técnica, estamos falando do atual lateral direito da última copa. Se alguém lhe disser que ele é grosso, mande vídeos com compilados dele. Vamos mostrar os números de assistências, os desarmes, mas também mostraremos os chapéus e as canetas e todo seu talento de sobra, um dos maiores laterais da nossa história.

Carlos - Muita gente desacreditou do garoto, na base ele alternou entre zagueiro e lateral, ou seja, tem facilidade nas duas posições, por ser jovem, pode ser que venha a tomar decisões equivocadas em alguns momentos, mas é inegável que ele está se tornando um grande marcador, joga com postura, atento, está sempre em cima, incansável.

Pitton - É o mais habilidoso, cruza muito bem (saudades Kléber) é muito rápido, entretanto, ainda pode desenvolver melhor a parte defensiva, vamos dar tempo ao tempo, ele pode vir a ser uma venda gigante no futuro.

Sidcley - Um dos mais injustiçados por nós, talvez pelo fato de estar fora de forma, tudo bem, mas e se ele jogar bem mesmo fora de forma? Existem vários casos. Um fato é que ele tem entrado muito atento e dado uma sacudida lá na ponta, se ele não tiver fôlego pra voltar, o esquema com o Carlos como um terceiro zagueiro pode potencializar muito o Sidcley mais a frente, sabemos o quanto ele jogou em 17.

Michel - Nunca entendi as críticas da torcida a ele, é até maldade querer que ele seja tão bom quanto o Fagner, ele não vai conseguir ser o box to box o tempo todo, ele dá uma certa segurança defensiva e já fez um golaço também, ele destoa um pouco em comparação aos titulares, mas não deixa a desejar.

Zagueiros

Gil - Conhecemos em 2015, um Gil a nível de seleção, esse não é o mesmo no aspecto físico e técnico, entretanto é um Gil mais experiente, que tem identificação com a torcida, sabe o que é jogar aqui, é seguro e passa segurança, e é muito bom nas bolas aéreas, ainda tem uma lenha pra queimar até conseguirmos um substituto (mais a frente falaremos disso)

Avelar - Poxa Avelar, nunca critiquei. Piadas a parte devemos dar o devido reconhecimento as partidas que o Avelar vem fazendo, é sua primeira temporada como zagueiro, ainda tá pegando o jeito, mas são 4 jogos sem tomar gol, antes disso o time estava uma peneira. Avelar é bom no jogo aéreo, tem experiência, é canhoto, isso é bom, sabe sair jogando, ou seja, a bola não vai chegar torta. Avelar está aqui a algum tempo, chegou a hora dele brilhar e virar ídolo, porque tem mostrado cada vez mais raça e amor a camisa.

Bruno Mendez - Pode ainda ser uma incógnita, entretanto, em um seleção que tem zagueiros como Godin e Gimenez, ele ser convocado, jogar de titular contra o Brasil, um dos maiores rivais? Acho que não é pouca coisa, eles conhecem o Bruno melhor que nós. Lembrando que na base foi capitão da seleção e é esse ponto que me chama atenção, ele aparenta ser maduro e inteligente, ele tem uma postura boa, pode se tornar um futuro líder, e chegando enfim onde eu queria quando falei do Gil, sim, o Mendez pode ser um substituto do Gil quando esse for caindo de produção devido a idade.

Leo Santos - Na base era um dos melhores zagueiros, formou uma boa dupla com o Del’Amore, que não era lá essas coisas, o Léo jogando pela esquerda salvou muitas vezes as cagadas do Del'Amore e as avenidas que o Romão deixava. Tinha time grande de fora interessado, boatos que o Real Madrid o observava. Cabe ressaltar que ele é jovem e assim como os outros garotos pode errar ainda, o problema é saber se terá físico pra aguentar, uma pena pra um jogador tão promissor

Volantes

Gabriel - Tecnicamente é o jogador que menos gosto na equipe, vejo que ele toma as vezes algumas decisões equivocadas em passes, mas eu, nem vocês podemos negar que ele tem passado uma segurança absurda nas últimas partidas, tem feito uma cobertura boa. Está aqui há muito tempo, é identificado com a torcida, um líder no sentido de vibrar o time, em minha escalação ideal ele talvez não fosse titular, entretanto todo time precisa de um jogador ao estilo Gabriel.

Camacho - Outro nome bastante criticado, pois quando joga de segundo volante não vai muito bem, não tem corpo pra ficar trombando, tentar dar o drible, todavia ele tem características importantes: Ele erra poucos passes, não tem medo de sair tocando, é bastante frio (o Tiago Nunes gosta disto) um jogador calmo, que não vai se sentir pressionado se tiver que sair jogando atrás. Além disso é bastante maduro e inteligente, um bom substituto para o nosso próximo volante da lista.

Cantillo - Não tem muito o que falar da parte técnica e tática, é um grande jogador, ainda precisa entender melhor o que é o Corinthians, sentir melhor o que isso aqui representa. Ele tem todos os atributos do Camacho, o que diferencia é o passe longo, as invertidas, como também o fato de ser um jogador mais forte que o Camacho e marcar bem mais firme. Tem tudo pra ser um dos melhores da equipe no futuro, se já não for. Pode atuar tanto de primeiro quanto segundo volante.

Ederson - Ano passado foi um dos poucos que se salvou no time do Cruzeiro, é um jovem que tem passagens por seleção de base (apenas 21 anos) se mostrou solto com nossa camisa, tem arriscado muito e tem dado resultado, esse é aquele volante que nossa torcida se acostumou amar, ao estilo Paulinho, Maycon e Elias, aquele que pisa na área, que é um trator na marcação e não tem medo de errar. Tenho muitas esperanças nele, que baita contratação.

Ramiro - Como o próprio Tiago Nunes diz: é um assistente de lateral, assistente de volante e assistente de atacante. É um dos mais importantes no elenco porque graças a ele o Fagner pode jogar sem muitas preocupações porque ele vai estar lá, ou pra cobrir ou pra fazer uma tabela. Ele pode não ser um primor com a bola no pé, mas ele é inteligente, compõe espaços, pensa e jogo e tem aquela raça gaúcha que casa muito bem com o Corinthians.

Xavier - É comum afirmarem que foi o melhor jogador da Corinthians na última copinha, tem muito potencial a ser explorado.

Roni - Não é um jogador muito fora do comum, mas tem o espírito corintiano raçudo, pode ser importante no futuro.

Meias

Araos - A maior incógnita tem ganhado chances e pedido passagem, já finalizou a gol nas duas últimas partidas, protegeu bem a bola quando precisou, acho que a posição dele é a mesma do Luan, solto, perto da área. Cabe ressaltar que é um jogador muito jovem, de uma outra cultura, que está chegando a um novo país, talvez falte tempo pra ele se mostrar, talento parece ter, quando joga pelas seleções de base chilena é um dos melhores. Falta se sentir confortável aqui no Brasil também.

Luan - O Luan é acusado de dormir em campo, mas é comum torcedor vangloriar com saudosismo aqueles famosos “10” clássicos, que pareciam dormir em campo mas do nada achavam uma bola e faziam a diferença, estou mentindo? Aposto que você tem um '10 falso lento' de estimação. Então, esse cara é o Luan, ele que roubou a bola para o gol do Éderson contra os energéticos, sem contar as assistências. Na minha opinião o Luan deveria jogar mais perto do centroavante, pra receber um pivô e bater mais para o gol, ele é ótimo no chute de fora da área. As vezes fica cansado de ter que voltar e pegar bola do pé do zagueiro e ter que levar pra frente, se ele jogar mais solto a frente pode ser o craque do time.

Vital - Às vezes se mostra meio desinteressado, mas cresce em jogo grande, se mostra um excelente driblador, mas peca na finalização. Duas coisas melhoram isso: Treino de finalização e um sacode, não de forma pejorativa, mas de dar confiança, de fazer ele demonstrar seu talento, o mesmo que o Araos por exemplo, perder a timidez dentro de campo. Sem contar que é um garoto ainda, pode crescer muito e ser uma venda muita boa.

Atacantes

Janderson - Muita calma com o garoto, ele veio do nada e conseguiu bastante destaque na base, quem o acompanhou sabe, ele driblava todo mundo na ponta (bem como o Gabriel Pereira que todo mundo pede) Ele fez boas partidas, inclusive com gol em clássico, tem tomado decisões ruins, mas é jogador de segundo tempo, de entrar e bagunçar a defesa adversária, botar pra correr, muita calma com o garoto.

Everaldo - Uma pena se machucar tanto, não consegue ter uma sequência, ele tem um bom drible e de certo modo é veloz, também seria jogador de segundo tempo pra bagunçar, mas ainda é incógnita.

Jô - Mesmo voltando fora de forma, Jô faz uma coisa que eu sentia falta no Corinthians, ele domina a bola, faz o pivô, segura ela. Isso pode potencializar muito o Luan, se jogarem perto, Jô pode muito bem tabelar com ele. Sua presença dentro da área é mortal.

Bosselli - Nosso artilheiro no ano, experiente, maduro, dedicado, finaliza muito bem, não protege tão bem quanto o Jô, mas é tão mortal quanto, dentro da área.

Ainda podemos citar - Léo Natel que entrou bem, mas só jogou alguns minutos, parece ter talento, além de Gabriel Pereira e Nathan, crias da base. Matheus Davó acho que é o único que não terá muitas chances.

Treinador

Tiago Nunes - Inteligente demais, humilde, fala muito bem nas coletivas, dá moral e confiança para o time, e ganhou muita coisa com um time limitado que era o Atlético, que desenvolveu jovens como Bruno Guimarães, Renan Lodi, Léo Pereira entre outros, lembrando que Cantillo foi recomendação dele. Eu acredito no professor.

Enfim, se formos ver homem a homem, temos um excelente elenco, pra mim é melhor que aquela bizarrice de 2016, melhor que ano retrasado e passado. Tão bom quanto 2017 podendo ser melhor se tudo se encaminhar bem. Se for pegar de 2010 pra cá, só perde pra 2012,2014,2015,2017.

Você pode discordar de mim, mas se você chegou até aqui, fiz você pensar de forma crítica e analisar criteriosamente ponto a ponto, com isso já estou feliz por sua atenção. A discordância faz parte do debate.

Saudações corintianas!

Democracia sempre.

Responder ao post do HENRY

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Kaique Martins

    Oportunidade de mercado sul-americano

    Última resposta 9 segundos por Raphael Godoy que tem 58 posts no fórum

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tiago Cunha

    "Dia mais leve, menos regras, vídeos curtos e intensidade: como Coelho tenta mudar o...

    Última resposta 14 segundos por Enrique Honorio que tem 161 posts no fórum

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pedro Lucas Oliveira Egri

    Futura safra de goleiros no Corinthians

    Última resposta 17 segundos por Luiz Fernando Balestrero que tem 1.146 posts no fórum

    79respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Schneider

    Esse fórum tem de tudo, mimizento, crítico, anti, perrequeiro...

    Última resposta 26 segundos por CatChato que tem 358 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Dog

    Só eu acho o Dida um goleiro melhor do que o Cássio

    Última resposta 31 segundos por Ricardo De Jesus Rocha que tem 180 posts no fórum

    136respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Douglas Sabino

    Viram essa do Ronaldo Fenômeno?

    Última resposta 49 segundos por Raul Corona que tem 201 posts no fórum

    166respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Renan Barbosa

    Segue um trecho da entrevista do presidente do Atlético sobre o Cazares

    Última resposta 58 segundos por Márcio Costa que tem 4.436 posts no fórum

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Cortez

    Andrés Sanchez está na Espanha e o motivo segundo o site...

    Última resposta 1 minuto por Maurício que tem 593 posts no fórum

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Amaral Ric

    Cazares, agora às 5h56 min. Direto de bh

    Última resposta 1 minuto por Sergio Maluco que tem 2.297 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaique Martins

    Opcao para a ponta do Timão

    Criado em 1 minuto por Kaique Martins que tem 2 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico